Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Franquia de sorvete: como abrir e qual a margem de lucro?

Article-Franquia de sorvete: como abrir e qual a margem de lucro?

Franquia de sorvete: sorveteiro servindo um cliente com uma casquinha de sorvete
Descubra como investir em uma franquia de sorvete, um dos segmentos mais rentáveis e promissores do franchising, e qual a margem de lucro que você pode esperar.

Uma franquia de sorvete é uma opção para quem deseja investir com segurança e trabalhar com uma marca já consolidada no mercado sorveteiro, aproveitando a popularidade e a demanda constante pelo produto. 

Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o setor tem um faturamento anual de cerca de 16,5 bilhões de reais no Brasil, gerando cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. 

Não é à toa que o Brasil é o quinto maior mercado de sorvetes do mundo. A indústria sorveteira brasileira consiste em cerca de 7 mil empresas, entre fábricas, distribuidoras e pontos de venda.

Já a nível mundial, segundo a pesquisa realizada pelo Mordor Intelligence, o mercado deverá atingir 125,93 bilhões de dólares até 2029, crescendo a um CAGR de 3,70% durante o período de previsão (2023-2029).

Para iniciar nesse segmento, existem várias formas. Uma delas é por meio de uma franquia de sorvete. Essa maneira de investimento é considerada segura e lucrativa, pois o empreendedor, além de contar com o suporte da marca franqueadora, muitas vezes poderá se integrar à empresa que já é conhecida e estabelecida no setor. 

Entenda como funcionam as franquias de sorvete e saiba como você pode iniciar seu empreendimento nesse modelo de negócio.

Relacionado: [Ebook] Fispal Sorvetes: soluções em ingredientes, equipamentos e processos

O que é uma franquia de sorvetes e por que investir nesse setor?

A franquia (franchising, em inglês) é um modelo de negócio. Nele, o proprietário de uma marca promissora busca replicar por meio da lógica da concessão. Ele se torna um franqueador ao vender os direitos de uso da marca e venda do produto ou serviço para um investidor, conhecido como franqueado

Esse modelo é benéfico para as duas partes: o franqueador consegue expandir seu negócio e crescer sua marca exponencialmente, sem precisar fazer o investimento e a administração individual de todas as filiais. Já o franqueado pode empreender ou investir em um modelo que já é bem-sucedido, sem precisar começar do zero. 

Existem franquias dos mais diversos setores. No entanto, esse modelo de negócio é especialmente popular nos estabelecimentos de food service, principalmente por se mostrar lucrativo e eficaz.

No segundo semestre de 2023, as franquias de alimentação tiveram um crescimento expressivo no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o aumento foi de 17,5%. Além disso, a instituição aponta o setor food service - que inclui restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, docerias, padarias, sorveterias e food trucks - como o principal destaque de crescimento no período. 

Relacionado: Gestão no food service: Operações eficientes e ágeis para expandir

Vantagens de investir em uma franquia de sorvetes

Sorveteria com freezer abastecido com várias opções de sabores da sobremesa.

Investir em uma franquia de sorvetes oferece vantagens que podem ser decisivas para o sucesso do empreendimento. Uma delas é a redução dos riscos associados ao início de um novo negócio, uma vez que o investidor conta com o respaldo de uma marca já consolidada no mercado.

As franquias também representam um modelo de empreendimento testado, com processos operacionais eficientes e padrões de qualidade estabelecidos.

Marca consolidada do mercado

Abrir uma sorveteria por conta própria significa criar uma marca do zero, o que pode demorar anos para conquistar o reconhecimento, a confiança e a preferência dos clientes. A franquia é uma forma de iniciar seu próprio negócio alguns patamares acima, contando com um consumidor que já conhece, gosta e confia no seu produto. 

Know-how adquirido

Além da marca, a franqueadora oferece todo o know-how e o suporte necessário para manter sua empresa funcionando bem. O produto, as receitas, as embalagens, os fornecedores, os métodos, as normas e os procedimentos já vem pré-estabelecidos. Nesse caso, é necessário se preocupar apenas em seguir o manual à risca. 
Ao abrir um negócio do zero, você teria todo o tempo inicial e uma curva de aprendizagem até chegar em processos e produtos que funcionem, sejam eficientes e agradem o cliente. Todo esse passo é “pulado” ao adquirir uma franquia, garantindo uma maior chance de sucesso ao negócio e retorno mais rápido. 

Produto de qualidade

O prestígio alcançado pelo produto ou serviço oferecido pela franquia é resultado do sucesso prévio. Portanto, ao escolher investir nesse modelo de negócio, você garante a seleção de um produto já consagrado, com qualidade comprovada e previamente aprovado pelo público.

Essa decisão traz a certeza de oferecer aos clientes um produto confiável e apreciado, mesmo antes da inauguração do seu próprio empreendimento.

Mais segurança jurídica

A marca franqueada já possui proteção de ativos, direitos autorais, sistemas, contratos, instrumentos de oferta, manuais e todo tipo de documentação necessária para o funcionamento de uma sorveteria.

Essa estrutura legal facilita a abertura da empresa e previne potenciais complicações jurídicas que poderiam resultar em custos substanciais no futuro.

Relacionado: Tendência de sabores: Confira 12 novidades da Fispal Sorvetes

Valor de investimento e margem de lucro

O custo inicial para abrir uma franquia de sorvetes varia de acordo com a marca, o tamanho da unidade, a localização geográfica, as instalações necessárias e outros aspectos específicos.

No entanto, segundo levantamento realizado pelo portal iDinheiro, o investimento pode variar entre 60 mil reais, em marcas menores e menos conhecidas, até mais de 1,6 milhão, como é o caso de um quiosque de sorvetes do McDonald’s.  

Quanto à margem de lucro, pode ficar entre 10% e 40%. Isso significa que para cada 100 reais em vendas, a franquia pode lucrar de 10 a 40 reais. Porém, também é preciso considerar os custos e as despesas envolvidos na operação da franquia, como taxa de franquia, royalties, marketing, aluguel, estoque, equipamentos, funcionários, entre outras.

Franquias mais populares do mercado

O setor de franquias de sorvetes se destaca pela sua diversidade e pela variedade de opções atraentes disponíveis para empreendedores. Confira algumas das empresas mais populares e amplamente reconhecidas no cenário brasileiro.

  • Bacio di Latte: conhecida por seus sorvetes artesanais italianos, a Bacio di Latte conquistou um grande público graças à autenticidade de suas receitas e ao uso de ingredientes de alta qualidade.
  • Chiquinho Sorvetes: uma das maiores redes de sorveterias do Brasil, com mais de 40 anos de história e mais de 500 unidades. Oferece sorvetes de massa, picolés, milk-shakes, açaí, entre outros produtos. Segundo o site oficial, o investimento inicial para abrir uma franquia da Chiquinho Sorvetes é a partir de R$ 315 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 73 mil a R$ 86 mil.
  • Kibon: outra grande marca de sorvete tradicional e popular no Brasil, que pertence à multinacional Unilever. Oferece sorvetes de massa, picolés, cones, sanduíches, entre outros produtos.
  • Ravi’s Sorvetes: originada no Rio de Janeiro, a Ravi’s Sorvetes foi concebida com o intuito de revitalizar a produção de sorvetes e açaís de alta qualidade, com o compromisso de oferecer opções acessíveis. A marca oferece três modelos de franquia - Loka Express, Loja Premium e Quiosque - proporcionando flexibilidade para empreendedores que desejam adentrar nesse segmento.
  • Oggi Sorvetes: possui rede de mais de 700 lojas distribuídas estrategicamente pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná. Além disso, apresenta 17 linhas de produtos, oferecendo opções como açaí, picolés e paletas mexicanas.

Relacionado: Sorvetes: Para atrair público, marcas apostam em diferentes formas de servir

Como abrir uma franquia de sorvetes

Mão de uma pessoa segurando uma casquinha de sorvete em uma sorveteria.

Abrir uma franchising voltada para o mercado sorveteiro é uma forma de empreender no segmento de alimentação, aproveitando a popularidade e a rentabilidade do produto. Para iniciar nesse tipo de empreendimento, é preciso seguir alguns passos, como:

1. Comece pela pesquisa

O primeiro passo antes de abrir uma franquia de sorvetes é fazer uma ampla e profunda pesquisa. Existem muitas opções no setor, por isso é importante conhecer diferentes holdings e considerar o cenário completo.

Assim, liste todas as opções que parecem interessantes e faça um estudo a respeito de cada marca, buscando conhecer o produto e serviço prestados, experiências de empresários que já são franqueados e o quanto aquela marca é reconhecida pelo público da sua localidade. 

Para isso, é necessário considerar alguns critérios no momento da análise:  

  • A sua capacidade de investimento;
  • As habilitações exigidas;
  • A disponibilidade na sua região;
  • A sua afinidade com a marca;
  • A saúde econômico-financeira da franqueadora.

2. Planejamento financeiro

A falta de planejamento financeiro pode levar à falência de muitos negócios, inclusive de franquias. Antes de dar esse passo, lembre-se que você não precisa só do investimento inicial para adquirir a franquia e viabilizar o seu negócio, mas também de capital de giro suficiente para manter a operação rodando até que ela se torne rentável. 

Mas como saber qual é esse prazo? No caso das franquias, normalmente no processo de aquisição, um dos dados oferecido pela franqueadora é o Prazo de Retorno do Investimento (PRI), isto é, quantos meses até que os lucros da franquia cubram o investimento que foi feito.

Para dar mais chances de sucesso ao negócio, o capital de giro deve ser capaz de cobrir os gastos da operação durante esse período. 

Relacionado: Como inovar em produtos na indústria de sorvetes

3. Ficha cadastral

Todo empreendedor que deseja abrir uma franquia de sorvete precisa passar por um processo de seleção realizado pela própria empresa franqueadora.

Esse procedimento inicia-se com o preenchimento de uma ficha cadastral, na qual são solicitadas diversas informações ao investidor interessado. Vale ressaltar que essa ficha pode apresentar variações conforme os critérios específicos de cada organização, mas, de modo geral, costuma requerer detalhes como:

  • Dados pessoais (nome, telefone, e-mail, endereço etc.);
  • Formação acadêmica e experiência profissional;
  • Referências comerciais e bancárias;
  • Informações financeiras (renda, bens e outras empresas que possua);
  • Capital disponível para investimento;
  • Informações sobre a região e o ponto comercial em que deseja abrir a franquia;
  • Previsão para implantação do negócio; 
  • Outras perguntas a critério de cada franqueadora (como conheceu a empresa, de onde surgiu o interesse etc).

4. Circular de oferta de franquia

Caso você seja aprovado pela franqueadora, receberá um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Pela lei, o investidor interessado tem um prazo de 10 dias para analisar a COF sem precisar assinar qualquer documento ou pagar qualquer taxa. 

A COF apresenta as condições gerais para a realização do negócio, como obrigações, deveres e responsabilidades das partes (franqueador e franqueado). Leia esse documento com atenção, pois ali está informado tudo que será exigido do franqueador antes e depois da assinatura do contrato. 

5. Assinatura do contrato ou pré-contrato

Caso decida seguir com o processo, a assinatura do contrato ou pré-contrato é realizada 10 dias após a entrega da COF. O ato da assinatura é normalmente o momento no qual o franqueado deverá pagar a taxa de franquia. Após a assinatura do documento, a franqueadora oferece um cronograma com os próximos passos a serem cumpridos. 

Relacionado: Mercado de sorvetes: o futuro já está conectado à digitalização da linha de produção

6. Viabilização do negócio

Os próximos passos estão contidos no cronograma entregue pela franqueadora ao investidor na assinatura do contrato, e variam de acordo com cada empresa.

O cronograma contém informações sobre os prazos para a abertura da franquia, adequação do ponto comercial, treinamento da equipe e implementação dos sistemas indicados pelo franqueador. É comum também que seja incluída uma capacitação do próprio franqueador, dono do novo negócio. 

Assim, com uma abordagem estratégica, compromisso com a excelência e alinhamento contínuo com as práticas recomendadas, é possível alcançar uma margem de lucro atrativa e estabelecer a franquia de sorvetes como uma presença marcante no mercado. 

 

LEIA MAIS

  1. Soluções em máquinas e sensores para a indústria de sorvetes
  2. Sorvete é cada vez mais celebrado como prato principal
  3. Drive thru de sorvete: das redes de fast food às pequenas gelaterias
  4. Sorvetes: como aumentar o consumo em diferentes classes sociais 
  5. Fispal Sorvetes traz palestras sobre como inovar no setor para se diferenciar do concorrente
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar