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Comportamento do consumidor: Saúde como estilo de vida

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Na busca por imunidade, hábitos mais saudáveis, exercícios físicos e dietas, o consumidor brasileiro investe cada vez mais em produtos que ofereçam benefícios; conheça os números desse mercado

Com a busca por um estilo de vida mais saudável sendo uma prioridade mundial, é importante que a indústria alimentícia esteja atenta ao comportamento do consumidor a fim de identificar tendências e oportunidades. Segundo a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, em parceria com o Instituto Kantar, 91% estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%.

A pesquisa revelou ainda que 40% dos brasileiros querem investir na perda de peso; 73% dos entrevistados buscam praticar hábitos alimentares saudáveis; e 33% pretendem minimizar o risco de outros problemas de saúde associados ao ganho de peso.

Na busca por hábitos mais saudáveis, exercícios físicos e dietas, a população brasileira adere a produtos que ofereçam mais energia, nutrientes e colabore na otimização de resultados.

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Segundo a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado fitness brasileiro faturou US$ 2,1 bilhões em 2019. Isso o posiciona como o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá.

O aumento de interesse no setor está relacionado diretamente aos benefícios de atividade física para a saúde, à busca por bem-estar e à promoção da beleza. Assim, a procura por novidades é constante. Isso representa uma oportunidade para a indústria, seja oferecendo mais sabor em produtos já conhecidos, como energéticos e suplementos, seja desenvolvendo novos produtos para esse público.

O tema "Tendências - Saúde, imunidade e acesso" será abordado no evento digital ao vivo Q&A FiSA, em 15 de dezembro. Faça seu credenciamento gratuito.

A busca por imunidade pela alimentação

Os alimentos são fonte de nutrientes essenciais para a prevenção e o tratamento de doenças ao longo de toda a história. Nos últimos anos, eles também se tornaram sinônimo de maior qualidade de vida, bem-estar e disposição. Hoje, o consumidor não se alimenta apenas para repor nutrientes ou manter seu corpo saudável, mas também para ter mais disposição, apreciar sabores e sentir-se bem.

Podemos dizer que o aumento do consumo de alimentos saudáveis foi acelerado pela pandemia, principalmente entre os brasileiros. Claro que já havia um crescimento constante antes, mas o novo cenário impulsionou a busca por alimentos saudáveis e funcionais.

Segundo a Euromonitor Internacional (2021), em 2020, as vendas de produtos saudáveis, que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados, atingiram R$ 100 bilhões no país. É considerada a maior cifra para essa categoria desde 2006, quando o segmento de alimentos começou a ser monitorado pela consultoria.

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Reforçando a tendência de busca por mais saúde e imunidade, o mais recente estudo Consumer Insights, da Kantar (2021), demonstra que, no 2º trimestre de 2021,  houve um aumento na busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis, especialmente nas horas do lanche, retomando níveis constatados no período pré-pandemia. O estudo também reforça que as ocasiões com necessidade de saudabilidade cresceram 15% entre os brasileiros em relação ao mesmo período em 2020. Lares com crianças e adolescentes de até 18 anos registraram um aumento de 9,1% em ocasiões de consumo.

Um dos principais motivos para que os consumidores valorizem uma alimentação mais saudável é o desejo de prevenir doenças, ou seja, aumentar sua imunidade. Dentre os produtos considerados importantes para a saúde e que previnem doenças estão: ômega 3, aveia, óleo de peixe, grãos integrais, chocolate amargo, soja, produtos fortificados com vitaminas, sais minerais, fibras e outros. Saladas e frutas também são consideradas pelo consumidor como saudáveis, principalmente por sua origem orgânica e por serem “produtos frescos”.

Há também a preocupação com doenças contagiosas, como a covid-19, o que amplia a busca por produtos probióticos e com antioxidantes, que possuem apelo de aumento do sistema imunológico.

Efeitos na indústria

A indústria deve estar atenta sobre como utilizar ingredientes naturais e informar os benefícios para a saúde em suas embalagens para ganhar a confiança do consumidor. Utilizar produtos orgânicos e naturais pode ser uma alternativa, uma vez que um estudo da Innova aponta que, diante do ceticismo dos consumidores em relação aos benefícios efetivos dos produtos funcionais, há um crescimento do consumo de frutas e outros ingredientes que oferecem naturalmente os mesmos princípios ativos. Assim, os consumidores escolhem produtos que vão ao encontro do seu desejo de consumir algo “mais natural” e atenda às suas expectativas.

Uma marca que consiga oferecer um produto funcional e nutritivo, com responsabilidade ambiental e social, caminha para conquistar o consumidor moderno. Assim também é preciso pensar numa comunicação assertiva e transparente com mercado e consumidores, deixando claro todo o processo, desde a obtenção de matéria-prima, à distribuição e ao consumo dos produtos.

Com base nos dados apresentado, é possível inferir que um dos papéis fundamentais da indústria é oferecer opções para que o consumidor possa ter a melhor experiência na transição de hábitos. Isso significa preservação de sabor, texturas e qualidade.

Q&A

Para ter um panorama completo sobre "Tendêcias - Saúde, imunidade e acesso: os principais ingredientes para a indústria de alimentos", faça seu credenciamento gratuito na Plataforma Digital da Food Ingredients South America na Plataforma Digital FiSA Xperience, da Food ingredients South America, e participe do Q&A (question and answer) no dia 15 de dezembro, às 10h. Todo mês é realizada uma sessão de bate-papo e "consultoria" exclusiva com especialistas e comunidade científica do Trends to Watch.

Conheça os profissionais do setor que responderão as questões sobre Saúde, imunidade e acesso na próxima sessão do Q&A:

  • Gabriela Faria de Oliveira: Graduada em nutrição. "Durante a graduação tive a oportunidade de estagiar no Instituto do Rim do Paraná onde acompanhei pacientes em hemodiálise. Após a graduação, fiz residência hospitalar multiprofissional no Hopital de Clínicas do Paraná com enfoque em pacientes adultos e idosos. Ali obtive maior experiência em nutrição considerando a nutrição clínica no contexto de diferentes patologias. Após a residência, passei a trabalhar na empresa em que atualmente estou, a Prodiet Medical Nutrition. Sou analista científico, função que envolve o aprofundamento em estudos, a aplicação da ciência em produtos para nutrição e também o desenvolvimento de pesquisas".
  • Maisa Tapajós: Nutricionista e Advogada, Especialista em vigilância sanitária de alimentos, ingredientes e bebidas – Sócia e Fundadora da Regularium.
  • Vicente Ramos: Redator publicitário e conteudista, com pós-graduação em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília. Atua na HQ Content.

Prepare-se para esse bate-papo lendo o White Paper completo sobre Saúde, imunidade e acesso disponível no FiSA BrainBOX, um espaço exclusivo para profissionais que atuam em P&DMarketing e Regulatório. Acesse aqui e conheça todas as vantagens de fazer parte desta comunidade.

 

 

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