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Desvende as 7 principais estratégias de marketing para açougues e frigoríficos

Article-Desvende as 7 principais estratégias de marketing para açougues e frigoríficos

profissionais da indústria da carne olhando tablet

Estratégias testadas e inovadoras para impulsionar sua empresa na indústria de proteína animal, promovendo diferenciação e conquistando a preferência do consumidor

No contexto dinâmico do mercado de carne no Brasil, surge a necessidade de explorar estratégias eficazes para garantir a competitividade dos açougues e frigoríficos. 

Diante do desafio de se adaptar às mudanças nas preferências dos consumidores e oscilações econômicas, o marketing para o setor de proteína animal emerge como elemento crucial no direcionamento de ações que não apenas atraiam, mas também fidelizem clientes.

Nesse contexto, exploraremos sete estratégias de marketing específicas para a indústria da carne, visando não apenas entender as necessidades do público-alvo, mas também construir uma marca sólida e inovadora. 

Confrontando as mudanças de comportamento do consumidor e as oscilações no mercado, examinaremos como algumas práticas podem ser aplicadas para impulsionar as vendas e destacar os açougues e indústrias no cenário competitivo.

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Mercado de proteína animal no Brasil

Segundo uma estimativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), em 2023, o consumo médio de carne bovina de cada brasileiro foi de 39 kg, 2 kg a mais do que no ano anterior. 

O consumo de frango e carne suína também vem subindo, de 45 kg e 18 kg per capita, respectivamente, em 2022, segundo o Relatório Anual 2023 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Apesar dos números, pesquisas indicam uma diminuição no consumo de carne pelos brasileiros. A Pesquisa de Consumidor do The Good Food Institute, realizada em 2022, aponta que 67% dos entrevistados afirmaram ter diminuído o consumo de carne (bovina, suína, de aves e de peixes) nos últimos 12 meses - um aumento de 17 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 2020.

Entre os motivos apontados pelos entrevistados para reduzir o consumo de carne, o campeão das respostas é o aumento do preço, citado por quase metade dos respondentes da pesquisa. Outras razões, como a preocupação com a saúde, o meio ambiente e o bem-estar animal também foram citadas. 

Essas alterações de consumo, juntamente com outros fatores, refletem no faturamento do setor. Segundo o Governo do Brasil, em 2022 o Valor Bruto da Produção (VBP) da indústria agropecuária do país caiu 3,8% se comparado ao ano anterior, atingindo R$ 367,16 bilhões.

A receita da exportação de carne bovina no país também caiu em 2023, segundo a Abiec; a queda foi de US$ 10,55 bilhões em comparação com 2022. 

Diante deste cenário, açougues e frigoríficos que desejam vender mais em 2024 precisam apostar em inovação e estratégias de marketing para atingir mais consumidores e alavancar suas vendas.

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Como vender mais carne? 7 estratégias de marketing para empresas

1. Compreensão do público-alvo

Compreender seu nicho de atuação é o primeiro passo para definir uma estratégia de marketing bem sucedida. Quanto mais você conhece as necessidades, desejos, “dores” e comportamentos do seu consumidor, mais fácil fica traçar uma estratégia capaz de atingir e convencer essas pessoas a comprar seu produto. 

Para conhecer melhor seu público, avalie informações demográficas, como idade, gênero, classe social, localização e outros fatores que ajudem a fazer uma segmentação inicial do mercado consumidor. Para isso, é necessário ter senso crítico. 

Uma ferramenta que pode ajudar são as pesquisas de campo e de consumo. Colete informações diariamente com seus clientes atuais e prospects comerciais, tentando descobrir quem eles são, o que fazem, que outros produtos consomem e o que os leva a escolher a sua empresa. Se possível, contar com uma assessoria especializada na realização de pesquisas de consumo pode tornar o processo mais fácil e certeiro. 

As redes sociais também são uma ótima fonte de informações sobre o seu público. Visite perfis de quem te segue e descubra outras páginas que eles curtem, com o que trabalham, quais locais frequentam e como é sua rotina. Todos esses dados podem gerar insights valiosos para descobrir como criar uma campanha eficiente. 

Outra estratégia bastante utilizada nessa etapa é a pesquisa de concorrentes. Escolha empresas que dividem parcela do mercado com você e analise como elas se posicionam diante do público consumidor. 

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2. Branding e posicionamento

Branding é um termo em inglês que se refere a um conjunto de ações ligadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é criar conexão com o consumidor, para que ele reconheça sua empresa e lembre-se dela na hora de escolher quais produtos irá consumir.

É como se você estivesse criando a personalidade da sua marca. Aqui, tudo é importante: desde o logotipo, cores, fonte, peças publicitárias, tom de voz, posts nas redes sociais, seus posicionamentos, valores, até mesmo o layout e a decoração da sua loja física (se houver).

A etapa da definição do branding deve vir após o estudo de público-alvo, pois é necessário conhecer muito bem o consumidor a fim de criar uma marca e um posicionamento de mercado capaz de gerar conexão.

Por exemplo, pode ser que na definição do seu público você tenha decidido focar numa persona masculina, que gosta de conhecer sobre os cortes de carne, e deseja consumir carnes nobres num churrasco com os amigos no fim de semana. Neste caso, o seu branding deverá refletir esse estilo de vida e valores. 

Por outro lado, se você tiver identificado que seu público é majoritariamente formado por mulheres que compram carne para as refeições diárias, o posicionamento deverá ser bem diferente. 

No primeiro caso, provavelmente o público estaria muito mais aberto a consumir cortes premium de valor agregado superior, enquanto o segundo público-alvo buscaria preços mais acessíveis e promoções. 

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3. Presença digital e marketing de conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes através da criação de conteúdo relevante que os interessa.

Esse conteúdo pode ser: vídeos, textos, ebooks e posts nas redes sociais. É um tipo de marketing digital que não faz promoção direta da marca, mas busca solucionar o problema do público através de conteúdos relevantes, atraindo-os para conhecer seus produtos.

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Para Josias dos Santos, especialista em marketing da Giga4, “qualquer empresa precisa estar presente na internet para ser encontrada pelos clientes, por isso é necessário usar o marketing digital a favor”, afirmou o especialista em entrevista ao portal Food Connection. 

No caso das carnes, por exemplo, algumas estratégias de marketing de conteúdo seriam trazer informações sobre os cortes das carnes, dicas sobre o preparo e a conservação, receitas de acompanhamentos. O segredo dessa estratégia está em entender quais são as “dores” e os problemas do seu público-alvo. Por isso, é importante definir sua persona e seu posicionamento de marca previamente. 

Afinal, o conteúdo que o público-alvo masculino interessado em cortes nobres para churrasco gosta de consumir é bastante diferente daquele da mulher interessada em preparar as refeições diárias. Cada um tem interesses e preocupações diferentes, e a função do conteúdo da marca é responder às dúvidas e resolver problemas. 

A ideia geral do marketing de conteúdo é que o consumidor entrará em contato com a marca através de um conteúdo interessante (como um vídeo de receita, por exemplo) e passará a seguir a página, criando conexão e relacionamento com a empresa. Assim, quando quiser consumir, estará mais propenso a escolhê-la em detrimento das outras opções do mercado. 

4. Promoção e publicidade

O marketing de conteúdo não busca a promoção direta dos produtos, mas para tudo existe um lugar e uma função. É importante investir nos conteúdos de “topo de funil”, como são chamados aqueles que atraem consumidores para conhecer a marca, mas também é importante criar peças publicitárias que estimulem a chamada “conversão”, ou seja, a venda de fato.

Aqui estamos falando sobre a boa e velha publicidade, já praticada há décadas no mercado. Os anúncios podem ser veiculados na mídia tradicional, como TV, Rádio, outdoors ou gôndolas nos pontos de venda, ou em mídia on-line, através de campanhas segmentadas por público nas redes sociais e no Google. 

Dependendo da sua audiência, vale a pena investir em estratégias de promoção mais agressivas, oferecendo descontos e vantagens aos consumidores. Porém, ao optar por esse caminho é importante que isso venha alinhado a uma estratégia de precificação embasada, evitando que as promoções excessivas prejudiquem a saúde financeira do seu negócio. 

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5. Estratégias de precificação

A precificação dos produtos está ligada tanto à administração financeira do negócio quanto às estratégias de marketing. Ao definir seu público-alvo e o seu posicionamento de mercado enquanto marca, você precisa ter uma ideia de qual faixa de preço seu cliente estará disposto a pagar. Mas, além disso, é necessário fazer um estudo aprofundado de precificação.

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Na hora de precificar seu produto, considere todos os custos operacionais, desde contas de luz, água, internet, até mão de obra, comissões, taxas bancárias e de máquinas de cartão e obrigações fiscais. Com base nesses dados, será possível definir uma margem de lucro e também qual tipo de desconto ou promoção sazonal você pode oferecer sem prejudicar o caixa da empresa. 

6. Depoimentos de clientes

Depoimentos geram credibilidade. Utilizar as avaliações que a sua empresa recebe em aplicativos, redes sociais ou no Google Meu Negócio como um gatilho de convencimento para alcançar mais consumidores é uma estratégia muito utilizada, especialmente nas redes sociais.

Você também pode captar depoimentos por escrito ou em vídeo dos seus clientes mais fiéis, transformando isso em posts ou anúncios nas redes sociais. 

Uma forte tendência no Marketing atual é o chamado “User Generated Content”, ou conteúdo gerado pelo usuário. 

7. Campanhas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade

A responsabilidade social corporativa é um compromisso contínuo que as empresas e indústrias devem ter com comportamentos éticos, que beneficiem o desenvolvimento sustentável das comunidades, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. Preocupar-se com isso é importante, pois o consumidor atual espera esse posicionamento das marcas que consome. 

Neste sentido, é importante entender como a sua marca se posiciona em relação a esses assuntos no seu estudo de branding.

Para quem quer atingir um público mais jovem, antenado e preocupado com questões sociais e ambientais, é importante se posicionar através de campanhas de mídia on e offline.

Trabalhar assuntos como cuidados com o bem-estar animal, preocupação com o desmatamento e o consumo de água na produção pecuária, a emissão de gases do efeito estufa e o aquecimento global, por exemplo, é essencial para marcas que desejam alcançar esse público. 

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Marketing para açougues e frigoríficos: conclusões

Diante das transformações no mercado de carne no Brasil, é inegável que as estratégias de marketing para empresas do setor se tornam indispensáveis para a sobrevivência e prosperidade dos negócios.

O cenário de aumento no consumo per capita de carne, aliado às preocupações crescentes dos consumidores, revela um campo fértil para a inovação e diferenciação por meio de práticas de marketing assertivas.

Ao explorar as sete estratégias delineadas, desde a compreensão aprofundada do público-alvo até a implementação de campanhas de responsabilidade social corporativa, os açougues e indústrias têm a oportunidade de não apenas se adaptar, mas também prosperar em um ambiente desafiador. 

Em um mercado onde as escolhas do consumidor são moldadas por valores, experiências e conexões, o marketing emerge como um aliado essencial na conquista de um espaço duradouro e significativo na preferência do público.

 

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