Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça os benefícios da suplementação de BCAA para desportistas

Conheça os benefícios da suplementação de BCAA para desportistas.jpg
Uma das suplementações mais utilizados por desportistas e atletas, o chamado BCAA, é formado por aminoácidos que possuem funções de recuperação muscular.

Como todo ano, durante o verão, as pessoas ficam mais estimuladas a praticar exercícios. Muitas optam por se matricular em uma academia, iniciar um treinamento de força, participar de corridas e caminhadas ou ainda fazer aulas coletivas ou exercícios localizados.

Atualmente a prática da musculação vem aumentando entre os brasileiros, quer seja devido à preocupação com a estética ou pela busca de um estilo de vida saudável. Dentro deste contexto, existe ainda o interesse pelo consumo de suplementos alimentares para auxiliar nos objetivos de performance, saúde e bem-estar.

Um dos suplementos mais utilizados por desportistas e atletas, é chamado de BCAA, formado pelos aminoácidos de cadeia ramificada – valina, leucina e isoleucina – que são essenciais, porém não são produzidos pelo organismo, sendo adquiridos pela ingestão de alimentos ou suplementos.

Estudos científicos apontam os aminoácidos da cadeia ramificada possuem funções de recuperação muscular.  Nosso corpo não consegue produzir nenhum aminoácido essencial, desta maneira, é necessário consumir via alimentação ou em alguns casos via suplementação. Os BCAAs são metabolizados no músculo esquelético, podem promover síntese proteica, reduzir o catabolismo e em algumas situações servir de substrato para a gliconeogênese1.

Pode promover a síntese proteica, reduzir o catabolismo e em algumas situações servir de substrato para a gliconeogênese. Evidências científicas apontam que a suplementação pode acelerar o reparo do dano muscular após a prática de exercício2.

Com a característica de oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição, os suplementos alimentares desempenham um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, dentre outras. Para o consumo destes, é necessário lembrar que é imprescindível a orientação profissional, para equilibrar a alimentação, de maneira que não falte nenhum tipo de nutriente para o organismo.

Ao adquirir o suplemento alimentar, o consumidor precisa estar atento às normas de comercialização, verificar a composição discriminada no rótulo do produto e se este possui o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Referências:

1. Rahimi, M. H., Shab-Bidar, S., Mollahosseini, M. & Djafarian, K. Branched-chain amino acid supplementation and exerciseinduced muscle damage in exercise recovery: A meta-analysis of randomized clinical trials. Nutrition 42, 30–36 (2017).

2. Fouré, A. & Bendahan, D. Is branched-chain amino acids supplementation an efficient nutritional strategy to alleviate skeletal muscle damage? A systematic review. Nutrients 9, 1–15 (2017).

 

*A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais - Brasnutri, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor.

 

LEIA MAIS:

Suplementação esportiva: o que saber sobre o tema

Além do whey protein: alternativas para o mercado de suplementos

O cenário da suplementação na atualidade

Beta-alanina traz novas perspectivas para o setor de suplementos alimentares

Confira as principais mudanças esperadas na regulamentação de alimentos em 2022

 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar