Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a experiência do cliente e as embalagens impactam na lucratividade do delivery?

Article-Como a experiência do cliente e as embalagens impactam na lucratividade do delivery?

Como a experiência do cliente e as embalagens impactam na lucratividade do Delivery.png
Especialistas compartilham estratégias para aproveitar ao máximo o mercado sem esquecer da sustentabilidade

O setor de delivery tem ganhado cada vez mais relevância no mercado de alimentos, especialmente com o aumento da demanda durante a pandemia. Ao investir na gestão eficiente do serviço de entrega e na adoção de embalagens sustentáveis e de qualidade, é possível alcançar resultados positivos nesse segmento em expansão. Importante lembrar que o delivery não substitui totalmente o presencial, mas pode ser uma alternativa compensatória em diversos aspectos.

O caminho para uma experiência de qualidade

Erlise Tancredi, Sócia-Diretora da Kitchen Architecture & Retail, ressalta que substituir completamente o atendimento humano pelo delivery não é a melhor abordagem de venda, devido às especificidades de cada serviço e à expectativa dos próprios clientes. E alerta: “A gente tem aí um mercado interessante em que eu posso ter uma possibilidade grande de vendas e estou perdendo por acreditar que passou com a pandemia”.

Alguns pontos essenciais podem garantir um serviço de entrega excepcional que, de acordo com ela, envolve adaptar estratégias, avaliar as melhores soluções logísticas, definir as embalagens adequadas e realizar testes para garantir que seja mantida a temperatura ideal dos alimentos. 

Sobre a importância das embalagens no serviço de delivery, Luiz Squadra, o Luizinho da Squadra Embalagens, destaca que as embalagens não são apenas recipientes, mas também instrumentos de comunicação: “Investir em embalagens de qualidade certificadas pela Anvisa é essencial para garantir a segurança alimentar e transmitir uma imagem positiva da marca”, orienta. 

Além disso, o empresário enfatiza a importância de considerar a sustentabilidade ao escolher as embalagens, uma vez que as gerações futuras são cada vez mais conscientes dessas práticas. E oferece dicas para empreendedores do ramo, como a oportunidade de gerar conexão através das embalagens, tendo em vista que muitos restaurantes esquecem que o delivery é promover uma experiência que fará o cliente voltar, e a embalagem é o primeiro caminho.

Relacionado: Delivery seguro: como garantir a segurança dos consumidores e colaboradores

Estratégias e gestão eficiente no Delivery

Embalagem delivery.png

Flávio Guersola aborda a importância de acompanhar as novidades e indicadores de desempenho no setor de delivery. Ele destaca que o custo de mercadoria vendida, incluindo as embalagens, representa uma porcentagem significativa das despesas: “O investimento em boas embalagens representa de 10% a 12%, no máximo 15%, do custo”. 

Portanto, é essencial controlar as despesas e buscar maneiras de otimizar a rentabilidade. Flávio também destaca a importância de investir em estratégias de marketing e de venda, como promoções, descontos e benefícios, para atrair e fidelizar os clientes, como a sugestão apresentada por Luizinho de encaminhar, nos pedidos recebidos em casa, cupons para uso no restaurante, e vice e versa.

Quanto à relação delivery x salão, o empresário corrobora com a opinião de Erlise: “Nunca será a mesma experiência como se estivesse no restaurante. Ainda bem que não é a mesma, pois se não competiriam”, resume, ao indicar que o objetivo maior é sempre levar o melhor para o cliente no ambiente que ele estiver.

Erlise é categórica quando o assunto é estratégia de negócio: “O delivery pode matar ou eleger o nome do estabelecimento. O empreendedor deve ter o pensamento de como aproveitar esse mercado a ser explorado”.

Relacionado: Delivery: como aumentar seu faturamento

Soluções sustentáveis e de identidade da marca

Giovanna Pires, Social Media e Marketing da Unipell, enfatiza a importância de soluções inteligentes e sustentáveis para melhorar a visibilidade e a identidade da marca no delivery. Ela destaca que cada cliente, independentemente do tamanho do negócio, pode contar com soluções exclusivas e atendimento consultivo: “A gente faz aquele cliente se sentir importante, pertencente ao mercado”. 

As embalagens seladas garantem a integridade dos alimentos durante a entrega. A I9 Menu trabalha com papel triplex extrudado que é antivazamento e permite acomodação no freezer, aquecimento em forno convencional e microondas. 

O consultor de vendas, Cláudio Damasceno, explica que todas as embalagens da marca são fabricadas em materiais sustentáveis “De alguma forma estamos contribuindo com o meio ambiente. Em padrões de primeiro mundo você não vê mais plástico”. Ele apresenta versões em kraft laminado, tampa italiana em papel  e o lançamento na Fispal Food Service: potes em diversos diâmetros para entrega de produtos quentes e frios.

Cláudio sinaliza que o mercado de delivery está em constante evolução, e é importante adaptar-se às demandas dos consumidores, fornecendo embalagens que atendam às suas expectativas e que tenham uma experiência positiva. Por isso, a I9 realiza personalização de todos os itens e possibilita o comodato de máquina de selagem e embalagem.

Expandindo o delivery com dark kitchens

dark kitchen.png

Joana Paixão, Gerente de Negócios da Kitchen Central, fala da opção de dark kitchens para expandir o serviço de delivery com custos operacionais menores. Ela explica que a empresa oferece espaços compartilhados em galpões e fornece suporte desde a parte burocrática até o estudo de concorrência e localização. 

A Kitchen Central disponibiliza suporte para estratégia de vendas e melhores práticas para iniciantes no mercado: “Nosso time de customer success entende a marca, os produtos e atuação da empresa de alimentação para oferecer soluções eficazes”, Joana ressalta. A proposta é viabilizar a expansão do delivery com redução de até 80% do investimento inicial.

“Justamente pela quantidade de custos inferiores, em relação às operações em restaurantes de rua, o dark kitchen apresenta maior potencial de lucratividade”, afirma o consultor Flávio Guersola. Para ele, uma boa gestão de custos libera o orçamento para investimentos de marketing para atração e recompra, desde descontos a entregas gratuitas. Já que o cliente que está satisfeito, além de voltar, traz novos clientes com ele.

 

LEIA MAIS

  1. Entrega de comida: entenda o crescimento desse food service
  2. Direções do delivery de alimentos em 2023
  3. O que o consumidor considera como um bom serviço de delivery
  4. Dark Kitchen: soluções e desafios para entrar nessa nova tendência
  5. Dark kitchens: conheça algumas das empresas que mais investem nessa nova tendência
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar