Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Suplementação esportiva: o que saber sobre o tema

Suplementação esportiva o que saber sobre o tema.jpg
Você sabe o que é, como funciona e quais são as novidades no cenário da suplementação esportiva? Aprenda mais sobre o assunto.

A suplementação esportiva é uma ótima alternativa para potencializar o desempenho dos atletas, pois intensifica a disposição, repõe vitaminas e recupera os músculos do esforço causado pelo treino ou competição.

Porém, vale ressaltar que a suplementação esportiva precisa ser acompanhada por um profissional da área da saúde para trazer mais segurança e eficiência no uso dessas substâncias.

Adriano Vizotto, CEO da Chlorophyll For Athletes, explica que a suplementação esportiva é uma forma de proporcionar os componentes nutritivos necessários para facilitar a formação de massa muscular, potencializar o desempenho dos atletas e auxiliar na recuperação dos músculos após a prática de exercícios físicos.

“Serve para complementar a alimentação saudável, porém nunca como forma de substituição”, alerta o especialista.

Principais ingredientes utilizados na suplementação esportiva

Atualmente, há uma série de ingredientes que podem ser utilizados na suplementação esportiva. Entre os principais ingredientes, Vizotto cita a proteína do soro de leite (principal componente do whey protein) e as vitaminas e minerais nos polivitamínicos.

Há também os suplementos mais específicos para cada tipo de esporte ou objetivo, “como a creatina, que aumenta a força e a capacidade dos músculos, e a leucina, isoleucina e valina, que são os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), usados pelos músculos para obter energia”, explica ele.

O especialista reforça que há ainda a classe dos termogênicos, geralmente à base de cafeína, “que ajudam o exercício em uma intensidade constante por mais tempo, além de reduzirem a sensação de fadiga e serem um forte aliado na perda de gordura”.

Avanço tecnológico na indústria de suplementos

O que pode aparentar serem novos ingredientes na fabricação de suplementos, segundo Vizotto, são na verdade novas tecnologias aplicadas aos ingredientes que já existem. “O que há é o avanço tecnológico da indústria de suplementos, que potencializa os ingredientes já existentes para oferecer maior rendimento atlético aos seus usuários.”

Sobre as novas utilizações, o especialista cita ingredientes como a maca peruana e o tribulus terrestris. “Eles são conhecidos há muito tempo em seus locais de origem, porém foram descobertos pela indústria de suplementos esportivos há pouco mais de uma década”, explica o CEO da Chlorophyll For Athletes.

O futuro do segmento

A indústria de suplementos esportivos, assim como todos os setores, está sentindo os avanços da tecnologia, que vem para contribuir e aperfeiçoar os processos. Vizotto acredita que o avanço tecnológico trará mudanças positivas para o mercado e reforça que a personalização será um grande salto na indústria.

“Atualmente, já existe uma empresa americana que oferece suplementos personalizados, a partir de uma avaliação metabólica (realizada de forma on-line). Através desses dados, a fórmula é composta e entregue ao usuário”, explica.

O que é preciso saber antes de fabricar suplementos esportivos

Para fabricar suplementos esportivos, é preciso primeiro conhecer a regulamentação. “A principal condição é conhecer os detalhes e cumprir à risca as resoluções e marcos regulatórios da ANVISA e do Ministério da Saúde, que contemplam definições, regras de composição, qualidade, segurança, rotulagem e demais requisitos”, ressalta Vizotto.

Além disso, é fundamental conhecer bem o mercado, analisar os seus concorrentes e encontrar os potenciais consumidores — regras básicas para iniciar qualquer tipo de negócio.

Quer saber mais sobre a suplementação esportiva? Confira também: Além do whey protein: alternativas para o mercado de suplementos. Boa leitura

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar