Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira as principais mudanças esperadas na regulamentação de alimentos em 2022

Confira as principais mudanças esperadas na regulação de alimentos em 2022.jpg
Nos últimos dois anos houve grandes mudanças e desenvolvimentos no nível regulatório para alimentos e suplementos alimentares. Quais avanços esperar para 2022?

Ninguém esperava que, em tempos de pandemia, com a maioria das populações mundiais isoladas e passando mais tempo do que nunca em casa, isso trouxesse grandes avanços positivos para a regulamentação de alimentos.

Tanto em 2020 como em 2021, houve grandes mudanças e desenvolvimentos no nível regulatório para alimentos e suplementos alimentares. Agora, que outras mudanças podemos esperar em 2022?

Sem dúvida, a rotulagem nutricional frontal continua sendo um dos principais tópicos regulatórios na América Latina.

Rotulagem nutricional frontal

A partir de outubro de 2022, a rotulagem nutricional frontal deve começar a ser implementada no Brasil, além das mudanças na tabela nutricional. O principal desafio está na harmonização da rotulagem nutricional do bloco do Mercosul, do qual o Brasil faz parte.

A regulamentação harmonizada do Mercosul para a rotulagem nutricional está em revisão há anos para poder atualizá-la, porém, se um acordo não for fechado antes de outubro, o Brasil avançaria implementando as mudanças já aprovadas, além da rotulagem frontal.

Tanto a Argentina quanto a Colômbia aprovaram suas respectivas leis de alimentação saudável em 2021, que determinam o desenvolvimento e a implementação de um esquema de rotulagem nutricional frontal, no entanto, em ambos os casos, eles ainda estão na fase de desenvolvimento regulatório.

Considerando os tempos estabelecidos em ambas as leis, o regulamento deve estar pronto, idealmente, durante o primeiro semestre de 2022.

RELACIONADA: Anvisa publica Guia sobre a Nova Rotulagem Nutricional

Aditivos alimentares

Outra questão relevante, da qual podemos esperar mudanças em 2022, diz respeito à área de aditivos alimentares. O bloco do Mercosul, que passou anos revendo a regulamentação harmonizada de aditivos alimentares, deve chegar a um acordo e poderá fazer a atualização no próximo ano.

É sem dúvida algo muito aguardado, pois ajudaria a acompanhar os avanços tecnológicos na área. Eles finalmente chegarão a um consenso? Tudo indica que a lista atual seria eliminada e seria adotado um modelo em que se tome como referência o que já é aprovado pelo Codex Alimentarius e pela Comunidade Europeia.

A região da América Latina é uma das mais dinâmicas em termos regulatórios, por isso é sempre importante estar atualizado e não perder as novidades. Isso permite que você se antecipe as mudanças e esteja preparado da melhor maneira.

Eugenia Muinelo, Gerente de Assuntos Regulatórios em EAS Strategies

EAS Strategies é um centro global de especialistas em consultoria regulamentar para a comercialização de alimentos, suplementos alimentares e matérias-primas. Fornecemos cobertura de âmbito regional, cobrindo todos os países da região da América Latina, Europa, África, Oriente Médio, Oceania, Rússia, e Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e países do Sudeste Asiático.

 

LEIA MAIS:

Argentina aprova Lei sobre Rotulagem Nutricional Frontal

Mais uma vez, Uruguai modifica os perfis nutricionais para rotulagem frontal de alimentos

Novidades regulatórias de suplementos alimentares na América Latina

Equador autoriza o uso de cannabis e seus derivados como ingrediente em alimentos e suplementos alimentares

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar