Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mais uma vez, Uruguai modifica os perfis nutricionais para rotulagem frontal de alimentos

rotulagem frontal de alimentos.png

Poucos dias antes de começar a fiscalizar a implementação da rotulagem frontal dos alimentos, o governo do Uruguai modificou, pela segunda vez, os perfis nutricionais para categorizar os alimentos com excesso de açúcares, gorduras saturadas, gorduras totais e sódio. Parece que essa política pública vem com vários desafios desde o início.

O Uruguai aprovou seu esquema de rotulagem frontal em 2018 com seus perfis nutricionais correspondentes. Assim que começou a ser implementada em março de 2020, a mudança de Governo suspendeu sua vigência e adiou para aguardar as discussões para a harmonização da rotulagem frontal no âmbito do Mercosul. Porém, em setembro do ano passado foi publicada a primeira modificação dos perfis nutricionais, para desgosto da Organização Pan-Americana da Saúde e outras sociedades científicas que repudiaram a medida.

Mesmo assim, o governo havia anunciado que em fevereiro de 2021 a aplicação da rotulagem frontal começaria a ser fiscalizada. E foi aí, apenas 5 dias antes do início da fiscalização, que foram emitidos novos perfis nutricionais, um pouco mais frouxos para alimentos com apresentação sólida. No caso dos líquidos, os perfis permaneceram os mesmos do ano passado.

Vale ressaltar que grande parte dos produtos do mercado já estavam em conformidade com a rotulagem frontal antes de começar a ser controlada, então agora será necessário estudar qual impacto eles terão nos produtos e mesmo assim, nas escolhas de compra dos produtos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar