Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

[Ebook] Tendências regulatórias no setor de alimentos e ingredientes para 2024

White-paper-[Ebook] Tendências regulatórias no setor de alimentos e ingredientes para 2024

[Ebook] Tendências regulatórias no setor de alimentos e ingredientes para 2024

Como se adequar às novas normas regulatórias e quais mudanças no setor de alimentos e ingredientes são esperadas para o futuro

As regulamentações no setor de alimentos e ingredientes têm sido um ponto de destaque, com diferentes abordagens adotadas globalmente. A falta de uma definição internacional única sobre o que constitui novos alimentos tem gerado divergências. Na América Latina, enquanto o Brasil lidera com legislações específicas, Argentina, Chile e México se apoiam em guias de avaliação.

Pioneiro na região, o Brasil deu passos significativos em direção à modernização regulatória. As mudanças recentes visam, entre muitas outras coisas, atualizar as regras e procedimentos para a comprovação de segurança e autorização de uso de novos alimentos e ingredientes.

Além disso, um dos pontos mais importantes para a indústria está na rotulagem de alimentos e bebidas, que tem sido alvo de significativas mudanças e regulamentações ao longo dos últimos anos. Em 2024, diversas questões relacionadas à rotulagem estão em destaque, incluindo a rotulagem frontal e a indicação de alergênicos. Até mesmo a regulamentação dos alimentos à base de plantas deve ser inserida na discussão sobre o novo papel do rótulo no setor. 

Essas alterações visam fornecer aos consumidores informações claras, transparentes e de fácil leitura sobre os produtos que consomem. As empresas ainda enfrentam desafios para se adaptarem diante do custo e das questões técnicas relacionadas. A demora para adequação pode gerar impactos negativos, não só do ponto de vista da imagem, com a relação de marcas e produtos a uma alimentação não saudável ou informações pouco claras, mas também relacionada a perdas financeiras de fato, com punições advindas dos órgãos reguladores.

Nesse contexto, a indicação é que as companhias do setor contem com profissionais regulatórios (sejam em áreas internas da empresa ou consultorias e assessorias terceirizadas) ao longo de todo o processo de Pesquisa e Desenvolvimento para que a adequação às novas normas e exigências sejam considerados já na gênese dos projetos.

Faça o download do ebook e veja as mudanças que se iniciarão ou serão consolidadas em 2024 e como as empresas de alimentos e ingredientes devem se preparar para essa revolução no setor.

Registre-se para fazer download desse recurso

Cadastre-se e receba informações de ponta, pesquisas e opinião de especialistas sobre o setor alimentício, da indústria ao food service. Tenha acesso a todo conteúdo premium.