O Brasil é o segundo maior produtor e o terceiro maior exportador de carnes de frango do mundo. Mas abatedouros de frangos têm sido responsáveis por parte de poluição das águas nas regiões em que estão localizados, devido à carga poluidora dos resíduos, que possuem altas concentrações de matéria orgânica solúvel gerada pelo processamento industrial dos animais e da lavagem dos equipamentos e instalações do abatedouro. Os resíduos de abatedouros de frangos são alvos de discussões na indústria brasileira de produção avícola. Seja para determinar e estudar normas legais para um descarte correto ou para desenvolver tecnologias focadas no reaproveitamento, profissionais e estudiosos concordam que resíduos decorrentes de abatedouros de frango devem receber a mesma atenção que a produção dos animais em si.
A recuperação e o tratamento dos resíduos gerados em abatedouros de frangos só devem ser feitos em locais separados e isolados fisicamente das instalações em que há manipulação dos produtos destinados ao consumo humano. A escolha do tipo de tratamento a ser adotado no abatedouro depende de dois fatores fundamentais.
a) Grau de remoção de poluentes requerido: quanto maior for a concentração de resíduos, mais rígido deve ser o tratamento;
b) Disponibilidade de área: independentemente do método escolhido para o tratamento dos resíduos, será necessária a construção de instalações específicas. Em geral, um sistema de tratamento e resíduos de abatedouros de frangos apresenta as seguintes unidades:
• Dispositivo para coleta de sangue, ao final da calha da seção de sangria;
• Dispositivo para coleta de penas, ao final da calha da seção de depenagem;
• Dispositivo para coleta de vísceras, ao final da calha da seção de evisceração e preparo da carcaça;
• Caixa de reunião de despejos, seguida de canal provido de telas _nas, para reter o material que atravessa os dispositivos dos itens b e c;
• Caixa de retenção de areia, seguida de calha Parshall;
• Caixa de retenção de gordura;
• Unidades de tratamento biológico.
Quer saber mais sobre tratamento de resíduos? Baixe nosso material gratuito e exclusivo sobre o tema!