Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Tecnologia e TecnoCarne marcam retomada do setor

Fispal Tecnologia e TecnoCarne marcam retomada do setor.png
O maior encontro de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil superou expectativas para expositores e visitantes.

No campo das grandes mostras setoriais, a máxima de que a união faz a força foi posta à prova – e confirmada – pela Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022, pela primeira vez realizadas juntas. O evento reuniu um público de 42.238 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar, entre os dias 21 e 24 de junho, do maior encontro de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil.

Visitantes e expositores de todo o país mostraram-se animados com a retomada da experiência presencial, o fechamento de negócios e os conhecimentos absorvidos por meio das mais de 120 horas de conteúdo qualificado oferecidas ao longo dos quatro dias.

“Ficamos muito contentes com a repercussão do evento presencial. Atravessamos dois anos nos quais a indústria de alimentos e bebidas não parou, em muitos casos, até ampliou as atividades, mas freou um pouco os investimentos em virtude de incertezas. A movimentação intensa nos corredores, a participação incrível nas atrações integradas e os relatos positivos dos expositores foram extremamente gratificantes. E mostram que todo o planejamento feito nos últimos meses foi oportuno e vai nos ajudar a melhorar ainda mais as próximas edições”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. A próxima edição será entre os dias 27 e 30 de junho de 2023.

FT.png  

Movimento alto, ótimos negócios

Entre os mais de 350 expositores, muita comemoração pela quantidade/qualidade de público e fechamento de negócios. “Foi surpreendente o número de profissionais que nos visitaram desde o primeiro dia do evento”, afirmou Paulo Kikuo, gerente de Marketing da Sanmartin. “Participamos há mais de 10 anos da Fispal Tecnologia e eu nunca tinha presenciado uma visitação tão grande assim. Outro destaque é a qualificação do público, já que recebemos executivos das grandes marcas do mercado, como Coca-Cola, Heineken e Ambev. Acredito que tenhamos atingido recorde de visitação.”

Miguel Gava, gerente comercial da​​​​ Mesal​​​​, confirma que a adesão do público foi alta desde o início. “A gente tinha uma boa expectativa sobre a feira e ela realmente se confirmou. Ficamos admirados com o primeiro dia, porque a gente acreditava que teria movimento, mas não no nível que teve, e com contatos bons, boas perspectivas de negócios. E os demais dias também foram positivos. Nós já tínhamos algumas visitas agendadas com clientes, mas os novos contatos nos surpreenderam de uma forma bem positiva”, afirmou Gava.

“A gente já veio para a feira com uma expectativa bem alta, mas a Fispal superou as nossas expectativas quanto ao volume de negócios. Não consigo falar de números brutos, ainda, mas atingimos pelo menos 50% acima do planejado. Foi uma decisão acertada termos feito um lançamento durante a feira”, afirma Bruno Caúmo, Gerente de Marketing​​​ da Stäubli​​​.

Mariocy Bonfim, diretor geral da Handtmann, expositora da TecnoCarne, também comemorou. “A movimentação foi muito boa durante todos os dias da feira. Recebemos frigoríficos e diversos clientes, inclusive com fechamento de negócios e muita prospecção. Nossa ideia é continuar com nossa participação, que sempre nos traz bons resultados”, afirmou.

A Multivac, também expositora da TecnoCarne, também diz que pretende voltar na próxima edição, segundo Daniel Brito, do marketing da empresa. “O público que nos visitou é bastante qualificado e nos rendeu negócios já durante o evento. Concluímos diversas vendas e também prospectamos negócios para o pós-feira. A Fispal é importante para nossa empresa e por isso devemos participar das próximas.”

FT_2.jpg

Público satisfeito

De todos os lugares do país, os visitantes elogiaram o evento. “A feira está de parabéns esse ano, com uma estrutura muito bem organizada. Depois desse tempo todo de pandemia, essa oportunidade de estar revendo os fornecedores é muito gratificante”, afirmou Paulo Eduardo Leão, da empresa Garrafas Cuiabá, de Cuiabá (MT).

“Consegui ver o que tem de inovação, principalmente na parte de tecnologia e sustentabilidade, procurando saber o que o pessoal está fazendo nessas áreas, com pensamento principalmente em ESG. A feira está completa. Isso me agrada muito e significa que o mercado está gradativamente se recuperando. Foi bem positivo”, afirmou o visitante Luis Sergio Dutra, de São Paulo.

“A feira apresentou muitas inovações, tecnologias e soluções para problemas atuais e futuros. Com certeza, o que vimos aqui vai ajudar muito no nosso dia a dia. Encontramos pessoas muitíssimo simpáticas, competentes, conhecedoras de tudo o que está sendo apresentado, e isso agrega muito à feira”, afirmou Laurine Goulart Nogueira, do Grupo CRM - Kopenhagen, de Extrema (MG).

FT_4.jpg

Entidades prestigiam e elogiam importância do evento

Consolidadas como os principais encontros sobre tecnologias para a indústria alimentícia, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2022 mais uma vez reuniram as principais entidades do setor. A ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), parceira estratégica dos eventos, recebeu em seu estande associados e pôde ampliar a divulgação de suas diversas iniciativas institucionais.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por sua vez, comemorou a visitação expressiva à unidade móvel levada ao evento. “Tivemos uma visitação fantástica não apenas pela quantidade de pessoas, mas também pelo entusiasmo delas. Diversas reuniões já estão agendadas para o pós-feira”, contou Bruno Pinelli, Analista de Tecnologia da instituição.

A equipe do Senai buscou compartilhar com proprietários de pequenas e médias empresas conhecimentos sobre conectividade, abordando usos potenciais de realidade virtual, 5G, Wi-Fi 6 e metaverso, entre outras tecnologias. O público pôde acompanhar o live streaming da operação de uma máquina de sorvete localizada em outro ponto da capital paulista. “Esse tipo de monitoramento produz indicadores que podem ser desdobrados em análises sobre uptime e variação da temperatura”, exemplificou Pinelli.

“A nossa área teve uma movimentação impressionante. Foi difícil pararmos um minuto”, afirmou Antonio Carlos Cabral, Coordenador da Pós-graduação em Embalagem e da Pós-graduação em Indústria 4.0 do Instituto Mauá de Tecnologia – que exibiu no evento um sistema robotizado, desenvolvido em parceria com a GRV Softwares e a Mitsubishi Electric, capaz de servir café e desenhar rostos na espuma da bebida. “A atração estimulou muitas conversas sobre inovação com o público. Foi incrível”, ressalta Cabral.

Denise Rezende, analista de negócios do Sebrae, classificou como excelente a participação na Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022. “Constatamos pessoas participativas e muito interessadas em saber mais sobre comportamento empreendedor. Foi prazeroso levar ao público do evento noções sobre vendas, marketing e atendimento”, pontuou a profissional.

O Sebrae ofereceu, no último dia do evento, cursos rápidos e gratuitos na Arena FISPAL Tec. Os participantes das oficinas receberam certificados.

FT_3.jpg

Conteúdo o ano todo

Além do espaço de exibição, com mais de 40 mil metros quadrados, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne contaram com diversas atrações, tais como o Cafezinho com Tecnologia, o Ciclo de Palestras TecnoCarne, as Visitas Técnicas e o Espaço Capacitação Empreendedora.

A Informa Markets levou o evento a um outro patamar nesta edição. Os mais de 350 expositores também estão na Plataforma Digital Fispal Tec, um espaço virtual de negócios e conhecimento que conecta as melhores empresas a um público qualificado nos 365 dias do ano. Faça aqui seu cadastro e tenha acesso à plataforma digital.

O evento presencial foi organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde para a segurança de todos.

 

 

LEIA MAIS

Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022: confira lançamentos e novidades dos expositores

Visitas técnicas exclusivas a cervejarias empolgam profissionais

Realidade aumentada proporciona passeios na Fispal Tecnologia 2022

TecnoCarne destaca sustentabilidade, custos de produção e inovação

Indústria 4.0 leva personalização para empresas já automatizadas

Automação e máquinas inteligentes revelam o futuro da indústria na Fispal Tecnologia e TecnoCarne

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar