Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Whey Protein: conheça seus benefícios para a saúde

Whey Protein conheça seus benefícios para a saúde.png
Proteína extraída do soro do leite possui moléculas que ajudam no fortalecimento do sistema imune.

Uma das consequências relacionadas ao desequilíbrio na alimentação é o desenvolvimento de doenças. Uma dieta pouco saudável pode ter um impacto negativo na saúde. Baixa imunidade, mal-estar, cansaço, entre outros, são alguns dos sinais da falta de nutrientes no organismo.

A necessidade do consumo adequado de proteínas vai além do público que pratica atividade física, como atletas e desportistas em geral. Por ser uma proteína de ótima qualidade, a composição do whey protein (proteína extraída do soro do leite) ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Estudos realizados no Reino Unido mostram que a suplementação contribui para a prevenção do diabetes, controle do nível de açúcar e na redução do risco de doença cardíaca.

As proteínas são moléculas formadas por unidades que chamamos de aminoácidos. Entre os 20 existentes, 8 são considerados essenciais, ou seja, não são produzidos pelo corpo e precisam ser adquiridos por meio da alimentação e da suplementação, quando necessária. De acordo com especialistas, a saúde do indivíduo fica comprometida quando a ingestão de proteínas é baixa, pois ocorre no organismo um tipo de desnutrição, que gera vários sintomas, como: excesso de fadiga, queda acentuada de cabelo, perda de massa muscular e queda das defesas do organismo.

Além da quantidade excelente de proteína, o whey protein possui alto valor biológico (alto aproveitamento pelo corpo), gera saciedade e ajuda na recuperação muscular por conter todos os aminoácidos essenciais. Possui moléculas que ajudam no sistema imunológico, como as imunoglobulinas e lactoferrina, componentes do leite materno humano, que atuam na defesa contra vírus, bactérias e fungos.

Segundo os nutricionistas, o consumo adequado de nutrientes que fazem parte da recuperação muscular, como a proteína e vitaminas do complexo B, assim como uma rotina de exercícios de força, é importante para evitar a perda da autonomia e independência pessoal, o maior problema quando falamos de envelhecimento.

A perda de massa magra, comum após os 50 anos de idade, é chamada de sarcopenia e pode ser evitada com a estratégia da alimentação adequada e exercício. Desta maneira, se previne os danos causados por quedas e fraturas, mantendo assim todos os movimentos do corpo saudáveis ao longo da vida.

O suplemento alimentar tem o papel de suprir as necessidades adequadas que o organismo precisa, conforme a avaliação do profissional habilitado. Tanto para segurança como garantia de eficácia, é imprescindível que o produto esteja de acordo com as normas de comercialização e as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Por isso, é importante que o consumidor observe atentamente as informações nutricionais e a lista de ingredientes contidas no rótulo do suplemento de whey protein.

 

*A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais - Brasnutri, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor.

 

LEIA MAIS

Suplementação esportiva: o que saber sobre o tema

Glutamina: a quem o suplemento é destinado?

Conheça os benefícios da suplementação de BCAA para desportistas

A vitamina D está em alta na busca por melhora da imunidade

Além do whey protein: alternativas para o mercado de suplementos

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar