Quem trabalha com food service provavelmente já ouviu falar sobre serviço de catering.
Se você já atua ou pretende começar a oferecer catering, não deixe de seguir com a leitura e ver as dicas que separamos a seguir.
O que é catering?
“Catering é o modelo de serviço de alimentação em que preparamos em um local adequado e servimos em outro local que não existe infraestrutura para tal, então, é a chamada refeição transportada“, explica Jean Pontara, consultor especializado em Food Service e Marcas Próprias.
Em um serviço de catering, a empresa contratada é responsável não apenas pelos alimentos. Como também pela logística, ambientação, equipamentos e, inclusive, a equipe para servir os pratos.
Com isso, o serviço de catering envolve tanto a criação do cardápio e preparo dos alimentos, como também o transporte, a montagem e a disponibilidade para solucionar eventuais problemas durante o evento. Além de, claro, a limpeza do espaço após o seu término.
O catering permite que o contratante não precise se preocupar com nada relacionado à alimentação. Portanto, este é um serviço com uma ótima demanda para ampliar os negócios.
Qual a diferença entre catering e buffet?
A principal diferença entre o catering e o buffet é que, enquanto o catering integra o serviço personalizado completo (preparo, transporte, garçons e limpeza), o buffet oferece uma variedade de pratos para que os convidados se sirvam à vontade, geralmente em um espaço fixo e sem personalização.
O serviço de catering é ideal para eventos que precisam de atenção especial. Por sua vez, o buffet é indicado para eventos com grande número de pessoas, devido à praticidade.
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Tipos de catering
É possível oferecer serviço de catering de mais de uma maneira, tais como:
- Catering móvel: pode ser usado em feiras, festivas, festas, entre outros.
- Catering em domicílio: entrega da comida na casa do cliente. Além de pratos para festas, ele pode envolver a entrega de marmitas preparadas congeladas.
- Catering de empresa: algumas empresas contratam serviço de catering para reuniões de negócios ou, até mesmo, para o almoço dos colaboradores, muito comum quando há refeitório, mas sem espaço para cozinha.
- Catering industrial: ofertado para companhias aéreas, escolas, hospitais, entre outros. Ou seja, para um grande número de pessoas.
“A empresas de refeição coletivas contratam o serviço de catering para atender empresas que têm apenas refeitórios, sem cozinha para preparo. Um tipo clássico de catering é de empresas de buffet que atendem eventos em locais diversos”, complementa Pontara.
De acordo com o especialista, organizadores de eventos também usam muito o catering para servir em eventos diversos, como shows e exposições, tanto para o staff quanto para o público.
“Hoje, muitos chefes de cozinha estão ofertando o serviço de home chef, que não deixa de ser uma produção local com ingredientes que já vem preparados, ou seja, o serviço é um híbrido com catering”.
Como montar um cardápio para o catering
Um cardápio variado, com novidades exclusivas, é uma excelente maneira de ganhar mais diferenciais para um serviço de catering. Além disso, a qualidade da comida é muito importante para agradar ao cliente e conseguir novos trabalhos.
“Se o contratante do serviço não especificar o que ele quer servir, os cardápios devem principalmente considerar:
- características do publico que será atendido;
- o valor per capita disponível;
- as condições de tempo e temperatura no momento do serviço;
- a infraestrutura disponível no local;
- o tempo em que a alimentação ficará disponível;
- as fases do serviço (entrada, prato principal, sobremesas)“, recomenda Portara.
Sugestões de insumos e alimentos para catering
O serviço de catering pode incluir desde entradas e petiscos até sobremesas e itens de padaria. Os insumos escolhidos devem proporcionar uma experiência gastronômica rica e memorável para os convidados.
A seguir, confira sugestões de alimentos para incluir no cardápio:
- Entradas e petiscos: mini quiches, bruschettas, canapés e espetinhos variados.
- Pratos principais: filé de peixe, medalhão de filé mignon, frango ao curry, lasanha, risoto.
- Acompanhamentos: saladas, batata rústica, legumes grelhados, purê de batata.
- Bebidas: sucos naturais variados, refrigerantes, águas aromatizadas, vinhos, espumantes – em caso de celebrações
- Sobremesas: cheesecakes, brigadeiros gourmet, tartelete, mousses, panna cotta.
Equipamentos essenciais para catering
Para uma celebração eficiente, bem-sucedida e memorável, o serviço deve incluir equipamentos, como:
- Fogões e fornos portáveis: para cozinhar e aquecer os alimentos no local do evento.
- Processadores de alimentos: para picar, fatiar e moer ingredientes rapidamente.
- Caixas térmicas e bolsas isotérmicas: essenciais para manter a temperatura dos alimentos durante o transporte.
- Veículos refrigerados: são essenciais principalmente em eventos de maior escala.
- Bandejas: para apresentação dos pratos e petiscos.
- Talheres e louças: como pratos, copos, taças e talhes.
- Toalha de mesa e guardanapos: ajudam a elevar a elegância e a manter a limpeza do local.
- Máquinas de café e chá e dispenser para bebidas: esses itens ajudam a manter bebidas aquecidas ou em temperatura ambiente.
- Tendas e toldos: são indicados para eventos ao ar livre para proteger convidados contra sol e chuva
- Iluminação portátil: para eventos noturnos.
A escolha dos equipamentos ideais varia de acordo com o tipo de evento e volume de serviço. Entender e analisar previamente a demanda garante que profissionais levem apenas o necessário.
Cuidados a serem tomados com o serviço de catering
Uma empresa que oferece serviço de catering ainda precisa se preocupar com a segurança dos alimentos. Afinal, a comida precisa ser apresentada em bom estado, além de estar fresca e com sabor agradável.
Além de considerar a infraestrutura, o tempo de serviço e o clima do dia, Portara recomenda trabalhar com equipamentos e contenedores que mantenham a temperatura adequada para cada alimento. Com isso, você consegue garantir maior segurança e qualidade.
Também é essencial montar uma equipe capacitada, ágil e cordial. O nível do serviço oferecido também conta muitos pontos em um serviço de catering, portanto, é fundamental treinar os funcionários e garantir com que tudo saia dentro dos padrões da empresa.
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Erros comuns em serviços de catering para evitar
No serviço de catering, evitar erros comuns é essencial para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do evento.
A falta de planejamento adequado é um dos principais deslizes. Isso pode gerar problemas logísticos e operacionais responsáveis por afetar a imagem da empresa.
Além dele, outros descuidos que precisam ser evitados são:
- Comunicação ineficiente com o cliente: falta de comunicação clara entre o cliente e o provedor de catering pode resultar em expectativas não atendidas e insatisfação em ambas as partes.
- Falhas na logística de transporte: problemas no transporte podem causar atrasos e comprometer a qualidade dos alimentos servidos.
- Desconsiderar restrições alimentares: ignorar alergias e restrições dietéticas dos convidados também pode causar insatisfação entre os presentes.
- Má gestão de tempo: demorar muito para servir os alimentos gera frustração.
- Descuido na apresentação dos pratos: a aparência e a disposição dos alimentos são essenciais. Falhar nesse aspecto pode comprometer a experiência.
Todos esses erros podem ser evitados com um minucioso planejamento em etapas. Isso não só eleva a qualidade do serviço, mas constrói a reputação da empresa, reforçando a confiança dos clientes e promovendo a fidelização.
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Como promover serviços de catering?
Promover o catering exige estratégias que valorizem tanto a qualidade dos alimentos quanto a experiência completa oferecida.
Para começar, invista em um portfólio visual, com fotos profissionais dos pratos, da equipe em ação e dos eventos que a empresa já cobriu. Nesse caso, além de ter um site próprio, use redes sociais para dar visibilidade ao trabalho e expandir horizontes a potenciais clientes.
Utilizar táticas de marketing digital, como SEO, produção de conteúdo e anúncios, garante que o site e mídias da marca seja facilmente encontrado por usuários em busca de serviços de qualidade.
Fazer parcerias e networking também conta. Organizadores de eventos, casas de festa e espaços corporativos, por exemplo, podem indicar o serviço aos seus próprios clientes – outra maneira de aumentar o alcance e visibilidade do negócio.
E, é claro: sempre garanta excelência no serviço. Do atendimento a finalização do evento, colaboradores devem oferecer momentos excepcionais para que clientes fiquem satisfeitos e propensos a recomendar o catering a outras pessoas.
O catering envolve planejamento, qualidade e experiências memoráveis. Com atenção aos detalhes, o serviço consegue transformar qualquer ocasião em uma experiência única.
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