Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão de resíduos: como as empresas podem tomar melhores decisões

Article-Gestão de resíduos: como as empresas podem tomar melhores decisões

gestão de resíduos.png
A administração de uma empresa envolve muitos fatores e, por vezes, pode-se acabar negligenciando uma área. Talvez a parte que mais sofra com o desconhecimento dos empreendedores seja a de gestão de resíduos.

Porém, o que muitos ainda não perceberam é que gerenciar os resíduos da produção pode ser lucrativo e ainda uma forma de construir uma imagem sólida e sustentável para a marca.

Hoje, falaremos sobre como as empresas podem fazer escolhas melhores quando o assunto é administrar sua geração de sobras. Acompanhe!

Há resíduos em todos os setores

Não é só na produção alimentícia que há resíduos, escritórios, montadoras, escolas, restaurantes, hotéis são apenas alguns exemplos de setores que geram enormes quantidades deles. Por isso, é importante implementar técnicas de administração aplicáveis a diversos segmentos comerciais e industriais. 

Getty Images/iStockphotoA indústria farmacêutica, por exemplo, gera muitos resíduos.

A indústria farmacêutica, por exemplo, gera muitos resíduos.

Com bons hábitos e estratégias para reaproveitamento, reciclagem e upcycling, uma empresa pode poupar dinheiro, aumentar sua eficiência produtiva, promover a sustentabilidade e fortalecer sua imagem pública. 

Mantenha a simplicidade

Nossa primeira e, provavelmente, mais importante dica é: faça uma auditoria de resíduos. Independentemente do tipo de negócio que você administra, trabalhar com um auditor de resíduos irá permitir que você conheça exatamente o que e quanto produz, se aprofunde nos hábitos de gestão da sua empresa e faça planos realistas para o futuro.

Através dessa análise minuciosa, você pode descobrir se está gastando demais porque não está reaproveitando os resíduos e, até mesmo, reduzir seus gastos.

Waste Management Market Size 2022 to 2032

Além de ser fundamental para a sustentabilidade, a gestão de resíduos também é um mercado em crescimento.

Além disso, outras atitudes simples são:

  • Reciclagem e upcycling: Essas são escolhas óbvias, mas nem todo mundo as utiliza. Através da reciclagem, você consegue reaproveitar os resíduos e ainda gerar emprego para outros. Já o upcycling pode te gerar ainda mais lucro, transformando o que antes era lixo em produtos novos e de valor. 
  • Atenção às embalagens: Preste uma maior atenção ao material que faz as embalagens dos seus produtos, suprimentos e remessas. O que é possível eliminar? O material da embalagem é sustentável? Talvez seja o momento de uma adaptação. 
  • Pequenas mudanças: Se você tem um escritório, por exemplo, que tal eliminar o papel? Vocês precisam mesmo de copos descartáveis? A cadeira velha precisa ir para o lixo ou uma troca de estofado pode dar a ela uma nova vida? Seu gasto com material de escritório vai diminuir drasticamente e essa economia poderá ser investida em outros setores. 

Vamos falar de alimentos

De acordo com a Food Wastage Footprint, cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos no mundo para nosso consumo todos os anos é desperdiçado. Ou seja, aproximadamente, 1,3 mil milhões de toneladas de comida transformada em resíduos. E a maior parte desse desperdício vem da indústria de alimentos. 

A corrida desenfreada para atender às demandas de mercado, fazem os empreendedores, muitas vezes, deixarem de lado a preocupação com o que vão fazer com a parte que não usam dos alimentos da sua produção. E a solução aparentemente mais fácil é descartar tudo. 

Então, como podemos ajudar as empresas a soluções inteligentes e sustentáveis para seus resíduos?

Os princípios de ESG são fundamentais

AdobeStockESG

Os objetivos ESG de uma empresa são fundamentais nessa história. Quando eles possuem clareza e transparência, podem transformar um negócio em um verdadeiro promotor da sustentabilidade. 

Mais do que isso, as iniciativas ESG precisam ser conhecidas por todos os setores da empresa. Desde o motorista do caminhão que transporta os alimentos até o desenvolvedor de produtos e o CEO. 

Começar a implementar uma política de reaproveitamento e redução de desperdícios internamente na empresa é essencial para que todos se alinhem nesse objetivo e possam melhorar sua administração.

O caminho para a sustentabilidade não precisa ser solitário

Vanguard RenewablesA empresa percorre os EUA recolhendo resíduos de empresas para gerar gás natural upcycled. Imagem Vanguard Renewables.png

A empresa percorre os EUA recolhendo resíduos de empresas para gerar gás natural upcycled.

Pois é, você não precisa começar do zero nesse caminho rumo a uma produção mais sustentável.

Nos Estados Unidos, empresas como a Vanguard Renewables são especializadas em trabalhar com marcas do setor alimentício para fazer o upcycling e a reciclagem de seus resíduos não vendáveis, como o esterco de vaca, para criar gás natural renovável.

Aqui no Brasil, você pode contar com a Upcycling Solutions para te ajudar a estabelecer uma política ESG além de, é claro, valorizar seus resíduos de produção para criar novos produtos e ingredientes vendáveis e lucrativos.

Aliando prosperidade financeira com sustentabilidade do planeta

ReFEDAlguns dados alarmantes que demonstram as consequências do desperdício de alimentos. Imagem ReFED.png

Alguns dados alarmantes que demonstram as consequências do desperdício de alimentos.

Além dos benefícios evidentes para o meio ambiente, lutar contra o desperdício de alimentos pode ser uma grande chance de crescimento para empresas desse setor. 

Por exemplo, de acordo com ReFED, uma ONG norte-americana que trabalha juntamente com empresas para as ajudarem a tomar melhores decisões sobre os resíduos, mudar as embalagens de plástico por outras de materiais recicláveis, pode trazer uma economia de 3.500 dólares por tonelada de plástico poupada. 

As marcas dão o exemplo

Há negócios que têm a gestão de resíduos como parte integrante de seus negócios e como um gerador de receitas, pavimentando o caminho para a sustentabilidade.

Imagem Reprodução-X.jpgJá falamos aqui do desperdício que envolve a produção do café, incluindo seu fruto, que costuma ser descartado. Pensando nisso, a Coffee Cherry CO, uma empresa certificada upcycled (saiba mais sobre certificação aqui), usa o fruto do café para produzir farinha para produção de pães, bolos e biscoitos também. A empresa faz parcerias com cafeicultores e marcas para resgatar os frutos e, assim, ambas partes saem ganhando, literalmente. 

Outro exemplo é a empresa holandesa Fruitleather Rotterdam. Criada por dois amigos de faculdade, ela transforma sobras de frutas em couro vegetal. Além de combater o uso do couro animal na moda e na decoração, a Fruitleather também salva as frutas que seriam descartadas. 

Multinacionais também estão investindo, a Kelloggs envia seus flocos de milho rejeitados e não utilizados para a cervejaria Seven Bro7thers, em Manchester, para compor a linha de cervejas Throw Away IPA, eles dão um toque adocicado e uma cor dourada à bebida.

Gestão de resíduos na sua empresa: a hora é agora

Uma boa gestão de resíduos começa com pequenos passos, mas é urgente começar hoje. E o melhor, é que você não precisa fazer isso sozinho. Vamos juntos!

 

 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar