Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saiba como ir além do mate gelado para aumentar as vendas de chá

Article-Saiba como ir além do mate gelado para aumentar as vendas de chá

Mercado de chá não para de crescer saiba como ir além do mate gelado e vender a bebida em seu estabelecimento

Ainda que seja relacionado à vovó, o chá tem ganhado espaço entre os brasileiros e está pronto para disputar espaço em estabelecimentos de alimentação fora do lar. Segundo a consultoria Euromonitor, a venda anual da bebida no varejo brasileiro deve ultrapassar a marca de R$ 1,5 bilhão até 2018, o que reflete aumento de 50% em cinco anos. Que tal aproveitar esse movimento positivo para ampliar a variedade de ofertas do seu comércio?

Antes de mais nada, é importante escolher chás de qualidade e de origem, para que haja a valorização no produto que é feito de forma especial, gerando sabores melhores do que dos comuns vendidos em supermercados. Paralelamente, é válido entender um pouco sobre a bebida e treinar o atendimento para que saiba explicar a diferença do que é oferecido, ressaltando sua origem e a diferença em sua produção.

Tão importante quanto o conhecimento e a escolha do fornecedor da matéria-prima, é a maneira como os chás são oferecidos ao público em uma carta. “É um grande passo apresentar a novidade aos que ainda não a conhecem e dar confiança aos que já são entendidos do assunto com informações coerentes”, afirma Yuri Hayashi, especialista da Escola de Chá Embahú.

Um chá gostoso e com propriedades para a saúde é muito mais fácil de vender

Equilíbrio é palavra-chave na hora de montar esse tipo de cardápio especial. Ainda que seja inevitável deixar de lado a parte de benefícios das plantas é preciso balanceá-lo com a parte de sabor, pensando em ganhar o cliente dos dois jeitos. Além disso, um chá gostoso e com propriedades para a saúde é muito mais fácil de vender do que um que tenha características diurética, refrescante ou relaxante, mas sabor pouco agradável.

Ainda pensando em agradar paladares, garanta infusões e chás mistos especiais, também chamados de gourmet, para despertar o interesse dos iniciantes. A tendência, com o tempo, é que eles passem para um estágio superior e tomem bebidas puras, muito prestigiadas pelos apreciadores devido a qualidade e ao sabor. “Entre eles, estão os chás chineses e indianos, mas temos chás de muitas origens distintas, até exóticos, que trazem muita riqueza à uma xícara. ”

Uma questão técnica

Você talvez não saiba, mas só é chá o líquido proveniente da planta Camellia sinensis. Ela é responsável pelos chás classificados como (chá branco, verde, preto etc.). Qualquer outra planta como camomila, hortelã e mate, de acordo com Yuri, tem sua bebida chamada de infusão.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar