O mercado de alimentação segue crescendo mesmo durante as crises. E em meio a esse crescimento sempre surgem tendências de food service como “Comfort food” (pratos que remetem à alguma memória da infância ou de lugares visitados e que trazem sensação de conforto, muito procurados por pessoas que vivem em países diferentes daqueles onde nasceram), Saudabilidade e a união de ingredientes doces e salgados em um mesmo prato.
Dentre essas tendências, duas estão ganhando espaço entre consumidores e influenciando que produz alimentos: snackfication (pequenas porções ao longo do dia) e customização do prato ao gosto do cliente, algo relacionado com a ocidentalização de pratos: “A culinária japonesa não utiliza cream cheese, mas os brasileiros gostam da mistura”, comenta a diretora de food service da Vigor, Cecilia Ávila Martins.
A unidade de food service da empresa foi criada em 2014 para atender demandas do mercado de alimentação fora do lar e alimentação produzida fora do lar, “muitas pessoas compram alimentos em estabelecimentos e levam para comer em casa”, explica Cecilia. Dentre os desafios do mercado a marca identificou a necessidade de tornar produtos mais manuseáveis para os profissionais, unir diferentes ingredientes em um único produto para facilitar o preparo de receitas, além de mostrar a importância de utilizar produtos corretos para a cozinha profissional e a possibilidade de uso de ingredientes.
Chefs comentam quem é muito comum encontrar colegas de trabalho utilizando um ingrediente para uma única receita, enquanto ele poderia ser aproveitado em diversas outras. Um exemplo é o iogurte que pode ser usado além das sobremesas, como molho ou na composição de patês e cremes.