Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inteligência Artificial como aliada no mercado de sorvetes

Article-Inteligência Artificial como aliada no mercado de sorvetes

Inteligência Artificial como aliada no mercado de sorvetes.png

Veja dicas de como usar ferramentas para impulsionar vendas e otimizar o tempo dos processos nos negócios de sorvetes

A inteligência artificial atualmente desempenha um papel fundamental na otimização dos negócios e vendas em diversos setores. No mercado de sorvetes não está sendo diferente. 

Alinhada com as demandas e pautas atuais, a Fispal Sorvetes realiza palestra com o tema “IA - Sua aliada em seus negócios. Saiba como utilizar e gerar resultados”. Ministrada por Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial, pelo MIT nos Estados Unidos, a profissional aponta estratégias de como utilizar IA nos negócios, impulsionar vendas e otimizar a gestão do tempo, entre eles: 

1. Análise de dados avançada: na qual a IA pode processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente, identificando padrões e insights que podem ser usados para tomar decisões estratégicas, o que é de extrema utilidade em vendas

2. Personalização: onde a ferramenta permite a personalização em escala, adaptando-se às preferências individuais dos clientes com base em dados como histórico de compras, comportamento de navegação, aumentando assim significativamente a eficácia das campanhas de marketing e vendas. 

3. Automação de processos: impulsionada pela IA, pode simplificar e agilizar uma série de tarefas operacionais, desde a geração de leads até o atendimento ao cliente. O que permite uma otimização do tempo para pessoas se concentrarem em atividades de maior prioridade ou valor agregado, ajudando a reduzir erros e custos operacionais.

4. Previsão de demanda e estoque: com uso de algoritmos avançados de previsão, a IA pode ajudar empresas a antecipar a demanda do mercado e otimizar os níveis de estoque. Isso reduz o risco de excesso ou falta de estoque, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento e quantidade exata.

5. Otimização de preços: o uso neste caso de IA é para analisar dados de mercado em tempo real e ajustar os preços automaticamente para maximizar a receita e a lucratividade. Isso é especialmente relevante em setores altamente competitivos, como o de sorvetes. 

6. Assistência virtual e chats robotizados: assistentes virtuais baseados em IA e o uso de respostas robotizadas que podem fornecer suporte até 24 horas por dia, respondendo perguntas dos clientes, fornecendo informações e até mesmo concluindo transações de venda, pode otimizar em alguns casos e a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão.

IA e o trabalho humano 

Durante a palestra, Renaux enumerou exemplos em que a inteligência artificial pode ser utilizada no ramo de sorvetes e deu dicas de alguns recursos que os comerciantes podem adotar, mas a executiva alerta, “O uso de Inteligência Artificial deve ser um aliado e otimizador, e não uma substituição do trabalho humano”. 

Para a especialista, o erro é achar que a IA pode e consegue substituir coisas que só a percepção e sensibilidade humana são capazes. Segundo Renaux, o uso da emoção é um ofício exclusivamente humano, e a IA é uma ferramenta. Cabe às pessoas que fazem o mercado ter a inteligência em perceber isso. “Temos que dominar a estratégia e a emoção, sendo os condutores dela”. 

Ainda de acordo com Renaux, falando especificamente sobre o mercado de sorvetes, onde observam-se muitos negócios familiares que atravessam gerações, é necessário que as empresas preservem esse legado e se abram para a profissionalização e transformação digital; inovando na comunicação e transmitindo esses valores para o mercado.

 

LEIA MAIS

  1. Tendências e tecnologias emergentes na indústria de sorvetes
  2. [Ebook] Conheça 8 ferramentas com Inteligência Artificial para alavancar as vendas
  3. Será que Inteligência Artificial é só um novo nome para Automação de Processos?
  4. [Ebook] Tendências em Inteligência Artificial na indústria de alimentos e bebidas
  5. Como usar a inteligência artificial para melhorar a saúde e segurança no trabalho?

 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar