Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Nova rotulagem nutricional: saiba as regras e o impacto na indústria

Nova rotulagem nutricional: saiba as regras e o impacto na indústria
As regras para novos produtos entram em vigor em outubro. Principais mudanças envolvem a implementação da rotulagem frontal, novos padrões da tabela nutricional e critérios para alegações nutricionais.

Em breve, os consumidores começarão a notar embalagens diferentes e até mesmo produtos reformulados à venda, novidades que estão sendo motivadas pela nova rotulagem nutricional, que começa a ser implementada no Brasil de maneira escalonada. Os clientes vão sentir os impactos da mudança regulatória em outubro, mas o novo cenário já movimenta toda a cadeia da indústria alimentícia, e os preparativos para se adequar aos novos padrões de rótulos se tornam cada vez mais intensos com a aproximação do prazo de adaptação.

A rotulagem nutricional reúne as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre as alegações nutricionais e a respeito do selo em formato de lupa que ficará na parte frontal das embalagens. A nova rotulagem frontal informará aos consumidores a respeito de alimentos e bebidas com alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

"A nova rotulagem frontal ajuda na tomada de decisão do consumidor que lê os rótulos, pois ela padroniza a informação nutricional em cem gramas. Para quem tem dietas com alguma restrição, a lupa poderá ajudar na indução de consumo", afirmou Augusto Ichisato, engenheiro de alimentos e Diretor Geral da FoodBrasil.

O descumprimento das novas regras pode acarretar advertência, multa, apreensão ou inutilização do produto, suspensão de venda e proibição de propaganda. O Food Connection preparou um ebook com as principais mudanças – que envolvem a implementação da rotulagem frontal, novos padrões da tabela nutricional e critérios para alegações nutricionais. Para saber quais os maiores desafios da indústria para se adequar, conversamos com representantes da Coca-Cola e do Grupo Vigna Brasil.

Baixe gratuitamente o ebook clicando abaixo. Cadastre-se e tenha acesso à todo material rico do Food Connection.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Food Connection lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.