A pandemia trouxe novos hábitos para a rotina dos brasileiros e o aumento no consumo de marmitas é uma delas. Nos últimos dois anos, houve uma série de mudanças impostas pelo isolamento social – como as restrições no funcionamento do food service e aumento do home office e ensino à distância –, que obrigaram a população a se alimentar mais em casa.

Outro aspecto que influencia a forma de se alimentar é a preocupação sobre o investimento em ações que promovam mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. Para isso, investir em uma alimentação balanceada é essencial, mas nem sempre temos tempo para preparar nossas refeições.

Assim, o consumo de marmitas cresceu como uma alternativa, tanto para economizar tempo e dinheiro, quanto para investir em uma dieta mais rica. Além disso, é uma opção para quem quer evitar comer em locais públicos, mesmo após a reabertura dos restaurantes.

Conforme a pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., 41,6% dos entrevistados apontaram que houve um aumento no consumo de marmitas durante a pandemia.

Se separarmos os respondentes por classe social, 83,5% pertencem à classe B; 50,4% são da classe A; e 35,8% pertencem à classe C. Logo, é possível concluir que esse aumento de consumo de marmitas é predominante na classe B.

Principais motivos do consumo de marmitas na pandemia

Ainda de acordo com a pesquisa “O Futuro do Food Service”, os principais motivos que levaram as pessoas a consumirem mais marmitas durante a pandemia foram:

  • preço (57%);
  • rapidez na preparação (47%);
  • falta de tempo para cozinhar (37%);
  • evitar desperdício (29%);
  • alimentação saudável (28%);
  • facilidade para transportar a refeição (26%); e
  • falta de prática na cozinha (17%).

Portanto, podemos concluir que a marmita é considerada uma boa opção para refeições completas, rápidas e econômicas.

Em relação às pessoas que passaram a consumir mais marmitas, a maioria concordou totalmente (40%) e parcialmente (42%) que irão continuar consumindo mesmo após o término da pandemia.

 

Benefícios de investir na produção de marmitas

Investir na venda de comidas prontas é uma alternativa inteligente para que os clientes conheçam a qualidade e o sabor dos pratos do seu restaurante. Também é uma alternativa para quem trabalha com dark kitchen (cozinha exclusivamente para delivery).

“Notamos que, na atualidade, o consumidor está buscando refeições mais saudáveis e saborosas, com grãos, legumes, pouco sal e temperos caseiros simples, como alho e cebola”, afirma Andrea Di Cunto, proprietária da Biscottini & Co, em entrevista ao Food Connection.

Por isso, seria melhor ainda se o restaurante investisse em opções de marmitas que promovam mais qualidade, simplicidade, sabor e saúde nos pratos.

Apostar nessa possibilidade é uma estratégia que pode aumentar o faturamento do restaurante, atrair mais clientes e fidelizar o público.

Para saber mais sobre os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia, confira a pesquisa O Futuro do Food Service na íntegra. Faça o download gratuito.

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