Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

7 principais problemas que levam uma franquia de alimentação a falência

Article-7 principais problemas que levam uma franquia de alimentação a falência

7 principais erros que levam uma franquia de alimentação a falência.png

O especialista Luis Nardi aponta quais os principais erros que podem levar uma franquia de alimentação a falir; saiba como superar esses desafios!

Adquirir uma franquia de alimentação é muitas vezes visto como um caminho seguro para empreender no ramo, oferecendo um negócio já consolidado. No entanto, a realidade mostra que as franquias também estão sujeitas a erros, e estas podem ocorrer de forma rápida e levar um negócio a falir.

Veja a seguir os principais pontos de atenção para evitar a falência de franchising.

1. Seleção do franqueado ideal

A complexidade operacional de cada negócio exige a escolha cuidadosa do perfil do franqueado e suas expectativas. A falta de habilidade para lidar com a operação pode levar a expectativas não atendidas e impactar negativamente os resultados.

2. Plano de negócio e capital de giro

Um plano de negócio sólido e realista é essencial para guiar o empreendimento. A negligência nesse aspecto pode levar a problemas financeiros graves, especialmente durante a fase de implantação.

3. Manuais operacionais e fluxos de trabalho

A ausência de manuais operacionais claros e fluxos de trabalho otimizados pode resultar em erros, desperdícios e uma equipe desorientada, afetando diretamente os resultados do negócio.

Relacionado: Como franquear seu negócio de alimentação?

4. Expansão e distribuição de insumos

A expansão sem resolver falhas operacionais pode levar a problemas replicados em todas as unidades. Além disso, uma má distribuição de insumos aumenta os custos e impacta os resultados financeiros do franqueado.

5. Treinamento e suporte

A falta de treinamento adequado para os franqueados e a ausência de suporte contínuo podem reduzir a capacidade de vendas e gestão da rede, prejudicando os resultados.

6. Conflitos na comunicação

A falta de clareza nos deveres e obrigações pode levar a conflitos entre franqueador e franqueado, comprometendo a colaboração necessária para o sucesso do negócio.

7. Concorrência desleal e marketing 

O mercado de franquia de alimentação é altamente competitivo, e é crucial para as franquias estarem atentas às estratégias da concorrência. Investir em tecnologia e estratégias de marketing inovadoras é essencial para reconquistar públicos e garantir a relevância no mercado.

Relacionado: Franquias: food service é destaque no setor com alta de 17,5%

Como franquear o negócio com segurança?

A minha dica para você formatar seu negócio de alimentação através de franquia e expandir com segurança e rentabilidade é mapear minuciosamente todos os processos, desde o recebimento de mercadorias até os diferentes tipos de armazenamento, controle de estoque, pré-preparo e o passo a passo operacional da produção de cada item do cardápio.

Com tudo mapeado, você terá maior facilidade para desenvolver os fluxos de trabalho e criar checklists, além de elaborar um plano de negócio realista e funcional, respeitando a demanda produtiva necessária para abastecer o salão e o serviço de delivery.

Dessa forma, sua operação ficará mais clara para o franqueado e sua equipe, facilitando a implantação de controles para gerar indicadores como CMV, DRE e margem de contribuição.

Com esses dados em mãos, será mais fácil compreender as necessidades da rede e atender com novos produtos, ações de datas comemorativas e treinamentos específicos, contando com um suporte operacional eficiente.

*Luis Fernando Nardi, fundador da Assertiva Food Service, empresa especializada em replicação de processos gastronômicos para redes de franquia, implantação e suporte operacional para franqueados.

 

LEIA MAIS

  1. [Ebook] Gestão de recursos no food service para melhorar o lucro
  2. Gestão no food service: Operações eficientes e ágeis para expandir
  3. [GUIA] Automação no food service: o que saber para otimizar seu negócio
  4. Tendências em food service e sorvetes para 2024
  5. Equipamentos inteligentes: tendências para cozinhas 4.0
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar