Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Qual o impacto da nova rotulagem para os suplementos alimentares?

Article-Qual o impacto da nova rotulagem para os suplementos alimentares?

O impacto da nova rotulagem em suplementos alimentares.png
Mudanças ajudam o consumidor nas escolhas mais conscientes, seguras e em doses adequadas às necessidades individuais; confira o artigo da Brasnutri

Não é de hoje que os suplementos alimentares têm ganhado destaque como aliados na melhora da qualidade de vida e bem-estar. Ao contrário do que se imagina, a pandemia da covid-19 não provocou mudanças apenas na forma de comprar dos brasileiros, mas também no comportamento, com o aumento da busca por informações sobre saúde, suplementos e soluções de suporte às necessidades nutricionais básicas do organismo.

Segundo o IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia, e 92% não tem o hábito de incluir frutas com frequência na alimentação. Os suplementos alimentares são produtos com características nutricionais idênticas ou similares às dos alimentos. E, de acordo com especialistas, além de suprir carências da dieta, eles também auxiliam no equilíbrio do organismo e na manutenção da saúde.

Relacionado: Crescimento do mercado de suplementos alimentares

Diante das mudanças na rotulagem brasileira, que passou a vigorar em outubro, as novas regras também passaram a ser exigidas para o setor de suplementos. “Sabemos que o rótulo é uma ferramenta essencial para que o consumidor possa entender o que está adquirindo, de forma que tenha oportunidade de fazer escolhas sadias em benefício da sua própria saúde. Ressaltamos que é primordial zelar pela segurança. Estamos diante de uma transformação significativa para o setor. As empresas devem informar qual o tipo de nutriente que o suplemento contém. Essa é uma nova experiência de consumo para as pessoas, inovadora e mais assertiva”, comenta Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri.

Relacionado: Aprenda como fazer a rotulagem de alimentos segundo as novas normas da Anvisa

Entre as tendências de consumo do setor, além da busca por produtos relacionados a categoria de proteínas, as vitaminas e alimentos para fins especiais também se destacam pela preferência de quem busca um aporte nutricional. A Anvisa estabelece que a rotulagem nutricional de suplementos alimentares deverá seguir o disposto na nova Resolução. O objetivo é proporcionar uma informação mais clara e verdadeira para o consumidor.

“A leitura dos rótulos precisa conversar com o consumidor e facilitar sua escolha no momento de compra. Diante dessa importância, a mudança auxilia no maior entendimento dos produtos, proporcionando mais tranquilidade para quem adquire o suplemento”, completa Synésio.

Relacionado: Nova rotulagem nutricional: saiba as regras e o impacto na indústria

De acordo com o Órgão Regulador, é esperado que as modificações realizadas pela nova legislação possam ser de ajuda para o consumidor no uso das informações nutricionais para a realização de escolhas mais conscientes, seguras e em doses adequadas às suas necessidades individuais.

O suplemento de boa qualidade contribui para o objetivo de performance e traz benefícios ao organismo, sem colocar a saúde em risco. Portanto, entender qual é a necessidade nutricional do organismo (carência proteica, de ácidos graxos ou energética, se precisa da ergogênese por creatina etc.), por meio da orientação de um profissional habilitado, é primordial no momento de escolher o suplemento alimentar.

*Brasnutri – Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais

O Summit Future of Nutrition, congresso científico da Fi South America, reserva um dia para os ingredientes funcionais e nutracêuticos. O dia 8 de agosto será dedicado aos Health Ingredients. Garanta já seu ingresso no site oficial.  

[FiSA]Botão-Credenciamento-Summit.gif

LEIA MAIS

  1. Seis componentes de destaque na produção de suplementos para esportistas
  2. Whey Protein: conheça seus benefícios para a saúde
  3. Glutamina: a quem o suplemento é destinado?
  4. Suplementos para pessoas com mais de 50 anos: conheça algumas soluções
  5. Probióticos, prebióticos e pós-bióticos: definições, usos e possibilidades na indústria de alimentos
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar