Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ESG: O que é, como se certificar e quais os benefícios à indústria

ESG: O que é, como se certificar e quais os benefícios à indústria
Práticas que envolvem meio ambiente, social e governança são uma preocupação por parte dos consumidores e uma possibilidade de crescimento para as empresas. Saiba mais neste material rico.

A sigla ESG faz referência aos termos em inglês “Environmental, Social e Governance”, o equivalente a "Meio ambiente, Social e Governança" em português. Ou seja, é uma forma de as empresas demonstrarem que estão atentas às questões ligadas à sustentabilidade ambiental ou comunitária no contexto em que estão inseridas.

Para citar exemplos básicos, temos as questões do uso racional de recursos naturais, como água e energia, o tratamento adequado para resíduos e a redução nas emissões de carbono.

Mais do que apenas preocupação com um futuro melhor, o tema também tem importância para as empresas no que diz respeito à imagem que se passa ao consumidor e ao seu posicionamento no mercado.

A pesquisa “Indústria e Sustentabilidade”, feita em outubro de 2021 em parceria entre a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Instituto FSB, indica que 79% dos empresários brasileiros estão pouco ou nada familiarizados com o termo. Ao mesmo tempo, a adoção de práticas ESG é considerada "importante" ou "muito importante" para 81% das empresas. Os resultados são um indicativo de como as práticas ESG são cada vez mais necessárias, mas boa parte das pessoas ainda não sabe lidar bem com isso.

“A indústria de alimentos é muito relevante para a balança comercial brasileira. Por esse fato, não vai conseguir ficar de fora de nenhum debate relacionado a ESG. Não vejo qualquer debate relevante acontecendo no país sem que essa indústria esteja presente”, opina Leonardo Dutra, diretor de sustentabilidade da EY. 

Baixe gratuitamente o material rico e confira mais detalhes sobre a importância do ESG para a indústria alimentícia e confira os insights dos executivos das maiores empresas do setor que são exemplos na questão, e conheça alguns dos selos e certificações com reconhecimento internacional que ajudam a valorizar as práticas sustentáveis, a reputação com o consumidor e até as ações das empresas.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Food Connection lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.