Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

DRE: o que é e por que é tão importante na gestão de restaurante

Article-DRE: o que é e por que é tão importante na gestão de restaurante

DRE o que é e por que é tão importante na gestão de restaurante.png
Seu negócio tem um DRE - Demonstrativo de Resultado de Exercício? Saiba como essa ferramenta pode e deve contribuir com o seu empreendimento.

*Por Flavio Guersola

O seu negócio tem um DRE? Se sua resposta foi não, faça contato imediatamente com seu contador e verifique com ele. Ou se a resposta for sim, parabéns. Vamos entender como essa ferramenta pode ser útil na gestão.

O que é um DRE? O Demonstrativo de Resultado de Exercício é uma ferramenta ou um relatório contábil, que tem a função de materializar de forma concisa ou detalhada toda movimentação – de receitas, impostos, despesas, lucro ou prejuízo de negócio –, ao longo de um período pré-determinado, que pode ser mês, trimestre ou ano.

Ele divide da seguinte forma:

Flavio Guersola_Figura 1.png

Para que servem essas três letras?

Com a leitura das informações que o DRE nos mostra, podemos ter uma imagem de como foi o desenvolvimento do negócio em um período especifico, mapeando índices relacionados, entrada e saída de recursos, gerando comparativos com os realizados no ano anterior e com o previsto no orçamento mensal. O objetivo é aumentar a visão sobre os resultados atingidos linha a linha do negócio, gerando assim um ciclo de gestão ativa e constante.

Como essa ferramenta pode contribuir dentro do negócio?

Possuir um DRE é dizer que seu empreendimento apresenta registro histórico de sua movimentação, sendo assim o passado do empreendimento está registrado, permitindo observar o quanto ele cresceu ou diminuiu de tamanho num determinado período, quais os percalços ele sofreu e quais as vitorias ele teve.

Quais estratégias posso criar com DRE para o empreendimento?

Começo dizendo que se você não tiver um DRE, será difícil traçar uma estratégia, porque a ausência dele confirma que sua contabilidade necessita de atenção. Provavelmente, a empresa não tem um fluxo de caixa, além de ter dificuldades no acompanhamento prévio de suas receitas ou despesas, utilizando apenas o extrato bancário, conferindo o que entrou mais ou menos de cartão de crédito, verificando se o saldo em conta será suficiente para pagar a folha de pagamento.

Com a utilização da ferramenta do DRE é possível elaborar estratégias comerciais, planejar a otimização das vendas de equipe, ações de marketing, acompanhamento de recebimentos e eliminação de atrasos ou diferenças em cartões de créditos, reduzindo ou eliminando despesas que muitas vezes você não tinha ciência que existiam.

Contas como CMV, CMO, marketing, entre outras, devem ser acompanhadas de perto para que a última linha, ou seja, o lucro no negócio não seja afetado.

Flavio Guersola_Figura 2.png

Poder ler seu negócio utilizando um gráfico (como esse acima), onde são demonstradas suas receitas, despesas e resultados, é de grande relevância. Este é o nível de qualidade necessário para se obter controle e entender o desempenho do negócio, viabilizando a confirmando sua intenção de um novo investimento ou até mesmo o fim de uma operação.

Sucesso sempre! E lembre-se: consulte sempre um profissional, mesmo que seja para um café, ele poderá lhe dar informações importantes.

Flavio Guersola_FCSI.jpg*Flavio Guersola é especialista em Gestão Empresarial (FECAP), graduado em Hotelaria, com mais de 25 anos de experiência em gestão e gerenciamento de empreendimentos gastronômicos, em empresas nacionais e multinacionais. Gerenciou e coordenou o departamento de Alimentos e Bebidas em empresa categoria upscale e luxo. Atualmente, associado ao FCSI – Sociedade Internacional de Consultores de Food Service, atua como palestrante e professor na Universidade Roberto Miranda (URM), no curso Instituto de Negócios da Gastronomia (ING), Sebrae-MT.

 

LEIA MAIS

  1. A importância estratégica da estruturação de um produto
  2. 20 perguntas-chave para fazer ao consultor do seu estabelecimento
  3. Conheça as tendências em equipamentos para o Food Service
  4. Restaurantes diminuem desperdício diante do alto custo de insumos
  5. O sonho de abrir um negócio de alimentação
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar