Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Marketing digital: dados e informações são nutrientes para um bom negócio

Article-Marketing digital: dados e informações são nutrientes para um bom negócio

Marketing digital dados e informações são nutrientes para um bom negócio.png
Conhecer o consumidor, seus hábitos, gostos e medos, é fundamental para ser mais assertivo nos produtos oferecidos e na comunicação com o mercado.

O marketing digital é muito mais do que uma simples divulgação, trata-se de um processo que compreende desde os primeiros passos, ou seja, a concepção do produto, até o seu destino final: a comunicação com o público e consumo. Para isso, a obtenção e a análise de dados são fundamentais para qualquer empresa. Com diversas tecnologias à nossa disposição, é possível entender melhor as informações para usá-las de maneira estratégica.

Uma abordagem direta com os consumidores possibilita o melhor desenvolvimento de produtos ou a adaptação de produtos já existentes. Uma das ferramentas que pode ser utilizada é a pesquisa com os públicos de interesse.

No cenário atual, o consumidor possui novas demandas e características marcantes: é altamente informado, inteligente e rápido, deseja ser compreendido e atendido depressa. Para a indústria, o desafio é entender o que oferecer aos clientes, tão importante quanto como oferecer. E é a análise de dados que possibilita identificar tendências e entender o que é melhor para o seu público.

Cada consumidor tem um perfil. A indústria pode traduzir as informações em uma comunicação não invasiva e mais amigável, que vá ao encontro da visão de mundo que seu público tem.

Atuação do marketing digital

Com as ferramentas corretas, o ​marketing digital consegue acompanhar o consumidor. Isso é possível por meio de estratégias de comunicação, com a criação de buyer personas (um perfil semifictício que representa o público-alvo de determinado produto), a atuação em redes sociais, inbound e outbound, e muito mais.

  • Inbound marketing: é uma estratégia que busca atrair e despertar o interesse do consumidor, com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. São utilizados textos, postagens e vídeos, por exemplo, em sua maioria sem vendas, apenas focado no conteúdo.
  • Outbound marketing: é a estratégia mais tradicional, composta por propagandas físicas e digitais, que oferecem um produto ou serviço ao consumidor.

Com o melhor aproveitamento de dados (informações sobre hábitos, gostos, desejos, rendas, composição familiar, dentre outros), é possível ter um melhor aproveitamento na precificação de um produto. Atualmente, esse processo evoluiu e se apresenta mais dinâmico, adaptado ao consumidor.

Um exemplo seria a criação de embalagens com menor quantidade de um alimento, para quem deseja consumir pequenas porções durante o dia, como já pode ser visto em algumas marcas de cereais, sem excluir as embalagens maiores. Também pode-se pensar em produtos adaptados a uma determinada rotina, como os lanches rápidos (congelados ou frescos).

O estilo de comunicação também precisa acompanhar o universo digital. É preciso estar atento aos termos, às modas e até mesmo aos "memes" atuais para se destacar e conversar com o público online.

Conteúdo para ser visto, lembrado e compartilhado

Um conteúdo atraente, bem estruturado, sucinto e cativante. Essas são algumas características da comunicação digital que possibilitam a uma marca participar desse universo tão dinâmico e repleto de informações como é a internet.

Quando falamos de conteúdo de qualidade, estamos falando de conteúdos que conversam com o público-alvo, com seus desejos, "dores" e necessidades. Expor apenas os benefícios que um produto ou alimento pode trazer não é o suficiente tornar um conteúdo valioso. É preciso abordar temas relevantes, assuntos atuais e falar "a língua" do consumidor.

Nesse contexto, as redes sociais devem ser encaradas como vitrines virtuais que proporcionam um conhecimento melhor de seu público-alvo e auxiliam na criação de estratégias. A construção do perfil da marca, com o discurso alinhado com o consumidor e uma boa identidade visual, é fundamental para a sua valorização no ambiente online. É nele que o público irá encontrar a marca, conhecê-la e se relacionar com ela. Oferecer descontos, promoções e interagir com os usuários das redes sociais também são pontos importantes que ajudam a gerar mais engajamento com o público.

Estratégias bem estruturadas de marketing digital, associadas a um conteúdo valioso, geram benefícios para a marca, trazendo uma presença forte na internet e melhorando seu posicionamento de mercado. Também auxilia na construção de uma audiência qualificada, atraindo usuários que tenham afinidade e estejam realmente interessados no produto ou serviço oferecido pela empresa.

Um conteúdo qualificado também contribui com maior retorno para os investimentos realizados. Por meio do marketing digital, é possível otimizar processos por meio da automação (como ferramentas de e-mail marketing, análise de dados e mensuração de resultados, por exemplo), trazendo mais eficiência e resultado, com menos custos do que o marketing tradicional. Além disso, o marketing digital, com um conteúdo qualificado, possibilita a fidelização de clientes, com impactos positivos e a criação de laços duradouros.

Outros pontos a serem considerados na relação digital

Com o marketing digital e os novos hábitos da sociedade, alguns pontos precisam ser considerados nessa nova relação com o consumidor. Hoje, a economia é compartilhada, ou seja, um produto atravessa diversos pontos para chegar até o consumidor. Com o delivery, por exemplo, o consumidor não precisa mais ir ao encontro do produto, mas o produto chega até ele.

No ambiente digital, a comunicação é bilateral, ou seja, o consumidor também tem espaço para se expressar e ser visto. É preciso que a comunicação seja baseada na transparência e no diálogo constantes, com a indústria dando um espaço para que o consumidor tenha voz.

Nesse universo, as ferramentas auxiliam a automatização de processos e permitem uma entrega com mais valor ao cliente. Seja pela comunicação em redes sociais, e-mail ou SMS, o consumidor é alcançável numa comunicação personalizada e individual.

O relacionamento com o cliente também é um ponto fundamental e imprescindível. Com ele, o cliente conhece, se afeiçoa e até mesmo fideliza a marca ou produto, tornando-se seu defensor e maior divulgador. Em um site, por exemplo, pode ser utilizado chat automático e a otimização da página para mobile. Há também a possibilidade de criação de um blog, com conteúdo para educar, nutrir e informar os consumidores, além de proporcionar conteúdos atualizados e relevantes.

É importante destacar que o marketing digital envolve a cultura da empresa/marca, não de apenas uma parte dela, mas de seu todo. Assim, é importante que todas as áreas entendam a importância de conhecer e compreender o consumidor, o que a empresa oferece e os valores que defende.

Q&A

Para ter um panorama completo sobre marketing digital, faça seu credenciamento gratuito na Plataforma Digital da Food Ingredients South America e participe do Q&A (question and answer) no dia 30 de junho, às 10h. Todo mês é realizada uma sessão de bate-papo e "consultoria" exclusiva com especialistas e comunidade científica do Trends to Watch.

Conheça os profissionais do setor que responderão as questões sobre marketing digital na próxima sessão do Q&A:

  • João Flávio Muçouçah Galoppi: Head de Marketing no Brasil da rede de restaurantes Fogo de Chão. No currículo, soma passagens por diversas áreas de negócios de grandes empresas, como PepsiCo, Nestlé, JBS, Bunge e Seara. Um dos pontos altos da carreira foi a implementação do projeto Academia da Carne Friboi, com a globo.com, cujo objetivo era proporcionar à população conhecimento gratuito sobre os diferentes cortes de carne.
  • Maisa Tapajós: Nutricionista e Advogada, Especialista em vigilância sanitária de alimentos, ingredientes e bebidas – Sócia e Fundadora da Regularium.
  • Vicente Ramos: Redator publicitário e conteudista, com pós-graduação em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília. Atua na HQ Content com construção de Narrativa e Storytelling, criação de roteiros, SEO, textos para blog, redes sociais e estratégia de conteúdo e marketing digital. Há mais de 10 anos na jornada como profissional na área de Conteúdo e Redação, acredita no poder da comunicação em transformar através da empatia e entende que existem várias culturas e linguagens, cada uma com seu estilo próprio.
  • Sheila Piestun: Mãe, com 15 anos de experiência profissional, apaixonada por empreendedorismo, teve a ideia de melhorar a relação da cultura de doação no país através da mídia digital, e assim surgiu a startup Calhau Social. Hoje atua como Media & Marketing Coordinator na Informa Markets Brazil, após 3 anos em Dubai trabalhando na Informa Markets Middle East e estruturando a área de soluções digitais para eventos de Saúde no Oriente Médio e África. Palestrante sobre marketing do bem, mídias sociais, mídia programática, Adwords e como criar uma empresa sustentável.

Prepare-se para esse bate-papo lendo o White Paper completo sobre marketing digital disponível no FiSA BrainBOX, um espaço exclusivo para profissionais que atuam em P&DMarketing e Regulatório. Acesse aqui e conheça todas as vantagens de fazer parte desta comunidade.

 

LEIA MAIS

Seu produto realmente tem conteúdo?

Uma embalagem para cada público

Tecnologia de QR Code torna sustentabilidade acessível para consumidor

Food Health Techs: Q&A da FiSA aborda as tendências e desafios da produção de alimentos

Q&A aborda o tema Upcycling Food, movimento que reaproveita 'subprodutos'

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar