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Como montar uma fábrica de sorvetes para revenda

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Como montar uma fábrica de sorvetes: homem retirando uma bola de sorvete de um pote para servir.
Confira informações importantes para montar a sua fábrica de sorvetes e se preparar para ter um negócio de sucesso neste setor.

Investir em uma fábrica de sorvetes para revenda pode ser um ótimo negócio. Dados compartilhados pelo portal Statista mostram que a receita do mercado global de sorvetes deve ser de US$ 144,1 bilhões até o fim deste ano, o que equivale a US$ 394,8 milhões por dia. Além disso, a expectativa é de que o setor tenha uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,13% entre 2023 e 2028.

Se essa previsão se confirmar, isso significa que serão movimentados US$ 194 bilhões em 2028, o que corresponde a US$ 530,1 milhões por dia – considerando que é um ano bissexto e, portanto, tem um dia a mais.

Trazendo para o contexto local, os dados mostram uma receita expressiva no Brasil, o que pode ser atribuído ao clima tropical, em que os dias quentes pedem o acompanhamento de um bom sorvete para refrescar.

Confira, a seguir, outros dados sobre o mercado de sorvetes no Brasil, bem como estratégias de revenda de sorvetes e dicas de produção para auxiliar nesse mercado.

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Mercado de sorvete no Brasil

O Brasil é o quinto maior mercado de sorvetes do mundo, com um faturamento anual de 16,5 bilhões de reais. Além disso, o setor conta com 7.327 empresas, sendo que 92% delas são micro e pequenas empresas, e gera 300 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Esses dados, fornecidos pela Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), mostram o potencial e a importância desse segmento para a economia e a sociedade brasileira.

Para quem deseja investir nesse ramo, é preciso conhecer as características, as oportunidades, as vantagens de montar uma fábrica de sorvetes para revenda e as etapas para abrir esse tipo de negócio.

Como montar uma fábrica de sorvetes?

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Montar uma fábrica de sorvetes para revenda envolve uma série de passos que devem ser considerados durante o desenvolvimento do negócio; confira a seguir.

Planeje o seu negócio

É importante elaborar um plano de negócios que contemple seus objetivos, a estratégia, o público-alvo, a concorrência, o investimento inicial, os custos operacionais, a margem de lucro, o ponto de equilíbrio e o retorno sobre o investimento.

Vale também fazer uma análise SWOT - ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a definir objetivos, estratégias e ações para melhorar o desempenho e a competitividade de uma empresa - para entender suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Assim, você compreende quais são os pontos fortes que podem ser aproveitados como diferenciais competitivos, e entende o que precisa ser melhorado para conseguir competir com a concorrência.

Escolha uma boa localização

É importante pensar em um local com fácil acesso para os colaboradores e também para a infraestrutura, além de espaço suficiente para instalar os equipamentos, o estoque e o escritório, entre outras exigências. São dois grupos de características que parecem bem distintos, mas devem ser analisados em conjunto.

Geralmente, locais mais afastados dos grandes centros apresentam custos menores, mas aumentam a complexidade de transporte e locomoção. Por isso, vale colocar esses pontos na balança para chegar à melhor decisão possível.

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Invista na infraestrutura

Pasteurizador, homogeneizador, máquina de congelamento e emulsão, máquina de envase, câmara fria, balança, batedeira, liquidificador, panelas, embalagens e formas são alguns dos itens necessários para conseguir produzir o que for preciso. Opte por uma infraestrutura de qualidade, que pode demandar um investimento mais alto no início, mas maior durabilidade e menor downtime (tempo de inatividade).

Atente-se à legalização da fábrica

Há várias exigências legais, regulatórias e governamentais que precisam ser realizadas, como o registro na Junta Comercial, o cadastro no CNPJ, a inscrição na Prefeitura Municipal, o alvará de funcionamento, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e as questões ligadas às licenças ambientais, entre outras.

Contar com a ajuda de um especialista é a melhor opção para garantir que tudo o que for necessário seja contemplado. Afinal, mesmo que você conheça o segmento ou tenha alguma noção sobre a parte documental, cada tipo de empreendimento tem suas peculiaridades e cometer erros pode levar a problemas futuros, inclusive financeiros.

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Invista em bons fornecedores e matérias-primas de qualidade

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Algo que contribui para a fidelização dos clientes é entregar um produto de alta qualidade. Mesmo se isso representar um maior custo, vale pensar pelo lado de reter os clientes que você conquistar ao invés de fazê-los experimentar apenas uma vez, mas que, por falta de qualidade, não voltem a comprar.

Cabe ressaltar que o investimento em qualidade é importante independentemente da faixa de preço que você deseja posicionar o seu produto. Dentro dessa faixa, busque examinar quais são as melhores opções disponíveis para conseguir se destacar entre as demais empresas do segmento.

Tenha um processo de produção robusto

Toda a produção deve ser feita de acordo com os requisitos de higiene e segurança alimentar. Além disso, bons equipamentos e matérias-primas de qualidade demandam atenção especial em relação à conservação e a todo o processo produtivo para evitar desperdícios, tanto de tempo quanto de produtos.

É natural que o processo produtivo evolua com o passar do tempo, mas quanto mais ajustado ele for desde o início, melhor será para a perenidade do negócio.

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Invista em marketing e vendas

Seu produto pode ser o melhor do mercado, mas além de saber como montar uma fábrica de sorvetes, é importante procurar por estratégias de revenda da sobremesa gelada, o que pode passar por uma boa divulgação na internet, publicidade local e anúncios em veículos de interesse do público, entre outras opções.

Contar com o auxílio de empresas especializadas em marketing para alimentos pode ser interessante, dado o conhecimento de causa que possuem na área.

Vale também pensar em alternativas “fora da caixa”, como oferecer amostras grátis para que os clientes conheçam a qualidade do produto ou mesmo propor parcerias de exclusividade do seu produto em sorveterias já estabelecidas, por exemplo.

Não perca a mão da gestão e do controle

Uma vez que tudo esteja rodando bem, isso não significa que seja hora de acompanhar de longe o que se passa, muito pelo contrário. Garanta a existência de processos de melhoria contínua em todos os pontos de contato do negócio para que o sucesso seja uma questão de tempo.

Abandonar o acompanhamento próximo do que está acontecendo em sua fábrica de sorvetes para revenda é um dos maiores erros que podem ser cometidos. Estar perto da operação permite que eventuais ajustes sejam feitos com muito mais celeridade e assertividade.

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Quanto cobrar nos sorvetes para revenda?

Depende do tipo de produto que você vender, de seu posicionamento de mercado, dos canais de venda e de várias outras questões. Por isso, não há uma fórmula mágica para chegar a este número.

É importante cobrir todas as despesas fixas e variáveis e ter lucros sobre toda a operação, certamente, mas também vale estudar a precificação dos concorrentes para não ficar descolado do mercado, especialmente nos primeiros meses do negócio.

Sorvetes para revenda: um negócio com alto potencial de rentabilidade

Com uma boa gestão e um acompanhamento próximo, a produção de sorvetes pode ser uma boa alternativa de empreendimento.

Ter uma fábrica de sorvetes naturalmente implica em um consumo movido pela sazonalidade, ou seja, o verão e os dias quentes tendem a trazer uma demanda mais alta do que em períodos mais frios. Porém, uma vez que isso esteja contemplado nas estratégias do negócio, não deve se transformar em um problema.

 

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