Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que é logística reversa e como sua empresa pode se beneficiar

Article-O que é logística reversa e como sua empresa pode se beneficiar

o que é logística reversa:  imagens de varias imbalagens de papel, papelão reciclado, desde copos a marmitex, e pacotes de batatas
Como a logística reversa pode ajudar a sua empresa a economizar, preservar o meio ambiente e melhorar a sua imagem; descubra o que é logística reversa e como aplicá-la.

Já imaginou se houvesse uma maneira de não apenas aumentar seus lucros dentro da indústria alimentícia, mas também de contribuir para a preservação do meio ambiente e fortalecer a reputação da sua empresa? 

Embora essa ideia possa soar como um benefício excessivamente vantajoso, estamos abordando um conceito já amplamente reconhecido no mercado: a logística reversa

Entender e implementar esse conceito nas empresas pode ser um divisor de águas para empresários comprometidos com a gestão de resíduos, responsabilidade ambiental e sustentabilidade empresarial. 

Entenda o que é a logística reversa e como ela pode beneficiar as organizações do ramo alimentício,  e confira dicas práticas para aplicar esse novo paradigma no seu negócio e enfrentar todos os novos desafios que ele pode trazer. 

Relacionado: Indústria de alimentos aposta em ingredientes com selos sustentáveis

O que é logística reversa?

A logística reversa é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância no cenário empresarial e ambiental. Ela consiste em um conjunto de ações que visam dar um destino adequado aos resíduos gerados pelos produtos e embalagens após o seu consumo, seja por meio do reaproveitamento, da reciclagem ou da destinação final.

A grande diferença entre a logística tradicional e a reversa está explicada no próprio nome: enquanto a primeira lida com o fluxo de produtos do fabricante para o consumidor, a segunda faz exatamente o oposto disso. Ela traz os produtos, ou o que restou deles, de volta ao fabricante após o consumo para que possa se dar o destino apropriado a esses resíduos. 

Relacionado: Embalagens sustentáveis para produtos alimentares 

Quais os benefícios de aplicar a logística reversa ao setor de alimentos?

Os benefícios decorrentes da implementação desse conceito no setor de alimentos são vastos e abrangem diversos aspectos, proporcionando vantagens significativas para a marca, o consumidor, a sociedade e o meio ambiente.

Contribuição ao meio ambiente

A implementação da logística reversa desempenha um papel fundamental na promoção da reciclagem e do reaproveitamento de diversos materiais que, de outra forma, seriam descartados de maneira inadequada.

Esse cenário é especialmente relevante na indústria alimentícia, em que grande parte dos resíduos está associada às embalagens dos produtos, frequentemente descartadas logo após a abertura pelos consumidores.

O termo "single use plastic" (plástico de uso único, traduzido para o português) é frequentemente associado a esse problema, caracterizando produtos utilizados brevemente e descartados, contribuindo para a poluição ambiental.

Esses itens, como garrafas, canudos, copos descartáveis e sacolas, representam uma parcela significativa dos resíduos que poluem os oceanos, estimada em 70%, segundo a European Commission.

O setor, infelizmente, é um grande gerador destes resíduos, e a conscientização sobre o impacto ambiental é crucial. 

Para diminuir esses poluentes, o ideal seria substituir o material dos itens de uso único por outros mais biodegradáveis, como tenta-se fazer com a adoção de canudos de papel. Ou, então, incentivar a população a não utilizar os itens descartáveis, optando por opções reutilizáveis, como o canudo de inox ou de silicone.

Infelizmente, essas substituições nem sempre são possíveis, e é nesse sentido que a logística reversa pode ajudar. Se esses itens recicláveis encontrados nas embalagens dos produtos alimentícios pudessem ser retornados ao fabricante, para que ele os utilize como matéria-prima para fabricar novas embalagens, o impacto ambiental seria severamente reduzido.

Relacionado: Crédito de logística reversa: como se beneficiar do sistema de coleta de descartáveis 

Economia

Embora implantar um fluxo de logística reversa possa necessitar de um investimento inicial significativo, a depender do tamanho da empresa, a longo prazo essas práticas podem trazer uma economia financeira muito significativa. 

Isso porque, ao recuperar produtos que normalmente seriam descartados, as empresas acabam por reduzir suas perdas e, consequentemente, aumentar seus lucros. A logística reversa permite reutilizar as embalagens e outros materiais de forma eficaz. 

Impacto social e ético positivo

A indústria alimentícia enfrenta um desafio significativo relacionado ao desperdício de alimentos.

Dessa forma, também faz parte da logística reversa o redirecionamento dos produtos não vendidos ou não consumidos, uma abordagem que permite que a empresa dê um destino adequado que não resulte em desperdício, como doações para instituições de caridade e comunidades carentes, por exemplo. 

Esse tipo de prática gera um impacto social e ético positivo, já que beneficia diretamente a comunidade na qual a instituição está inserida. 

Outro benefício social proporcionado pela logística reversa é a criação de uma nova cadeia de trabalho dentro da organização, gerando novos empregos na coleta, transporte e processamento desses materiais, o que contribui diretamente para a geração de renda e desenvolvimento da comunidade local.

Relacionado: Cervejaria transforma lixo em receita e protege o meio ambiente

Como a logística reversa beneficia a reputação e a credibilidade da empresa?

 lixeiras enfileiradas com seus respectivos lixos de acordo com sua cor, branca (plastico), verde (vidro), amarelo (papelão)

A reputação e credibilidade de uma empresa são beneficiadas significativamente pela implementação de práticas de logística reversa.

O consumidor 5.0, altamente consciente de questões sociais e ambientais, valoriza a participação das marcas na redução do impacto ambiental gerado pela indústria, assim como sua contribuição social. Esses aspectos tornam-se fundamentais para destacar uma marca no mercado atual.

Empresas que adotam esse conceito demonstram um compromisso com a sustentabilidade empresarial, ambiental, ética e social, atraindo os consumidores preocupados com essas causas.

Essa influência se reflete nas decisões de compra a curto, médio e longo prazo, consolidando a marca como uma escolha consciente e alinhada com os valores do consumidor moderno.

Relacionado: ESG: O que é, como se certificar e quais os benefícios à indústria 

Como funciona a logística reversa na indústria alimentícia?

A logística reversa envolve a coleta, transporte, processamento e disposição de produtos alimentícios que não foram vendidos e estão próximos da data de validade, ou mesmo aqueles que foram descartados pelos consumidores. As embalagens dos alimentos que podem ser reaproveitadas ou recicladas também podem entrar nesse ciclo. 

No caso dos alimentos, após retornarem ao fabricante, podem ser reprocessados e reintroduzidos no mercado quando possível, transformados em ração animal, em adubo, utilizados para a geração de energia (como biogás) ou, quando ainda estão próprios para consumo, doados para instituições de caridade. 

no caso das embalagens, elas podem ser reaproveitadas quando possível, ou então ter seu material reciclado para ser reutilizado na fabricação de outros materiais. Caso a reciclagem não seja possível, devem ser descartadas de maneira correta, a fim de minimizar os danos ao meio ambiente.

Desafios na implementação da logística reversa no setor alimentício

Embora a logística reversa represente uma oportunidade significativa para transformar práticas no setor alimentício, sua implementação efetiva ainda é bastante desafiadora.

No âmbito financeiro, as práticas associadas a esse conceito ainda são onerosas para as empresas.

A complexidade inerente à coleta, triagem e processamento de embalagens e resíduos alimentares demanda investimentos substanciais em infraestrutura especializada. Além disso, a garantia da conformidade com regulamentações ambientais e normas de segurança implica custos adicionais na implementação de tecnologias e práticas alinhadas aos padrões exigidos.

Relacionado: Q&A aborda o tema Upcycling Food, movimento que reaproveita 'subprodutos'

Engajamento do consumidor

Em alguns casos, a logística reversa precisa de uma ação do consumidor para ser colocada em prática. Esse costuma ser um grande empecilho para a efetividade de uma cadeia de logística reversa, já que são necessárias muitas campanhas informativas para que o consumidor se conscientize da importância da logística reversa e consiga fazer a sua parte em “devolver” o produto ou os resíduos às empresas.

Esse problema é ainda maior em locais onde não é feita a coleta seletiva dos resíduos, com a separação entre os recicláveis e os orgânicos. 
Deste modo, além de investir na criação da cadeia de logística reversa, a empresa fica com o ônus de investir também em campanhas de marketing focadas na conscientização do consumidor, o que pode tornar todo o processo mais lento e, por vezes, inviável e custoso.

Como superar os desafios da logística reversa?

 mãos masculinas segurando o simbolo da reciclagem com a mão esquerda o homem está vestido de branco e o fundo é branco

Embora os desafios sejam muitos, existem algumas soluções que podem ser aplicadas e ajudam as empresas do segmento alimentício a implementar a logística reversa com sucesso. 

Busque informação e se planeje

Buscar cases de sucesso, onde a logística reversa já foi aplicada em empresas e indústrias com produtos parecidos com o seu, pode ser uma maneira de se inspirar, aprender com os erros que já foram cometidos e propor uma cadeia mais eficiente e sustentável. 

Para isso, é necessário estar disposto a estudar, ler artigos, comparecer a eventos do setor e trocar experiências com outros empresários. Se você tiver os recursos, contratar um profissional ou uma equipe especializada em logística reversa, que já tenha experiência na implementação desse tipo de prática no seu setor, pode ajudar bastante. 

Estabeleça parcerias

Contar com o apoio de outras empresas e organizações pode trazer soluções que você não havia considerado. Muitos avanços estão sendo feitos no setor por meio da parceria entre foodtechs e logtechs, ou seja, startups do setor de alimentos e do setor de logística que vêm utilizando a tecnologia para facilitar a economia circular e o reaproveitamento dos resíduos e alimentos descartados. 

Com algoritmos e a utilização de aplicativos, inteligência artificial e outras tecnologias, é possível aumentar a eficiência das operações, otimizando rotas, automatizando processos e reduzindo o custo das operações.

 

LEIA MAIS

  1. O desafio da Logística Reversa
  2. Crédito de logística reversa: como se beneficiar do sistema de coleta de descartáveis
  3. Logística Reversa pós-consumo
  4. A indústria 4.0 e a economia circular
  5. ESG: O que é, como se certificar e quais os benefícios à indústria

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar