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Franquias: food service é destaque no setor com alta de 17,5%

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Food service tem aumento significativo no faturamento do trimestre em franchising comparado ao ano anterior; saiba mais!

As franquias de alimentação apresentaram crescimento expressivo de 17,5% no faturamento do terceiro trimestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O food service nacional também cresceu 7,3% em número de marcas, 10,5% em quantidade de operações e 5,6% em faturamento por loja, chegando a média de R$ 382 mil. 

O segmento – que inclui bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias, docerias e food trucks – é o principal destaque de crescimento segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada entre julho e setembro de 2023.

Segundo os respondentes da pesquisa, o principal motivo do crescimento do setor é resultado da abertura de novas unidades (43,1%), seguido por fatores econômicos e de mercado, melhorias no cardápio, marketing, retomada pós-pandemia devido ao retorno do trabalho presencial e de encontros sociais, além de engajamento em lojas físicas e maturidade da marca.

Tom Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo e presidente da ABF, trouxe em sua palestra da GALUNION Insights alguns elementos fundamentais que fazem uma rede de franquia ou um negócio do segmento ser bem-sucedido.

“Entre eles, se dedicar mostrando um conceito forte, obviamente modelar o seu negócio para que seja robusto o suficiente para ultrapassar desafios que possam surgir ao longo dos anos, e ter um valor consistente para os clientes finais. Sistemas sólidos de treinamento, suporte, desenvolvimento e, no nosso caso, o engajamento do franqueado é fundamental. Além disso, a capacidade de inovar por meio da colaboração, de ver a equipe. Tem um ponto que eu acho inegociável, independentemente se você é dono de restaurante, consultor ou fornecedor, que é a honestidade ética. E, como última dica, realmente praticar a gentileza, o cuidado com o próximo, porque quando todos importam, todos ganham.”

Confira a seguir 12 marcas promissoras de alimentação para investimento em franquias, de bares e restaurantes a cafeterias.

1. Johnny Rockets

Johnny Rockets - modelo Fast Casual.jpgA marca californiana de hamburguerias Johnny Rockets está no Brasil há uma década, onde estabeleceu sua segunda maior rede de franquias, atrás apenas dos Estados Unidos. Famoso pelos burgers e milkshakes premiados, o restaurante apresenta faturamento médio mensal entre R$ 220 mil e R$ 400 mil, a depender do tamanho da loja, com retorno do investimento aplicado entre 18 e 36 meses de funcionamento.

Em 2022, a rede atingiu R$ 100 milhões em faturamento, com estimativa de chegar a R$ 125 milhões este ano. A decoração exclusiva e garçons animados marcam a personalidade da casa. Até o fim de 2024, a rede estima chegar a 60 lojas no país, e para 2026 a previsão é de uma centena de unidades.

2. Dickey's Barbecue Pit

DivulgaçãoDickey's Barbecue Pit

Rede americana especializada em churrasco ao estilo texano, a Dickey's Barbecue Pit aposta no conceito de smokehouse temática para cativar o público. Além de cortes tradicionais americanos como brisket e pulled pork, a casa também trabalha com asinhas de frango e costelas suínas, jalapeño sausage e mac&cheese.

Disponível nos modelos para praça de alimentação ou loja com área própria de refeições, a franquia pode chegar a faturamento médio mensal de R$ 300 mil, ultrapassando R$ 3,6 milhões no ano.

A rede também se destaca pela presença em eventos de grandes proporções, como a Festa do Peão de Barretos, maior rodeio da América Latina; a competição internacional de smokehouses BBQ Meatstock War, em Sorocaba; e a primeira edição do festival The Town e os shows da banda britânica Coldplay, em São Paulo.  

3. Borda & Lenha 

DivulgaçãoBorda e Lenha

Fundada em 2016 no Rio de Janeiro, a Borda & Lenha é a primeira rede de fast-pizza do Brasil e tem como objetivo personalizar a experiência do cliente com qualidade, sabor e preço acessível.

A franquia oferece pizzas preparadas com massa artesanal e permite que o cliente crie os sabores, escolhendo entre as mais de 25 opções de toppings. Operando no franchising desde 2019, a rede possui 42 unidades em todo o país e até o final deste ano, pretende chegar a 75 lojas, alcançando faturamento de mais de R$ 10 milhões.

Uma unidade da Borda & Lenha possui faturamento médio mensal de R$ 55 mil e prazo de retorno de investimento de até 18 meses. 

4. Buteco Seu Rufino

Alex MendesButeco Seu Rufino

Famosa no Rio de Janeiro, a rede Buteco Seu Rufino faz parte do Grupo Impettus desde 2022, maior holding de bares do Brasil. Com 10 unidades em funcionamento, o boteco oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada.

São dois modelos de franquia de variam entre 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 400 mil e faturamento médio mensal de R$ 150 mil. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.

5. Espetto Carioca

Denis D'Annes GuterresEspetto Carioca_Unidade Olegário_Crédito Denis D'Annes Guterres.jpg

O Espetto Carioca traz o estilo de vida carioca em suas mais de 55 unidades espalhadas pelo país. A rede especializada em espetinhos conta com mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas e com uma cartela exclusiva de drinks sensoriais.

Além dos modelos de bares e restaurantes, que têm valor de investimento a partir de R$ 242 mil, a rede lançou recentemente a vending machine, em que o franqueado pode vender os espetos congelados a partir da instalação da máquina em diferentes locais, como condomínios e clubes.

Única microfranquia da rede, a vending machine pode ser adquirida a partir de R$ 37 mil por máquina, sendo necessárias três máquinas para a implantação do projeto. O prazo de retorno é entre 12 e 18 meses e o faturamento esperado é de R$ 10 mil por mês.

6. Mané

Caio RabelloMané_Unidade Recreio_Foto Caio Rabello_.jpg

Criada em 2019, a rede de botecos Mané proporciona aos clientes um ambiente único de “boteco metido a chique”, com ambiente sofisticado, sem perder a raiz despojada. 

Desenvolvido com a colaboração de renomados chefs brasileiros, o cardápio revela uma gastronomia gourmet com mais de 40 opções de pratos e petiscos, além de drinks criados por premiados mixologistas.

Com investimento a partir de R$ 548 mil é possível faturar cerca de R$ 200 mil ao mês. O prazo para retorno é de 24 a 36 meses. 

7. Cuor di Crema 

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A gelateria artesanal de método italiano Cuor di Crema é dona de uma produção de gelatos com frutas frescas, água e leite, com menor percentual de gordura e sem conservantes. A casa também investe no cardápio de cafeteria, mantendo o movimento em alta ao longo do ano, e tem estimativa de faturar R$ 8 milhões em 2023.

O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil por loja e retorno do investimento estimado em 22 a 38 meses após a abertura. A marca já ultrapassa 10 lojas e quiosques no país, sendo a maior parte na Grande São Paulo, além das unidades recém-inauguradas na região metropolitana de Fortaleza (CE) e Angra dos Reis (RJ), e planeja para o ano que vem a abertura de uma unidade em Foz do Iguaçu (PR).

8. Boulangerie Carioca 

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Pâtisserie de gastronomia francesa, a Boulangerie Carioca apresenta um amplo cardápio, que vai do café da manhã, ao chá da tarde e happy hour. O menu inclui opções de sanduíches, croques, tortas, quiches, tábua de frios, pastas, pizzas, saladas, sopas e até pratos rápidos, além de doces, cafés e pães especiais para viagem.

A marca nasceu no Rio de Janeiro e já conquistou a capital paulista, com 5 lojas ao todo e previsão de inaugurar mega loja no primeiro semestre em Santo André (SP).

O faturamento total da marca estimado para 2023 é de R$ 15 milhões. Já as lojas apresentam um faturamento médio mensal de R$ 130 mil entre quiosques, lojas de shopping e de rua, com retorno do investimento para o franqueado entre 18 e 36 meses. 

9. Mais1.Café

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A Mais1.Café foi fundada em 2019 e já é uma das maiores redes de cafeterias do Brasil. Em 2022, foi considerada uma das franquias que mais expandiu em número de unidades, aparecendo no ranking das 50 maiores redes de franquias por unidade da ABF.

A marca trabalha com o melhor do café de grão especial e traz a agilidade do atendimento “to go” (para levar, em português), com um atendimento digitalizado.

Com mais de 600 lojas negociadas em todo o país, a franquia trabalha com mais de 20 sabores de cafés com grão especial, acompanhados de doces e salgados importados da Europa e da América Latina.

A rede estima chegar até o final de 2023 à marca de 800 lojas negociadas e pretende alcançar um faturamento de R$ 130 milhões.

As unidades podem ser implantadas em formato de loja de rua, shopping e container, com um faturamento médio mensal de R$ 30 mil e prazo de retorno de investimento de 18 a 24 meses. 

10. Bendito

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O Bendito é uma rede especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. Dentro do conceito de confeitaria fina, a marca trabalha com receitas exclusivas e o mais puro chocolate belga, o que garante requinte e originalidade dos seus produtos. 

Além do modelo quiosque e loja tradicional, que têm investimentos a partir de R$ 237.200, a rede conta com a microfranquia Carrinho, que pode ser instalada em eventos e diferentes locais para a venda de produtos da marca. A expectativa de faturamento do quiosque é de R$ 50 mil e o prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.

11. Casa de Bolos

Tabata BarbosaCasa de Bolos

Já a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, foi considerada pela sexta vez consecutiva como uma das 50 maiores redes de franquias por unidade no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros, para todos os tipos de paladar, nas mais de 500 unidades pelo país. Com uma produção 100% artesanal e ingredientes naturais, o cardápio inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, bolo caseiro no pote e sobremesas geladas.

A franquia conta com seis modelos de negócios, desde quiosques, lojas, a centro de produção, com investimentos a partir de R$ 143 mil e faturamento médio mensal de R$ 40 mil. Prazo de retorno do investimento estimado em até 24 meses. 

12. Mr. Fit 

mr fit.pngA rede de fast-food saudável Mr. Fit vende refeições, sanduíches e sucos funcionais, entre outros produtos zero açúcar, glúten e lactose, além de um cardápio low carb.

Criada em 2013, em Paulínia (SP), a empresa tem 519 unidades franqueadas em operação, com presença em 24 estados brasileiros e em Portugal. 

Os modelos de negócio são home office, nuvem (delivery de comida fresca), delivery tradicional, cafeteria, quiosque, loja de rua, loja de shopping, loja gourmet e express, que une os modelos cafeteria e home office.

O investimento inicial para ter uma franquia da marca é de R$ 4.520,00, com faturamento médio mensal entre R$ 4 mil a R$ 20 mil e prazo de retorno de 4 a 8 meses.

 

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