O protagonismo da gastronomia brasileira tem sido, cada vez mais, conquistado pelas mulheres. Em um ambiente majoritariamente masculino, as cozinhas dos grandes restaurantes estão sendo comandados por chefs talentosas que imprimem sabor e personalidade.
No Dia Internacional da Mulher, celebramos algumas das chefs brasileiras que estão se destacando e redefinindo a cena gastronômica do país.
Chef Neusi Machado, do Tangará Jean-Georges

A cozinha sempre foi o verdadeiro lar de Neusi Machado. Nascida na Bahia, ela cresceu auxiliando seus pais na preparação de refeições para trabalhadores rurais, sem saber que, no futuro, se tornaria responsável por um dos restaurantes mais renomados de São Paulo. O talento que nasceu naquele ambiente simples foi a base para sua caminhada, mas a trajetória até o Tangará Jean-Georges foi marcada por esforço e perseverança.
Quando se mudou para São Paulo, começou sua jornada como garçonete. No entanto, logo percebeu que seu verdadeiro sonho era estar no comando da cozinha. Com muita garra, se dedicou a cursos de gastronomia e passou por casas de renome como Carlota e Picchi, até chegar ao Palácio Tangará, em 2017. Menos de um mês depois, foi promovida, e em seguida, teve a oportunidade de treinar em Nova York e Paris com chefs renomados como Jean-Georges Vongerichten e Éric Frechon.
Atualmente, ao lado do Chef Executivo do hotel, Neusi lidera a cozinha do Tangará Jean-Georges, que em 2024 foi agraciado com uma estrela Michelin. A proposta gastronômica do restaurante, assinada por Jean-Georges Vongerichten, traz influências da culinária francesa, toques da cozinha asiática e uma pitada de afeto, característica única das baianas. “A cozinha profissional ainda é um ambiente majoritariamente masculino, mas nunca deixei que isso fosse um obstáculo para conquistar meu espaço”, afirma.
Chef Olivia Maita, do Oli Pizza e Oli Pane

Olivia Maita nem sempre soube que a gastronomia seria seu caminho. Aos 18 anos, fez intercâmbio na Austrália, estudou hotelaria e trabalhou em uma confeitaria. Porém, ao retornar ao Brasil, decidiu seguir uma rota mais segura: formou-se em administração e ingressou no setor bancário. Mas, a paixão pela culinária sempre esteve presente, esperando sua vez.
Em 2017, um curso de panificação abriu as portas para um novo universo. O que começou como um simples passatempo logo se transformou em um negócio: inicialmente, uma padaria artesanal modesta; depois, as disputadas pizzadas com reserva, que fizeram tanto sucesso que, em 2023, resultaram na abertura do elegante Oli Pizza, no Itaim Bibi. Em 2024, Olivia ampliou ainda mais seu horizonte gastronômico ao lançar a Oli Pane, uma padaria artesanal e empório, também no Itaim, onde compartilha seu amor por pães de fermentação natural e ingredientes de qualidade.
Atualmente, Olivia comanda a cozinha enquanto concilia sua rotina intensa com a maternidade, sempre em busca de novas inspirações. “Não abro mão das manhãs com meu filho, mas também desejo viajar mais, pesquisar e experimentar novidades”, revela.
Chef Viviane Gonçalves, do Gastronomia Emiliano | Emiliano São Paulo

A chef renomada Viviane Gonçalves, mais conhecida como Chef Vivi, sempre teve uma conexão profunda com a comida e a arte de cozinhar. Desde pequena, ela era fascinada pelas refeições elaboradas com cuidado, onde cada elemento da mesa transmitia o prazer de saborear uma boa refeição, especialmente nas celebrações com a família e amigos.
Com uma carreira sólida no mundo da gastronomia, em agosto de 2023, a chef Vivi assumiu o cargo de chef executiva do restaurante Emiliano, situado na famosa Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Sua proposta culinária une sofisticação e autenticidade, com um olhar atento aos ingredientes frescos e sazonais, exaltando sabores tipicamente brasileiros mesclados com influências internacionais e técnicas inovadoras.
O foco da chef em utilizar insumos de altíssima qualidade e em adotar práticas sustentáveis foi crucial para sua liderança na cozinha do Emiliano, um restaurante que se distingue por um menu baseado em produtos orgânicos e de origem responsável. O empenho de Vivi em respeitar a sazonalidade e a procedência dos ingredientes fortalece o compromisso do hotel Emiliano em oferecer uma experiência gastronômica genuína, alinhada com as tendências de um consumo mais consciente.