Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O meticuloso papel da Embrapa na indústria de alimentos

Article-O meticuloso papel da Embrapa na indústria de alimentos

embrapa.jpg

A Embrapa é um pilar de inovação e sustentabilidade na indústria de alimentos. Entenda como a instituição impulsiona a competitividade e a sustentabilidade a partir da pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos e processos de qualidade.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma instituição que desempenha um importante papel no avanço da indústria de alimentos. 

Em geral, ela opera em frentes como a agricultura, pecuária, agroindústria e desenvolvimento rural. E, embora não seja uma entidade reguladora, suas contribuições para o setor alimentício são significativas.

Relacionado: [Ebook] Tendências regulatórias no setor de alimentos e ingredientes para 2024

Em que a Embrapa atua?

O foco da Embrapa é a “geração de soluções tecnológicas que contribuam para a competitividade e sustentabilidade do setor agroindustrial de alimentos”.

A instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. Segundo a própria instituição, seus desafios se pautam em diferentes âmbitos.

Na área de produção agrícola, a empresa busca soluções para aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos com menor impacto ambiental. Dessa forma, investe na capacitação de pesquisadores e na modernização de laboratórios, promovendo a excelência científica. A Embrapa também se dedica à preservação do meio ambiente, incentivando práticas agrícolas sustentáveis que minimizem os impactos ao meio natural.

Outro foco importante da instituição é a inclusão produtiva, que busca reduzir as desigualdades no campo e promover o desenvolvimento social. 

Para isso, a Embrapa compartilha seus conhecimentos e tecnologias com produtores rurais, comunidades e instituições. Além disso, também contribui para a formulação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento rural.

profissional da indústria de alimentos e bebidas com jaleco usando microscópio em laboratório com frutas em cima da mesa

E como a Embrapa atua especificamente na indústria de alimentos?

Na indústria de alimentos, a Embrapa atua de modo abrangente e estratégico, impulsionando a inovação e o desenvolvimento do setor a partir de diferentes ações, a começar pela pesquisa e desenvolvimento

A instituição investe na criação de produtos alimentícios inovadores, com foco em funcionalidade, nutrição e sabor. Além disso, a instituição foca no desenvolvimento de processos mais eficientes e sustentáveis para a produção.

Um exemplo é o ingrediente à base de feijão-carioca para o mercado plant-based, atendendo à crescente demanda por alternativas à carne. 

A cada 100 gramas do produto, 80 são de proteína. O estudo começou em 2019, e foi uma parceria da Embrapa e do Programa de Incentivo à Pesquisa do The Good Food Institute (GFI)

Relacionado: O mercado plant-based e as tendências para 2024

Além disso, a Embrapa também atua na melhoria da qualidade e segurança dos alimentos em toda a cadeia produtiva, desde a produção até o consumo final. Isso inclui pesquisa em métodos de análise, controle de qualidade e rastreabilidade.

A transferência de conhecimento é outra frente com a qual a Embrapa atua neste setor, uma vez que oferece cursos, treinamentos, workshops e publicações para disseminar conhecimento e capacitar profissionais da indústria de alimentos.

Embrapa Agroindústria de Alimentos

homem segurando tablet em meio a lavoura

A Embrapa Agroindústria de Alimentos é a unidade da Embrapa dedicada à pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de alimentos. A unidade possui diversos laboratórios e centros de pesquisa em todo o Brasil, nos quais são desenvolvidas pesquisas de diferentes áreas, como:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Melhoria da qualidade dos alimentos;
  • Desenvolvimento de processos mais eficientes;
  • Promoção da sustentabilidade.

A Embrapa e o setor de pesquisas

A instituição é referência em pesquisa agropecuária no Brasil e no mundo. A Embrapa possui uma equipe de pesquisadores altamente qualificados e experientes, que desenvolvem pesquisas de qualidade em diversas áreas – frequentemente reconhecidos por órgãos relacionados à pesquisa. 

Recentemente, a pesquisadora Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de PD&I da Embrapa Amazônia Ocidental, foi homenageada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em função de sua trajetória e contribuição para a ciência no Amazonas. 

Pesquisas de tecnologia e inovação

A Embrapa é referência no investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil.

Um exemplo inovador é o fermento lático probiótico a partir de bactérias coletadas de leite de cabra. O produto, desenvolvido em 2023, passou por um processo relativamente simples para ser desenvolvido.

As bactérias láticas foram isoladas do leite e queijo caprinos. Centenas de isolados foram analisados e os três melhores lactobacilos foram selecionados com base em sua aptidão tecnológica e potencial probiótico.

Então, foi realizada a avaliação in vitro para confirmar suas propriedades probióticas. E, por fim, o fermento em pó foi desenvolvido utilizando a cepa de L. rhamnosus. 

A técnica de atomização foi utilizada para desidratar as bactérias, garantindo sua estabilidade e maximizando a concentração de células viáveis.

O fermento em pó apresentou boa estabilidade durante seis meses, tanto sob congelamento (-18 °C) quanto sob refrigeração (6 °C).

Relacionado: Inovações para produção sustentável do leite

Por fim: as melhorias em processos e produtos

A Embrapa é referência em segurança alimentar, combate ao desperdício de alimentos e promoção da sustentabilidade.

A instituição atua de forma abrangente, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos em toda a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, buscando soluções para reduzir o desperdício em cada etapa da cadeia alimentar.

Em um mundo que enfrenta mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o flagelo da insegurança alimentar, a redução das perdas e do desperdício de alimentos deve ser uma prioridade global.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) revelam que o descarte de alimentos no mundo ultrapassa 1,3 bilhão de toneladas por ano. Somente na América Latina, cerca de 28% dos alimentos que chegam ao final da cadeia são desperdiçados.

Esses números demonstram uma crescente insegurança alimentar, questão que a Embrapa combate com ações em suas diversas frentes

A instituição desenvolve e implementa métodos para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, além de:

  • pesquisar e desenvolver tecnologias para reduzir o desperdício;
  • capacitar profissionais;
  • promover a conscientização da sociedade sobre a importância do consumo consciente.

A atuação da Embrapa é essencial para garantir o acesso de toda a população a alimentos seguros e nutritivos, promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e impulsionar a competitividade do agronegócio brasileiro.

 

LEIA MAIS

  1. Food Science: A evolução que nos levou à alimentação saudável 
  2. Dieta climatariana: a alimentação que pode salvar o planeta 
  3. COP28: decisões e implicações para a indústria de alimentos e bebidas
  4. Indústria de alimentos aposta em ingredientes com selos sustentáveis
  5. Tendências em alimentos e bebidas para 2024
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar