Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Automação de marketing: o que é e como pode ajudar sua empresa

Article-Automação de marketing: o que é e como pode ajudar sua empresa

O que é Automação de Marketing e como ela pode ajudar sua empresa.png
Uma automação de marketing facilita na execução de processos e estratégias para aumentar as vendas; saiba mais

A automação de marketing se popularizou nos últimos anos e qualquer empresa que tem uma estratégia de marketing deveria usar essa ferramenta. A era digital trouxe muitas facilidades e a tecnologia facilita o dia a dia — e, por isso, já é hora de deixar planilhas e outros modelos de lado.

Uma boa estratégia de marketing utiliza os recursos disponíveis para atrair e converter clientes. No entanto, é sempre bom investir em inovações para melhorar o desempenho das ações e campanhas. Nesse sentido, a automação de marketing é a melhor solução para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas. 

Relacionado: Marketing digital para food service

Ainda não sabe como as ferramentas de automação podem ajudar sua empresa? Acompanhe este artigo que detalhamos o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é o uso de ferramentas que são capazes de criar campanhas personalizadas. Dessa forma, é possível usar a tecnologia para que as ações e processos sejam objetivas, tenham maior eficiência e escalabilidade.

Cada pessoa interage de uma forma com a sua empresa, dependendo do canal e formato de conteúdo. Assim, o uso de automação consegue identificar as ações de cada lead e dá início a um relacionamento mais personalizado. Ou seja, conforme os interesses e demonstrações de necessidade.

A automação de marketing é muito confundida com o envio de e-mail. Porém, é preciso deixar claro que e-mail marketing utiliza automação no disparo de campanhas, mas não é apenas isso. Outros usos da solução está em agendar postagens em blog e redes sociais, usar chatbots, utilizar interações automatizadas e muito mais.

Relacionado: Marketing digital: dados e informações são nutrientes para um bom negócio

Para ficar mais claro, a automação é todo processo de marketing que acontece por meio de fluxos de trabalho. Uma ação ativa uma tarefa automaticamente, sem precisar de ações manuais. 

O que é uma ferramenta de automação e para que serve?

A ferramenta de automação de marketing é onde toda a mágica acontece. Os softwares são programados para realizar determinada tarefa após a ação do usuário. Por exemplo, se o usuário se inscreve na newsletter da sua empresa, você já pode deixar programado o disparo de um e-mail de confirmação com boas-vindas. 

Esta é apenas uma das funcionalidades desse tipo de ferramenta, mas as possibilidades são bem maiores. Os softwares de automação são soluções modernas que oferecem muitas alternativas para otimizar suas estratégias de marketing e de vendas. 

Quais as funcionalidades disponíveis?

Já te contamos que a automação de marketing não é somente o uso da ferramenta para enviar e-mails automaticamente. Nesse caso, se você ainda tem dúvidas do que pode ser feito e quais são as funcionalidades dos softwares, confira outras oportunidades oferecidas.

  • nutrir leads conforme suas interações com a marca;
  • trabalhar na geração de novos leads;
  • mensurar os resultados das campanhas e ações de marketing;
  • disparar campanhas de e-mail marketing;
  • programar a postagem em blog e redes sociais;
  • fazer a segmentação de conteúdos de acordo com o funil de vendas;
  • criar CTAs (call to action) mais atrativos;
  • personalizar a trajetória de cada lead na jornada de compras;
  • criar landing pages;
  • realizar testes A/B;
  • criar formulários de captação;
  • automatizar tarefas repetitivas;
  • otimizar ações e campanhas;
  • entre outros tipos de gerenciamento.

Quais os benefícios de contar com a automação de marketing?

O uso da ferramenta é muito eficiente para diversos propósitos. Além de deixar a estratégia alinhada e mais organizada, existem outras vantagens que precisam ser ressaltadas. Conheça algumas delas abaixo.

1. Otimização de tempo

É claro que esse benefício fica em primeiro lugar. A otimização de tempo em tarefas repetitivas é uma das maiores vantagens em aplicar a automação. As informações ficam todas no mesmo software e isso facilita o uso de dados. 

Dessa maneira, fica mais fácil focar no planejamento, uma vez que as atividades são executadas automaticamente após serem programadas. Os processos automatizados ajudam os profissionais de marketing e vendas a se manterem alinhados para aproveitar as melhores oportunidades. 

2. Excelente custo-benefício

A automação de tarefas tem incontáveis benefícios em relação aos custos da aquisição da ferramenta. Aos poucos será perceptível a mudança e os ganhos, como a diminuição do ciclo de venda, mais oportunidades de negócios, eficiência elevada e profissionais do time comercial mais preparados para fazer a abordagem.

3. Tomada de decisões baseadas em dados 

A transformação digital tem como uma de suas características a geração de dados. As plataformas de automação funcionam baseadas em informações coletadas sobre clientes e usuários. Portanto, é o uso de dados que orienta quais ações devem ser tomadas na estratégia, com base em seus próprios clientes.

Ou seja, o software de automação também trabalha com um banco de dados que mostram de forma estratégica as decisões mais acertadas. 

4. Segmentação e comunicação personalizada

Outra vantagem importante é a personalização. Os clientes não querem se sentir mais um entre milhares, eles querem receber atenção e ter uma comunicação mais próxima. Nesse contexto, as ferramentas de automação podem segmentar os leads conforme suas características, entre elas estão os dados demográficos, ações realizadas e outros detalhes.

Utilizando esses dados coletados fica mais fácil identificar os interesses dos leads para personalizar a comunicação. Assim, a equipe de marketing cria “caminhos” para cada grupo e melhora a experiência.

5. Aumento da produtividade

O ciclo de vendas tem etapas próprias, mas nem todo cliente segue a mesma jornada. Há quem precise de mais tempo para amadurecer a ideia de compra, enquanto outro adquire o produto ou serviço imediatamente.

Não importa qual seja o cenário, a automação é essencial para que os vendedores tenham maior produtividade. Por meio da automação se faz a nutrição de leads com conteúdos e outras ações, até que o consumidor esteja preparado para comprar. 

Com isso, os vendedores não perdem tempo tentando fazer vendas sem futuro, eles só abordam quem dá sinais evidentes de que querem comprar. Como resultado, a produtividade aumenta, e as vendas também. 

A automação de marketing se tornou uma ferramenta fundamental para a produtividade e crescimento das estratégias digitais. Há melhora no relacionamento com o público, otimização de tempo de tarefas, gera mais vendas e ainda oferece muitos outros benefícios. 

*Fonte: Formóbile

 

LEIA MAIS

  1. Marketing B2B: a importância de um bom relacionamento com o cliente
  2. Q&A FiSA aborda a jornada do marketing digital para as empresas alimentícias
  3. Delivery: é melhor investir no marketplace ou no canal próprio?
  4. Uma embalagem para cada público
  5. Seja encontrado na Internet: como divulgar seu negócio
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar