A tecnologia é uma grande aliada da indústria alimentícia quando se trata do consumo de produtos saudáveis ou para necessidades específicas, de maneira prazerosa. No universo dos sorvetes e açaís, é possível desenvolver fórmulas com apelo de sabor e textura, e ainda atender as mais diversas necessidades, até dos públicos mais exigentes.
Pensando nas oportunidades não exploradas no mercado de sorvetes e açaís industriais, a Doremus oferece soluções para inúmeras finalidades e paladares. A empresa vem desenvolvendo ingredientes para sorvetes e açaís enriquecidos com vitaminas e minerais, estudando diferentes públicos e adaptando a oferta para tornar a experiência ainda mais prazerosa aos consumidores.
“Atualmente, as indústrias brasileiras de sorvetes e açaís exploram somente parte do potencial do mercado disponível para elas, através de produtos com apelos de sabor e textura”, explica Marco Henriques, gerente de marketing da Doremus. Para ele, no País existe uma alta demanda por sorvetes e açaís não só baseados na entrega sensorial, mas que atendam a alguma necessidade específica do consumidor.
A empresa começou a desenvolver esses produtos à medida que foi identificando propostas semelhantes de sorvetes industriais em outros países, adequando o olhar para o público interno. Para a Doremus, a possibilidade de contribuir para o crescimento do mercado, trazendo novos conceitos que atendem às necessidades atuais dos consumidores, sejam elas latentes ou aceleradas pela pandemia, é motivo de muita empolgação. “Muitos clientes já estão em processo de lançamentos desses novos conceitos de sorvetes e açaís, que prometem trazer novo vigor ao mercado.”, conta Marco Henriques.
“Começamos a oferecer ingredientes com características que compõem uma experiência completa em seus atributos físicos, sensoriais e nutricionais. Exploramos novas oportunidades na indústria de sorvetes e açaís, identificando tendências e desenvolvendo soluções”, acrescenta Henriques.
O sorvete e o açaí podem ajudar na concentração e reposição de minerais
Defendendo a possibilidade de crescimento do setor no Brasil, a empresa vem focando em públicos específicos, como, por exemplo, gamers e atletas. “Pensando no público gamer, segundo a pesquisa Games Global Market Report 2021, da Newzoo, 90% dos jogadores e streamers se alimentam enquanto estão jogando”, explica Marco.
Segundo o mesmo estudo, um terço da população mundial pratica algum jogo digital. No Brasil, maior mercado gamer da América Latina, cerca de cem mil pessoas consomem algum tipo de game, sendo que dentro desse público não há muita distinção entre sexos e faixas etárias até 50 anos. O mercado movimentou mais de 7 bilhões de reais na América Latina, 2,29 bilhões só no Brasil. A fabricação de sorvete de alta performance pode ser pensada ainda para atender os streamers, que passam horas fazendo transmissões online enquanto jogam.
“Para obter melhor performance durante o jogo e ter energia para aguentar longas jornadas na frente da tela, eles precisam de maior poder de concentração. Por isso, pensamos em sorvetes e açaís enriquecidos com vitaminas e minerais, possibilitando o consumo de produtos deliciosos e que ainda os ajudem com essas necessidades”, conta Marco. “Além disso, trabalhamos formatos e embalagens de forma que o sorvete ou açaí não suje as suas mãos e, consequentemente, os equipamentos que são utilizados para jogar. A experiência do consumo de sorvete e de açaí vem sendo aprimorada, de acordo com a necessidade dos gamers.”
Sorvetes e açaís enriquecidos com vitaminas e minerais não interessam apenas aos gamers. Essa tecnologia alimentícia é interessante para a alimentação de atletas, principalmente na função pós-treino. Se pensado para a reposição de minerais, os sorvetes e açaís enriquecidos podem se transformar em ajudantes para a construção dos músculos.
Além de ser uma fonte de energia, a baixa temperatura contribui no conforto térmico para aqueles que praticam atividades físicas. “O pós-treino é utilizado na reposição de vitaminas e minerais consumidos após a prática do exercício físico e ajudam na construção de massa muscular. Para esse público, pode ser desenvolvida uma linha de produtos com composição completa de vitaminas e minerais, além de entrega sensorial superior aos produtos disponíveis em lojas de suplementos, e ainda em temperatura mais adequada, reduzindo a sensação de calor após o exercício”, explica o gerente de marketing da Doremus.
Valorização do produto
Os exemplos citados acima estão dentre uma infinidade de possibilidades para abordar novas ocasiões de consumo que, segundo Henriques “trazem inovação à categoria e movimentação ao mercado, posicionando a marca da empresa que lançar produtos como inovadora, além de possibilitar vendas através de novos canais de distribuição, como academias e lojas voltadas para gamers, o que tira o sorvete ou açaí da forte concorrência dos canais tradicionais”.
Trazer novos ares para o mercado também possibilita o aumento do consumo de sorvetes e açaís em geral e agrega valor aos produtos, aumentando o lucro da empresa. “Seja pela menor concorrência ou pelo aumento de margens característico de produtos enriquecidos, pelos quais os consumidores, segundo diversos estudos, estão dispostos a pagar em média 20% a mais do que as opções tradicionais sem enriquecimento”, afirma o gerente de marketing da Doremus.
Confira a seguir alguns bons motivos para o lançamento de sorvetes e açaís enriquecidos:
- Conectar-se com as novas necessidades dos consumidores e tendências de mercado;
- Promover novas experiências para os consumidores;
- Aumentar margens, já que o custo aumenta somente 3% e o preço pode ser 20% maior;
- Explorar novos formatos de sorvetes;
- Explorar novos canais de distribuição, com menor concorrência;
- Contribuir para o aumento do consumo per capita;
- Atingir diferentes públicos, como gamer, fitness, sênior, infantil e pet, dentre outros.
Vale lembrar também que o lançamento de produtos baseados em novos conceitos segue uma metodologia de desenvolvimento centrada no cliente e traz oportunidades reais de mercado, e não somente o lançamento de um novo sabor ou textura.
“Quando trabalhamos com sorvetes ou açaís conceituais, antes do desenvolvimento de novos produtos, partimos para um entendimento de quais são as necessidades dos consumidores que poderiam ser atendidas através de sorvetes e açaís, buscando a criação de conceitos que entreguem a experiência completa”, conclui Marco Henriques.
Sobre a Doremus
Fundada em 1985, a Doremus é uma empresa consolidada em produção e fornecimento de ingredientes para diversos setores da Indústria Alimentícia, incluindo sorvetes, açaís e sobremesas geladas, em todo território nacional e América do Sul.
Com parque industrial de mais de 120 mil m² de área total, hoje a Doremus possui estrutura completa para potencializar a inovação, incluindo diversos laboratórios, plantas-pilotos, salas de análise sensorial e um dos centros de inovação mais modernos da América Latina.
Nesta estrutura, equipes de aromistas, pesquisa & desenvolvimento, marketing e comercial atuam para antecipar tendências de mercado e desenvolver soluções completas em sabor, textura e nutrição para o consumidor final.
“Assim como você, somos apaixonados por sorvetes e por isso, oferecemos aos nossos parceiros todo o suporte em inteligência de mercado, assuntos regulatórios e laboratório de qualidade, que guiam o caminho para inovar com assertividade”, afirma Marco Henriques.
“Visite-nos na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 e conheça muitas outras oportunidades de novos conceitos de produtos baseados em sabores e enriquecimento. Além disso, lá você vai encontrar mais de 20 lançamentos baseados nas principais tendências de mercado, com novas texturas e sabores que prometem vender muito”, convida o gerente de marketing da Doremus.
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