Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O sonho de abrir um negócio de alimentação

Article-O sonho de abrir um negócio de alimentação

O sonho de abrir um negócio de alimentação.png
Quais os principais pontos a serem observados ao idealizar um novo negócio de food service? A especialista Carol Bortoleto traz 4 aspectos importantes.

Vamos abrir um café? Um bar? Uma steak house? Um restaurante italiano?

Quantas vezes ouço isso de conhecidos (ou não). Mas como tomar a decisão de abrir um negócio de alimentação. Como e por que abrir um estabelecimento que serve alimentos e bebidas?

Em que devemos nos atentar antes de, simplesmente, abrir um negócio no setor? Pois tenham certeza: não é tão simples assim!

Já são 25 anos atuando em food e hospitalidade, e já vi sonhos se concretizarem e outros desmoronarem.

Um restaurante japonês que abre em área de condomínio residencial sem delivery e chega a pandemia; um café que vira japonês; um almoço entre amigos que enxerga a placa “passa-se o ponto” e vira um novo conceito de negócio que já tem operação em outra cidade há mais de 20 anos; um dinning club que vira um restaurante ítalo contemporâneo que serve apenas jantar quatro vezes por semana; uma drinkeria que vira balada.

Relacionado: Abertura de novos estabelecimentos na alimentação fora do lar movimenta economia

Todos os sonhos são válidos e para se concretizarem precisam de alguns detalhes. Negócios evoluem ou não conforme alguns aspectos de mercado. E, principalmente, atenção à alguns pontos que menciono abaixo.

Primeiro foquem no conceito, e aqui já temos vários aspectos que precisam ser considerados: mercado de atuação, cardápio, público-alvo, ticket médio esperado e tipo de serviço a ser oferecido.

Na sequência a observação do ponto, dos “concorrentes” mais próximos e entendimento de como criarei um diferencial nesse espaço onde quero me inserir.

Aí vamos pensar na ambientação, decoração dos espaços, mobília, louças, equipamentos e utensílios, parcerias, marcas que fazem sentido com tudo o que foi dimensionado para o negócio. Observo hoje em dia muitas marcas que não conversam com o conceito do negócio em destaque. Sim, precisamos de investimentos, apoios financeiros, mas é importante buscar dentro do conceito desenhado.

Relacionado: Detalhes e cuidados no projeto para restaurante

E, para mim que lido com formação de times e treinamentos, o quarto ponto que deve ser observado como muito importante e relevante para o sucesso de uma inauguração é o TIME. Precisamos investir fortemente em recrutamento, seleção, capacitação e treinamentos constantes para que nossas equipes consigam transmitir aos clientes tudo o que foi planejado, e está sendo vendido.

Acredito fortemente que, observando os quatro pontos acima, o negócio já começa a ter consistência, e a chance de continuidade e sucesso ficam mais próximas.

Nos vemos no próximo artigo onde continuarei com o tema inauguração.

 

LEIA MAIS

  1. Gestão de restaurante: 6 dicas práticas para melhorar o seu negócio e fidelizar os clientes
  2. Descubra quais são as competências para atrair mais vendas no food service
  3. Como fidelizar clientes: dossiê para os consumidores escolherem seu estabelecimento
  4. Quase 70% do food service opera como MEI; negros e mulheres são maioria
  5. Gestão: você dá valor para a cultura empresarial e abraça uma causa nos seus negócios?
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar