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Totem de autoatendimento: como a tecnologia impacta o food service

Article-Totem de autoatendimento: como a tecnologia impacta o food service

Totem de autoatendimento: Mão de um homem negro mexendo em uma espécie de tela grande de touchscreen
Os totens de autoatendimento estão revolucionando o setor de food service proporcionando rapidez, eficiência e personalização na experiência do cliente.

O totem de autoatendimento é uma tecnologia cada vez mais comum em restaurantes, lanchonetes e outras empresas do ramo alimentício.

Estima-se que o "boom" de utilização desse equipamento tenha acontecido em meados de 2021, quando o mundo ainda enfrentava a pandemia de covid-19 e, por isso, evitava contato humano.

Atualmente, é possível encontrar essa solução tecnológica eficiente e prática tanto em estabelecimentos de food service, localizados em shoppings e outros centros comerciais, quanto em lojas particulares, nos centros das grandes e médias cidades do Brasil.

Mas como exatamente os totens de autoatendimento impactam o setor de food service? O que eles estão mudando nesse segmento e quais benefícios trazem ao público e aos empreendedores?

Neste artigo, vamos explorar os diversos aspectos dessa tecnologia e analisar como ela está transformando o modo como os clientes interagem com as empresas do ramo alimentício. 

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O que é e como funciona um totem de autoatendimento?

Totem de autoatendimento é um dispositivo interativo que permite que os usuários realizem diversas transações sem a necessidade de atendimento humano. Ele funcionam, basicamente, como uma versão atualizada dos caixas eletrônicos bancários. 

Esse equipamento podem ser encontrados em diversos locais, como aeroportos, bancos, postos de gasolina, lojas de varejo, repartições públicas, entre outros. 

Os totens usam uma interface de usuário que permite que a pessoa realize algumas ações sozinha, como pagamento de contas, impressão de ingressos, consulta de informações, seleção de produtos etc. 

Na tela interativa, os usuários podem escolher entre opções previamente carregadas na máquina, como os itens de um cardápio, e os dados inseridos são processados pelo software do totem, permitindo que a transação seja concluída com rapidez e eficiência.

Vale destacar, ainda, que os totens de autoatendimento são dotados da tecnologia touchscreen, tendo botões e outros dispositivos que facilitam a escolha de opções pelo usuário.

Quanto à sua localização, eles ficam geralmente postados na entrada dos estabelecimentos, facilitando o acesso dos clientes que chegam.

Qual a função de um totem de atendimento em bares, restaurantes, lanchonetes e similares?

No setor de food service, os totens são utilizados para que os clientes possam realizar seus pedidos, personalizar seus pratos e efetuar o pagamento de forma autônoma. 

O funcionamento é simples: o cliente interage com a tela do totem para selecionar suas opções, que podem incluir escolha de pratos, adição de ingredientes ou bebidas, além de combos e promoções. 

Em seguida, ele confirma o pedido e efetua o pagamento utilizando cartão de crédito ou débito, ou outros métodos de pagamento eletrônico, como a transferência via PIX, por exemplo.

Em geral, esse tipo de atendimento é preferido pelos clientes por gerarem uma maior sensação de autonomia. Além disso, o uso de totens de autoatendimento em estabelecimentos de food service diminui a necessidade de atendimento humano e até de cardápios de papel.

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Vantagens do uso de totens de autoatendimento

Mão de uma pessoa branca mexendo no toten de autoatendimento de um estabelecimento food service. Na tela do equipamento aparece a imagem de um hambúrguer e algumas opções de serviços em vermelho

Os totens podem trazer diversas vantagens para donos e clientes de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e outras empresas do segmento de alimentação fora do lar.

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens do uso da tecnologia nesses locais é a redução dos tempos de espera e filas para fazer o pedido e efetuar o pagamento. 

Com esses equipamentos, os clientes podem realizar suas transações com mais rapidez e eficiência, o que leva a uma experiência mais satisfatória em geral.

Por outro lado, os totens de autoatendimento também podem ajudar a aumentar a produtividade das empresas, permitindo que os funcionários se concentrem em outras tarefas importantes, como a preparação dos alimentos e a prestação de um atendimento humanizado aos clientes.

Outra vantagem é que eles permitem a coleta de dados e informações importantes sobre os clientes, como preferências alimentares e hábitos de consumo. As empresas podem usar esses dados para melhorar a experiência dos seus clientes e oferecer produtos e serviços personalizados.

Por fim, um grande benefício dessa tecnologia é o fato de ser uma opção conveniente para os clientes que desejam fazer pedidos personalizados ou especiais, permitindo que eles selecionem exatamente os ingredientes e opções desejados.

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Como a sua utilização impacta as empresas de food service?

Ao analisar as vantagens do uso de um totem de autoatendimento em estabelecimentos de food service é possível entender, pelo menos de forma preliminar, os aspectos dessa relação.

Contudo, o fator que mais impacta as empresas que adotam essa ferramenta moderna é o quesito melhoria da experiência de clientes, que está correlacionado com a otimização de todos os outros serviços prestados pelo empreendimento.

Uma pesquisa realizada pela empresa Croma Marketing Solutions a pedido da Coca-Cola, do Carrefour e da Via Varejo, aponta que 60,4% dos consumidores brasileiros preferem o autoatendimento na hora de comprar alguma coisa.

Alguns especialistas acreditam que a preferência pelo uso dessas máquinas vem associada ao uso do sistema delivery, pois, além da opção da compra on-line e da retirada na loja física, o varejo self-service prima pela conveniência e experiência autoral de compra. Check-out automático e personalização de layout são alguns viabilizadores dessa tendência.

Essas assertivas demonstram claramente para onde está indo o comportamento do consumidor, que prefere fazer suas escolhas sozinho, por meio de informações detalhadas e opções pré-definidas.

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Dicas de como escolher o totem de autoatendimento certo para um food service

Totens de autoatendimento brancos, com uma máquina de cartão no centro de cada equipamento.

Empresários do ramo de food service que investem na implantação de totens de autoatendimento só têm a ganhar, pois essas ferramentas otimizam o serviço nesses estabelecimentos.

Entretanto, assim como acontece com a aquisição de qualquer tipo de equipamento, antes de comprar um ou mais totens para colocar no bar, restaurante, lanchonete ou outro, é importante se atentar a alguns pontos. São eles:

  • Escolher um fornecedor confiável e experiente no ramo de totens de autoatendimento;
  • Considerar as necessidades específicas da empresa e do seu público-alvo ao escolher os recursos do totem, como idiomas disponíveis, opções de pagamento e personalização de pedidos;
  • Certificar-se de que o totem seja fácil de usar e que ofereça uma experiência de usuário intuitiva;
  • Verificar a qualidade da tela e do software do totem, bem como a sua durabilidade e resistência a vandalismo e intempéries;
  • Analisar as opções de suporte e manutenção oferecidas pelo fornecedor, incluindo o tempo de resposta em caso de problemas ou defeitos no totem.

 

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