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Ideias para sorveteria no inverno: como atrair e encantar os consumidores na estação mais fria do ano

Article-Ideias para sorveteria no inverno: como atrair e encantar os consumidores na estação mais fria do ano

Ideias para sorveteria no inverno: mulher saboreando uma taça de sorvete.
Veja algumas ideias para sorveterias no inverno e saiba como atrair e encantar os consumidores mesmo nas baixas temperaturas.

A sazonalidade é uma característica intrínseca à indústria e ao comércio de sorvetes no Brasil. As vendas do produto durante os meses mais frios do ano podem cair até 70%, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde as temperaturas ficam mais baixas durante o inverno.

Isso acontece por conta de uma particularidade do mercado brasileiro. Aqui, o sorvete é visto como uma “sobremesa de verão”, por isso, seu consumo não passa nem pela cabeça de grande parte do público durante o inverno. 

Em países europeus e nos Estados Unidos, este cenário é bem diferente, apesar de as temperaturas serem mais baixas do que as nossas durante o inverno. Lá o consumo de sorvete se mantém o ano todo, independente do clima. Isso porque, naquelas culturas, o sorvete é visto como um alimento, não como uma sobremesa sazonal. 

Como se trata de uma questão cultural do povo brasileiro, mudar esse cenário, pelo menos a curto prazo, está fora de alcance. Então, o que é possível fazer enquanto profissionais da indústria sorveteira? Apenas aceitar que a sazonalidade faz parte do negócio e aprender a conviver com ela da melhor forma. 

Utilizando estratégias criativas para atrair clientes, é possível aumentar o consumo de sorvete no inverno e garantir um fluxo de caixa para que seu negócio sobreviva (e até mesmo tenha lucro) até a próxima alta de consumo durante os meses mais quentes. 

Neste artigo, apresentemos algumas ideias para sorveteria no inverno. Mas, antes disso, precisamos desmistificar uma coisa que está muito presente na cabeça dos brasileiros: uma questão de saúde.  

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Afinal, consumir sorvete no frio faz mal à saúde?

A ideia de que consumir sorvete e outros alimentos e bebidas gelados no frio faz mal à saúde, infelizmente, está muito disseminada na cultura brasileira. Esse é um dos grandes motivos pelos quais a demanda nas sorveterias cai tanto durante o inverno.

A crendice popular afirma que consumir a sobremesa durante o inverno causa malefícios à saúde, como dores e inflamações na garganta, resfriados e gripe. Essa ideia não poderia estar mais equivocada. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), isso se trata de um mito, uma vez que, em países da Europa, em que a temperatura é muito menor do que no Brasil, o consumo se mantém elevado o ano todo. 

O que acontece é apenas uma correlação. A incidência de gripes, resfriados e infecções na garganta realmente aumenta muito durante a estação. Por falta de conhecimento e informação, a população passou a associar as duas coisas, passando a acreditar que o frio é a causa das doenças. 

No entanto, a gripe, os resfriados e as infecções respiratórias em geral são causadas por vírus. O que acontece é que no inverno, as pessoas costumam ficar mais aglomeradas em ambientes fechados sem ventilação e isso faz com que os vírus se proliferam com mais facilidade. 

Ou seja, consumir sorvete no frio não traz nenhum malefício à saúde. Muito pelo contrário! Há sorvetes que são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras e podem ser nutritivos e benéficos. 

Para Cristina Ambiel, professora da Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, uma saída para incentivar o consumo de sorvetes nessa época do ano é investir em campanhas que chamem atenção para esse argumento.

“Começa a crescer a oferta de produtos enriquecidos com vitaminas, minerais e fibras. É preciso explorar os aspectos saudáveis”, aconselha a especialista em entrevista ao portal Food Connection. 

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Ideias para sorveteria no inverno: dicas para vender mais

 mulher se servindo de sorvete em uma sorveteria.

Além de desmistificar o consumo de sorvetes no frio e tentar reverter a cultura brasileira de vê-los apenas como um produto de verão, existem outras estratégias criativas que podem ser utilizadas para atrair clientes para sua sorveteria durante os meses mais frios do ano.

Para Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o segredo para vencer o desafio da sazonalidade é buscar compreender o que os clientes procuram.

“As vendas devem ser prioridade o ano inteiro, por esse motivo o setor precisa entender e atender as necessidades dos clientes e sempre surpreendê-los”, afirma. 

Aqui vão algumas ideias para sorveteria no inverno que podem te ajudar a superar esse desafio. Confira!

