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Tendências em cárneos: confira cases de inovação e personalização

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Inovar e personalizar é cada vez mais necessário no setor de cárneos para atrair consumidores mais exigentes; veja algumas novidades da indústria

No mundo do luxo, a experiência personalizada dos clientes sempre foi um requisito de diferenciação bastante importante. Mas, nos últimos anos, essa tendência está se espalhando para produtos mais comuns e de menor valor agregado, como costumavam ser os produtos cárneos.

Hoje, o consumidor está mais disposto a experimentar produtos mais sofisticados, que garantam uma nova experiência.

Para isso, cabe à indústria frigorífica repensar a forma de produzir e apresentar seus produtos, com novos padrões de cortes, embalagens diferenciadas e novas experiências de consumo.

Pesquisas realizadas pelas empresas do setor identificaram cinco grupos de tendências para os próximos anos no setor de cárneos, são elas:

  • Sensorialidade e aumento da sensação de prazer: a indústria da carne deve desenvolver cada vez mais alimentos premium, que atendam todo tipo de consumidor;
  • Saudabilidade e bem-estar: produtos light/diet, energéticos, fortificados e que estejam em conformidade com a proteção ambiental;
  • Conveniência e praticidade: pratos prontos, produtos porcionados, produtos com embalagens que podem ir ao micro-ondas;
  • Confiabilidade e qualidade: o produto deve, cada vez mais, ter garantia de origem, com a apresentação de selos que comprovem a qualidade e os processos, da fazenda ao varejo;
  • Sustentabilidade e ética: estes pontos estão muito em alta, e para atendê-los a indústria da carne deve investir cada vez mais em soluções como embalagens recicláveis e selos ambientais.

Selos e certificações

Uma coisa é certa: uma melhor imagem da carne brasileira no mercado internacional depende cada vez mais das certificações. São muitos os sistemas de certificação que resultam em vantagens para o produtor, a indústria e o consumidor.

Um case de sucesso relacionado às certificações é do Grupo VPJ. Lenise Mueller, coordenadora de Marketing da VPJ Alimentos, ressalta que a empresa investe para conquistar certificações específicas, além de sistemas de classificação de carcaças.

“Estes são grandes diferenciais da nossa indústria e fazem parte do nosso pioneirismo, pois fomos os primeiros a conquistar essas certificações”, garante Lenise.

Na empresa, 100% dos bovinos da raça angus adquiridos são certificados pela Associação Brasileira de Angus, cumprindo obrigatoriamente as seguintes características:

  • Padrão racial: 50% angus
  • Cobertura de gordura mediana ou uniforme
  • Machos castrados e fêmeas de até 2 dentes

Além disso, a empresa realiza outras análises relacionadas à qualidade para buscar o selo Angus Gold, que representa as carnes premium, que contempla:

  • Avaliação da cor
  • Avaliação do grau de marmoreio (modest)
  • Padrão racial: 50% angus
  • Animais de 20 meses
  • Teste de pH de até 5,79

“Na VPJ não é toda a carne que recebe o selo de excelência gold. O processo é bem rigoroso e a carne tem que fazer por merecer essa diferenciação, ou seja, tem que atingir toda a excelência de processos ainda dentro da porteira, ou seja, na fazenda”, salienta a coordenadora de Marketing da VPJ Alimentos.

Tecnologia de embalagens

Conveniência, segurança alimentar e sustentabilidade são aspectos que já fazem parte dos hábitos de compra do consumidor e terão importância cada vez maior. O desafio da indústria da carne é atender essas demandas, considerando todo o ciclo de vida do produto.

Para tanto, é fundamental que a indústria de carnes invista em tecnologias de embalagens e em cortes mais porcionados, de acordo com a demanda e tipo de cliente.

Nesse contexto, a tecnologia de embalagem a vácuo começa a ganhar espaço, pois permite a redução de aditivos para preservação do alimento, mantendo a qualidade da carne por mais tempo e aumentando o shelf life do produto, que pode chegar a 120 dias.

A embalagem a vácuo oferece uma alta barreira, aprimora os sabores e evita a oxidação das gorduras e vitaminas, levando o consumidor a ter uma nova experiência de consumo.

Rodrigo Maia, head de Marketing da empresa, explica que sua indústria entrega ao consumidor um produto bastante diferenciado e único. “Temos produtos com embalagens super premium, com as melhores peças cárneas envoltas em papel de seda. Essa é uma experiência única que queremos levar aos nossos consumidores”, complementa.

Do aprimoramento dos processos produtivos, da fazenda à produção industrial, e além, nas soluções voltadas para o varejo, a indústria de produtos cárneos desenvolve soluções modernas para atender as demandas cada vez mais sofisticadas do consumidor, que já não se limita a consumir o que a indústria coloca à disposição, mas passa a exigir novidades conforme seus gostos específicos. E as empresas precisam estar preparadas para garantir inovação e personalização para se manterem relevantes num mercado cada vez mais concorrido. 

 

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