Ei, você que está me lendo! Você já se pegou perdido em meio a um estoque caótico? Com certeza! E sabe o quanto é desesperador tentar controlar todas aquelas mercadorias e não saber nem por onde começar.
Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a transformar esse pesadelo em um sonho de empreendedorismo bem-sucedido.
Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa: estoque pode até parecer chato, mas é essencial para o sucesso de um negócio de food service. E se você ainda tem dúvidas, pergunte para o último empreendedor que ignorou essa parte crucial do seu empreendimento - ah, espera, ele não está mais no ramo!
Imagine deixar uma mala cheia de dinheiro aberta em cima de uma mesa. Seria uma situação muito arriscada, não é mesmo? Pois bem, o estoque é tão importante quanto aquele dinheiro.
Por isso, é fundamental manter um controle rigoroso para garantir que seu restaurante ou bar tenha lucro e não acabe falindo.
Mas calma, não precisa se assustar. Com algumas boas práticas, você pode controlar seu estoque de forma eficiente e tranquila.
Apuração do Custo de Mercadoria Vendida
Uma delas é a apuração do Custo de Mercadoria Vendida (CMV), que é um dos indicadores mais importantes para medir o sucesso do seu empreendimento.
Para chegar a um cálculo real do CMV, é preciso:
- Apurar o estoque inicial do mês (EI)
- As compras realizadas ao longo do mês
- O estoque final (EF).
- Faturamento do período
CMV = (EI + Compras - EF) / Faturamento do período
Com essas informações em mãos, fica fácil calcular o CMV do período e avaliar se as coisas estão caminhando bem ou se é preciso tomar medidas para melhorar. E quanto MENOR o CMV, melhor!
Regras para um bom controle de estoque
E para te ajudar ainda mais, trouxemos aqui 6 regras de ouro para você aplicar no seu negócio e garantir um bom controle de estoque.
1. Fichas técnicas: é fundamental saber exatamente como se montam os pratos que você vende, com as quantidades de cada ingrediente. Assim, você pode comprar apenas o que precisa e, através do seu sistema de gestão, controlar o estoque automaticamente.
2. Alguns fornecedores: não dependa de um único fornecedor. Ao ter mais de um, você pode aproveitar a competição do mercado e focar nos produtos que cada um oferece de forma mais vantajosa.
3. Lei de Pareto ou também conhecida como Curva ABC: descubra quais são os 20% dos insumos que representam 80% da sua lucratividade e foque neles.
4. Alto rigor na entrada e saída de insumos: verifique sempre a entrada dos produtos, conferindo notas e pesando os itens. Na saída, controle o que está saindo e para quem, para evitar perdas e fraudes.
5. Organização: manter o estoque trancado e a cozinha bem organizados é essencial para facilitar o controle e evitar erros.
6. Sistema de gestão de compras: invista em um sistema de informática que possa controlar os insumos e as transações do seu negócio, mas não se esqueça de treinar bem a equipe que vai lidar com ele.
Lembre-se que o sucesso do seu empreendimento depende de muitas variáveis, mas um bom controle de compras e de estoque são dos pilares mais importantes.
Afinal, nem sempre dá pra aumentar o preço, pensando em melhorar as margens. Seu lucro, não está nas vendas! Está nas compras, anote esta dica valiosa.
Com essas dicas, você pode retomar o controle do seu negócio e ter mais segurança para crescer e prosperar.
Boa sorte e ótimas vendas!