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1. Adapte o cardápio e invista em sorvetes sazonais

Uma das saídas é investir em sabores de sorvete especiais que remetem ao inverno, como cappuccino, café, canela, chocolate quente e frutas da estação. Acrescentar nozes, castanhas e amêndoas a outros sabores tradicionais também pode ser uma solução para dar um ar mais “invernal” às sobremesas geladas. 

Mas não se limite apenas aos sabores de sorvetes sazonais. É possível combinar o sorvete com outros produtos, criando receitas novas para movimentar sua sorveteria no inverno. O já tradicional petit gateau, que traz o sorvete de baunilha acompanhado de um bolinho de chocolate, é uma opção clássica e simples que combina muito com o clima gelado. 

Crepes e waffles também podem acompanhar o sorvete, criando pratos criativos. Outra possibilidade é ampliar o cardápio do seu estabelecimento para incluir também cafés, chás, sopas e outros produtos sazonais de inverno. 

2. Crie um ambiente aconchegante

É muito comum que sorveterias tenham um ambiente muito pensado para os dias mais quentes, desde a decoração até a própria estrutura e disposição física do espaço. Isso pode ser um dos fatores que afastam os clientes nos meses mais frios do ano.

Por exemplo, se o dia estiver quente, o consumidor certamente vai optar por tomar sorvete sentado em uma mesa externa. Mas essas mesas ao ar livre, que fazem tanto sucesso no verão, com certeza não são tão desejáveis no inverno. 

Por isso, se você deseja manter seu público durante os dias frios, é necessário investir num ambiente mais aconchegante, de preferência um espaço interno, onde seu cliente possa ficar confortável e quentinho. Fazer adaptações na decoração, fugindo de temas “tropicais” e trazendo elementos de inverno, como mantas quentinhas e iluminação suave, pode ajudar também.

3. Explore opções de delivery e take away

Sabemos que adaptar o espaço físico para o inverno pode exigir um investimento financeiro que você talvez não possa fazer no momento. Se for esse seu caso, a saída é trazer mais opções de delivery (entrega em casa) e take away (quando o cliente apenas compra o produto e leva embora, para consumir em outro lugar). 

Para viabilizar essa operação, considere embalagens adequadas para transportar seus produtos sem danificá-los. Além disso, pense na logística necessária: 

  • Seu delivery vai ser por um aplicativo de entregas, por aplicativo próprio ou por encomendas diretas via telefone ou WhatsApp? 
  • Quem fará as entregas, o entregador do aplicativo ou você terá entrega própria?

Também não deixe de investir em divulgação. É importante que seus clientes saibam que agora podem consumir seu produto dessa forma. 

4. Ofereça descontos e promoções

 pessoa se servindo de sorvete em uma sorveteria. A foto mostra uma pessoa colocando uma bola de sorvete na casquinha

Assim como as lojas de roupas fazem liquidação de produtos de verão durante o inverno, uma ideia para as sorveterias no inverno incentivarem o consumo da sobremesa no frio é oferecer descontos e promoções. 

Mas só diminuir o preço não basta, seja criativo. Você pode criar um “sabor do dia”, trazendo um sorvete diferente com um preço especial a cada dia da semana. Outra sugestão é oferecer ofertas de happy hour, investir em brindes, sorteios e cortesias, criar pacotes para famílias e grupos de amigos e até mesmo programas de fidelidade.

5. Invista em marketing e divulgação nas redes sociais

Seja para divulgar seus novos sabores de sorvetes sazonais, seu novo serviço de delivery ou as promoções e descontos super especiais que você estará oferecendo neste inverno, o marketing e a divulgação, especialmente online, são peças-chave para suas estratégias darem certo. 

Mesmo seus clientes mais fiéis podem nem considerar visitar seu espaço físico num dia frio, mas eles com certeza estão online, presente nas redes sociais. É neste momento que seus posts e anúncios devem aparecer, criando o desejo de consumir o seu sorvete, mesmo num dia gelado. 

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6. Pense na experiência do cliente

Essa dica é de ouro e vale para o ano inteiro: sempre coloque a experiência do cliente em primeiro lugar. É pensando nela que você irá prezar pela qualidade do seu produto e pela excelência do atendimento. 

Imaginar qual a experiência que seu cliente deseja ter em uma sorveteria durante um dia frio é o que deve guiar as decisões que você irá tomar para atrair consumidores durante os meses de inverno.
 

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