O setor de alimentação fora do lar, também chamado de Food Service, vem se adaptando cada vez mais ao agitado estilo da vida moderna. Tal mudança consiste na venda de alimentos e bebidas já prontos que podem ser consumidos dentro do próprio estabelecimento ou em outros locais, como a própria residência do consumidor.

Assim como ocorre com outras atividades, para acompanhar esse movimento de ascensão, algumas tendências sempre surgem e precisam ser ponderadas pelos administradores do ramo alimentício, principalmente aqueles responsáveis pelos pequenos negócios. Eles precisam entender a clientela (mais exigente), oferecendo serviços práticos, saudáveis, sustentáveis e, principalmente, inovadores.

Seguindo esse contexto, todo administrador de restaurantes, bistrôs e lanchonetes que estiver antenado às tendências em food service certamente sairá na frente.

Principais tendências do food service a partir de 2017 

As tendências food service irão girar em torno da personalização da oferta dos pratos, destinadas a um público cada vez mais exigente, da alimentação saudável e da segurança alimentar. Sempre buscando excelência no atendimento de todo tipo de consumidor, do mais exigente ao mais saudável. Conheça as principais tendências:

1- Personalização das refeições: alimentos diferenciados para públicos exigentes

Uma característica bastante significativa do food service refere-se ao alto número de consumidores se alimentando diariamente fora de casa por não terem tempo de cozinhar e se alimentar corretamente, optando assim por alimentos já prontos para seu consumo.

Por esse motivo, os clientes estão buscando cada vez mais pela personalização das suas refeições, de forma a facilitar o consumo desses alimentos, adequando-a aos hábitos do dia a dia e às preferências individuais.

Para Luciana Lessa, especialista em marketing e analista do Sebrae/MG, “a variedade de opções é cada vez mais necessária para atrair e convencer as pessoas a consumirem uma refeição de verdade em vez de optarem pela opção mais fácil, como um lanche rápido e na, maioria das vezes, nada produtivo”.

Outro viés desta personalização relaciona-se aos idosos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) citam que até 2050, o número de idosos vai triplicar, chegando a 29,3% da população brasileira. Com o envelhecimento da população, a tendência é que haverá uma grande evolução no mercado de saúde e bem-estar focado para a terceira idade, e a alimentação terá papel de destaque nesta verdadeira revolução.

Dessa forma, a personalização das refeições, com grande variedade de ingredientes e apresentações destinadas a todo tipo de público tendem a entrar com força no mercado de food service.

2- Alimentos saudáveis e mais naturais

Mesmo com a vida cada dia mais agitada e rápida, há uma tendência bastante forte que vem priorizando a preocupação com um estilo de vida mais saudável, e é claro que a alimentação poderá trazer isso ao consumidor.

Com essa tendência haverá maior prioridade na preparação de alimentos naturais, saudáveis e orgânicos, que são saborosos, ricos em nutrientes e fazem bem ao organismo. Para isso, existirá aumento do consumo de refeições ricas em verduras, legumes e frutas e carne branca, com consequente diminuição da procura por aqueles alimentos gordurosos, preferência de muitos até pouco tempo atrás.

Porém, seguindo essa tendência, Luciana ressalta que as empresas devem, primeiramente, verificar se o público alvo deseja consumir este tipo de alimentação saudável. Caso contrário, essa técnica de mercado pode não funcionar.

Lessa complementa: “caso seja positivo, é necessário conveniência e variedade de opções. Isso significa que a ideia de restaurantes onde as pessoas gastam parte do seu tempo de almoço na fila para poder comer não é interessante”.

Portanto, a eficiência é o ponto chave, sendo considerada também mais uma tendência não só para o food service, mas sim para todas as atividades que visam atender bem o cliente.

3- Segurança do alimento e confiança na sua preparação

A segurança alimentar surge como uma tendência bastante forte no mercado de food service. Anos atrás, a preocupação dos consumidores girava em torno do sabor e do preço. Com essa tendência o interesse pelo sabor e pelo preço ainda estará em pauta, porém, o conhecimento da procedência deste alimento e a forma que ele foi preparado tendem a ajudar os consumidores a preferir lugares em que possam confiar.

Isso, inclusive, está fortemente ligado à alimentação saudável. O conhecimento da procedência dos alimentos e o seu respectivo preparo serão pré-requisitos essenciais para comprovar a alimentação saudável.

Grau de investimento para aplicação das novas tendências: quanto é preciso?

É muito difícil falar o quanto de investimento é necessário para aplicar tais tendências nos estabelecimentos, “isso irá depender muito de quais adaptações devem ser realizadas”, diz Luciana. Vale lembrar que antes de realizar qualquer investimento, entender o que o cliente quer, quais seus hábitos e comportamentos devem ser a ação prioritária de qualquer estabelecimento. Esse pode ser um dos segredos para ter um negócio de sucesso.

Porém, é consenso entre os administradores da área que o real investimento não deve ser o financeiro. Para a analista do Sebrae mineiro “os serviços de food service, inclusive os corporativos, precisam investir em ganhar a confiança dos clientes”. Somente assim, essas novas tendências terão força nos estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Luciana complementa, dizendo que apresentar variedade de opções, divulgar a procedência dos alimentos e oferecer opções artesanais de alimentação são tendências fortes para o food service e devem ser consideradas.