Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Nova geração de máquinas de autoatendimento ganha espaço no food service

Nova geração de máquinas de autoatendimento ganha espaço no food service.png
Geladeira que permite compra por reconhecimento facial e balança com inteligência artificial são algumas novidades para o food service.

Embora os equipamentos de autoatendimento estejam longe de ser uma novidade no mercado, a tecnologia presente nessas máquinas segue avançando a passos largos. Geladeira inteligente, que funciona por meio de reconhecimento facial, e uma balança de autoatendimento são exemplos da nova geração de equipamentos.

Em parceria com a Coca-Cola Company, a Imbera, empresa especializada em equipamentos de refrigeração, desenvolveu a tecnologia Bem Gelado, que consiste em uma geladeira inteligente, com 550 litros e capacidade para 400 latas, que funciona por meio de reconhecimento facial. Depois de se inscrever em um aplicativo e incluir dados pessoais e de pagamento, o consumidor só precisa chegar perto da geladeira, olhar para a câmera, que o reconhecimento facial irá abrir a porta.

“Uma câmera que fica dentro da geladeira faz uma leitura de antes e depois, para calcular o número de latas adquiridas pelo consumidor”, explica o diretor comercial da Imbera, Bruno Leme. E a principal vantagem é que “esses equipamentos podem funcionar 24 horas por dia sem a necessidade de um atendente”.

O software ainda está em fase de desenvolvimento e já tem alguns refrigeradores de teste espalhados pelo País. A previsão de lançamento do modelo é para o segundo semestre. “Vai levar um tempo para que o mercado aceite esse tipo de equipamento, mas pode ser utilizado em bares, restaurantes e hotéis. É uma tecnologia que a gente aposta muito para os próximos anos”, acredita o diretor comercial da Imbera.

Balança com inteligência artificial

A Toledo do Brasil, que fornece soluções em hardware, software e serviços em pesagem para o comércio varejista, oferece o Prix 7T, uma balança de autoatendimento que funciona por meio de inteligência artificial e machine learning. A partir de uma câmera, o equipamento capta e identifica a mercadoria, pesa, gera o rótulo com código 2D, o que permite a rastreabilidade do produto. O equipamento ainda emite uma etiqueta contendo, entre outras informações, o novo modelo de tabela nutricional.

Outra funcionalidade da balança de autoatendimento está no acionamento por comando de voz. Também é composto por um teclado touch e uma tela pela qual o consumidor tem a chance de ver imagens dos produtos que estão sendo pesados, o que facilita a sua identificação. Além de evitar desperdícios, o equipamento também agiliza o atendimento, o que reduz as filas. E conta ainda com controle de voz e sistema de reconhecimento do atendente.

Segundo Daniel Carioni, da Gestão de Produtos Mercado Comercial da Toledo do Brasil, o sistema permite que a balança “aprenda” a identificar produtos diferenciados. Com isso, é possível ser adotada por diversos segmentos de alimentação, como padarias, restaurantes, hortifrutis e açougues. "Nós sempre trabalhamos com a evolução dos nossos produtos e uma demanda do mercado é diminuir erros operacionais. Então, pensamos em como poderíamos solucionar essa questão e agilizar a operação”, explica Carioni.

Essa nova geração de equipamentos ganhou espaço na edição mais recente da Fispal Food Service, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho, no Expo Center Norte, na capital paulista. Inscreva-se gratuitamente na Jornada Fispal Food Service, participe dos eventos e acompanhe as novidades do setor.

 

LEIA MAIS

Robôs atendentes e Inteligência Artificial no food service

Conectividade entre equipamentos é aposta para setor de food service

QR Code: conheça seus usos para o food service

Churrasqueiras tecnológicas permitem controle à distância

Com crescimento das dark kitchens, Fispal Food Service oferece soluções para o setor

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar