Os serviços de pronta-entrega, também chamados de delivery, de alguns produtos como pizzas e demais produtos alimentícios já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas que vivem em grandes cidades e, devido a “correria”, precisam que os produtos venham até elas e não o contrário. Afinal, não é à toa que o Brasil é considerado um dos principais mercados para os serviços de entrega no mundo.
Para aproveitar esta necessidade dos consumidores de grandes centros e, principalmente, encontrar uma forma de sobreviver na crise econômica que o Brasil enfrenta há alguns anos, o segmento de padarias hoje também tem apostado em “delivery” para vender mais e se diferenciar num mercado que, por sinal, está cada vez mais competitivo.
Mas será que existe mesmo uma vantagem comercial em ter uma “padaria delivery”? Os investimentos são os mesmos que de uma padaria comum? É melhor produzir os alimentos no estabelecimentos ou terceirizar a produção?
Se você tem dúvidas sobre o funcionamento (e viabilidade econômico) desta novidade, neste texto vamos responder tudo o que você precisa saber para montar ou implementar um serviço de delivery em padarias.
Como funciona o Delivery no Brasil?
Por tradição, os serviços de pronta-entrega no Brasil são considerados bastante vantajosos para os comerciantes do segmento de alimentação. Isso acontece, basicamente, por dois motivos:
- Oferta de motoboys: O Brasil é um dos países com maior quantidade de motocicletas por habitante, o que reduz o custo de contratação de motoboys e também com o consumo de combustível.
- Necessidade do consumidor: Como mencionamos, os serviços de delivery no Brasil são bastante atrativos aos olhos do consumidor, que não quer perder tempo (ou se “estressar”) com o trânsito de grandes centros urbanos.
- Disponibilidade de tecnologia: Hoje é possível administrar todos os pedidos por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, o que é mais atrativo para o cliente e muito mais econômico para o empreendedor (que não vai precisar contratar um atendente de telefone, por exemplo).
Portanto, é seguro afirmar que investir em Delivery no Brasil possui um ótimo custo-benefício. Especialmente para padarias, que não precisam investir em novos equipamentos ou arcar com os custos de profissionais especializados, softwares ou coisas do tipo.
Padaria Delivery: Como começar
Apesar da implementação de um serviço de Delivery em padarias ser relativamente simples, existem alguns detalhes que podem fazer a diferença no sucesso do empreendimento e, portanto, precisam de muita atenção.
A seguir listamos os principais passos para começar uma Padaria Delivery no Brasil. Tenha em mente que eles valem tanto para empreendimentos que ainda estão “na planta” quanto para aquelas padarias que já estão em pleno funcionamento, mas que necessitam se renovar no mercado.
1. Crie canais de comunicação
Atualmente é muito comum os empreendimentos investirem na criação de dezenas de canais de comunicação e até mesmo equipamentos de última geração, como telefones de respostas automáticas e softwares de gestão de pedidos, mas acabam esquecendo de levar em consideração um “detalhe”:
“Será que o meu público usa todos esses meios de comunicação para pedir comida?”
Muito provavelmente a resposta é não. Com a popularidade dos smartphones e acesso quase que ilimitado à internet, é seguro afirmar que os canais de comunicação mais importantes hoje são os aplicativos de mensagens (Whatsapp e Messenger) e redes sociais, como Facebook e Instagram.
Por isso, antes de investir milhares de reais em tecnologias de última geração, crie uma conta no Whatsapp e uma página para a sua padaria no Facebook. Só com isso você já vai garantir que 99% do seu público terá um meio de comunicação com você.
2. Crie campanhas de Marketing
Uma vez que a “ponte” entre o seu público e a sua padaria estiver pronta, chegou a hora de mostrar ao mundo que a sua padaria está oferecendo um serviço de pronta-entrega.
Quando falamos de Marketing, as possibilidades são infinitas e cada uma delas vai depender muito do seu orçamento.
Se o seu negócio ainda é enxuto e não pode arcar com os custos de publicidade em TV, outdoors e todas estas técnicas mais tradicionais de Marketing, uma boa estratégia é investir no digital.
A partir de R$ 20,00 é possível criar campanhas criativas e atrativas nas redes sociais, com foco nas pessoas que moram na sua região e possuem interesse nos produtos que a sua padaria oferece.
Outra dica é trabalhar com influenciadores. Por que não enviar um dos seus melhores produtos para uma pessoa influente no Instagram e pedir para que ela compartilhe com a sua rede de amigos?
3. Cresça de acordo com a demanda
Uma das maiores vantagens de investir em serviços de entrega é que eles não requerem um investimento inicial muito alto.
Ao criar canais de comunicação e fazer a divulgação do serviço nas redes sociais, por exemplo, você pode obter muito ou pouco sucesso em quantidade de pedidos.
Se a quantidade for baixa, você sabe que precisa melhorar as suas campanhas, entender melhor o seu público ou até mesmo inovar nos produtos. Agora, se a demanda for muito alta, tudo o que você precisa fazer é buscar motoboys que trabalhem por comissão.
Em algumas cidades, inclusive, é possível contar com serviços terceirizados de entrega bastante inovadores, como é o caso da entrega de bicicletas, que existe em Curitiba, São Paulo e provavelmente outras grandes cidade pelo Brasil.