Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Automação e máquinas inteligentes revelam o futuro da indústria na Fispal Tecnologia e TecnoCarne

Automação e máquinas inteligentes revelam o futuro da indústria na Fispal Tecnologia e TecnoCarne .png
Tecnologias que revolucionam a indústria de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens impressionam o público da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022.

O público da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022 tem a possibilidade de conhecer as mais novas soluções do mercado na retomada da economia: tecnologias que revolucionam a indústria de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens, da automatização à inteligência artificial. O maior evento de negócios do segmento ocorre no São Paulo Expo até sexta-feira (24).

Equipamentos comandados pelo toque do smartphone ou por voz, capazes de produzir ações repetitivas de forma cada vez mais autônoma e com tecnologias cada vez mais inovadoras estão entre os exemplos de soluções encontradas no pavilhão do evento.

Programar robôs paletizadores, por exemplo, está cada vez mais simples. É o caso da Stäubli, que oferece a Célula Copal, com programação feita via aplicativo para celulares e tablets, onde é feita a parametrização, traduzida pelo app e transformada em trajetória para o robô.

“Além de não precisar de uma pessoa com alto conhecimento de robótica para fazer a programação, isso ajuda na flexibilidade, permitindo vários conjuntos de amarrações feitas de maneira bem intuitiva”, diz Giancarlo Pereira, engenheiro executivo de negócios da Stäubli.

Inteligência Artificial e machine learning estão entre os destaques do evento. A Toledo do Brasil, por exemplo, apresentou a Prix 7T, uma balança de autoatendimento com essas tecnologias, com câmeras e acionamento por comando de voz. “Essa tecnologia permite realizar pesagens com automatização e reconhecimento do produto, aumentando  a produtividade e dinâmica do processo”, afirma Danilo Oliveira, responsável por soluções da empresa.

Outra solução está nos equipamentos de raio-X, que, apesar de serem uma tecnologia antiga, estão cada vez mais inovadores, explica Armando Aquino, diretor da Varpe. “A Anvisa está cada vez mais rigorosa e a maioria das indústrias possui apenas um detector de metais, mas outros materiais acabam passando. O avanço das tecnologias permite que as máquinas de hoje sejam isentas de radiação e tenham um preço competitivo.”

Sucesso de público

Empresários de todo o país elogiaram o perfil de inovação do evento. “Chegamos aqui com o intuito de encontrar inovações para os processos de tratamento e engarrafamento de águas. Estivemos na edição de 2019 e novamente nos deparamos com tecnologias muito interessantes, que certamente vão contribuir para o nosso negócio”, afirma Adriel Yuri, do departamento de manutenção da indústria de águas ClaraFinna, de Fortaleza (CE).

“Viemos em busca de soluções de logística e equipamentos de envase para açaí e sorvetes. Estamos atualizando nossas tecnologias e encontramos opções surpreendentes. O evento superou as nossas expectativas. Duas semanas atrás nós estivemos na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes e fechamos negócios. O objetivo, na Fispal Tecnologia, é complementar a experiência”, diz Filipe Argolo Chaves, da Fruttbom Sorvetes, de Peixoto de Azevedo (MT).

Com mais de 350 expositores, a expectativa do evento neste ano é atrair quase 45 mil visitantes, para conhecerem as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.

O credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível em www.fispaltecnologia.com.br e é exclusivo para profissionais do setor.

Último dia do Ciclo de Palestras TecnoCarne aborda acondicionamento, prevenção de doenças e mercado plant-based

Nesta quinta-feira (23) será o terceiro e último dia do Ciclo de Palestras TecnoCarne. Fiorella Hellmeister e Ana Lucia Lemos, do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), farão palestras sobre tendências de embalagens e processamento de produtos cárneos. Outras atrações serão as apresentações acerca de diagnóstico e prevenção de doenças que impactam na produção da carne, por Reuel Luiz Gonçalves, da Biogénesis Bagó Saúde Animal, e sobre a expectativa e a realidade em torno das carnes plant-based (à base de vegetais), a cargo de Sergio Pflanzer, professor da Unicamp.

O Ciclo de Palestras TecnoCarne oferece palestras gratuitas aos profissionais e empreendedores da indústria processadora de proteínas. A programação completa está disponível aqui.

‘Indústria acelera forte’, diz Gabriel Casagrande, campeão da Stock Car, presente no evento

Presença ilustre no segundo dia da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022, Gabriel Casagrande, campeão da temporada 2021 e atual líder da Stock Car, passou a tarde distribuindo autógrafos e posando para fotos com o público no estande do Grupo Raumak, seu patrocinador.

“É incrível constatar, aqui no evento, como a indústria de alimentos e bebidas está acelerando forte após os percalços dos dois últimos anos. As empresas tiveram grande senso de adaptação, similar ao dos pilotos durante as corridas”, comentou Casagrande.

“O automobilismo tem muito a ver com equipamentos de embalagem. Ambos implicam velocidade, alta performance e tecnologia. É uma conexão natural”, afirma Raulino Kreis Junior, CEO da Raumak. Em tempo: o carro de Casagrande será exibido no estande da empresa até sexta-feira (24), último dia do evento.

 

FT_Credenciamento.png

 

Serviço:

Fispal Tecnologia & TecnoCarne

Data: 21 a 24 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar