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Churrasqueiras tecnológicas permitem controle à distância

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Novos equipamentos permitem o controle de temperatura pelo celular e avisam quando a carne está no ponto certo.

Foi-se o tempo que churrasco era sinônimo de carne, grelha e carvão. Novas tecnologias voltadas para a brasa estão entre os destaques da Fispal Food Service 2022, que acontece até sexta-feira (10), no Expo Center Norte, em São Paulo. O controle do fogo via wi-fi, algo impensável até pouco tempo atrás quando o assunto é churrasco, pode ser realizado tanto pelo celular quanto por meio de tablets, que alertam quando é hora de reabastecer a churrasqueira com mais carvão.  

A multinacional Middleby traz para a feira lançamentos como a Masterbuilt. Trata-se de um misto de churrasqueira, defumador e chapa, que permite o controle da temperatura pelo celular. “No caso de carnes de cocção lenta, como o cupim, por exemplo, é possível colocar a peça na churrasqueira e ir controlando-a por uma interface no celular, que funciona via wi-fi”, explica o diretor de vendas da companhia, Estevan Rabello. O equipamento possibilita ainda a instalação de uma sonda, com a qual é possível medir a temperatura interna da carne e ver se está no ponto certo. 

Outro destaque do estande são os fornos a carvão da marca espanhola Josper, que estão para as cozinhas profissionais assim como a Ferrari e a Lamborghini estão para o mundo dos carros. “Você tem um forno, churrasqueira e defumador no mesmo equipamento. Essas funções podem ser acionadas tanto em conjunto quanto individualmente, o que permite atingir excelentes resultados nas mais diversas preparações”, explica Rabello. Queridinho entre os chefs estrelados do mundo todo, a Middleby traz para o País um modelo da Josper mais compacto e mais eficiente. 

a Scheer Churrasqueiras, de Caxias do Sul (RS), trouxe para o pavilhão o Firetech, uma tecnologia com a qual é possível controlar a temperatura da churrasqueira a partir de um sistema desenvolvido pela marca. A partir de um tablet conectado à grelha, os profissionais podem programar uma série de padrões de temperatura para o equipamento, que podem ser acionados para os mais variados cenários de um restaurante - seja para uma segunda-feira sem movimento ou um fim de semana concorrido -, viabilizando economia de tempo, matéria-prima e mão-de-obra.

“Levamos mais ou menos três anos para desenvolver essa tecnologia, mais um ano de testes para auxiliar os operadores de churrasqueiras na cocção e padronização das carnes. Outro diferencial é o armazenamento de dados em nuvem, onde é possível acompanhar informações de uso e consumo de carvão. Hoje, não existe uma tecnologia como essa no mundo”, destacou Maurício Della Giustina, diretor comercial da Scheer Churrasqueiras e Parrillas.

Por meio de sensores, o sistema controla a altura das grelhas para a padronização da temperatura de acordo com o ponto de cada carne e corte. Com isso, o consumo de carvão é otimizado e é possível prever a necessidade de manutenção do equipamento. Todo processo pode ser acompanhado por meio de relatórios de análise e comparação, conectando a operação interna e externa do estabelecimento. Além disso, essa é uma ferramenta que auxilia a padronização nas grandes redes de restaurantes.

Segundo o CEO da empresa, Daniel Scheer, a demanda por esse tipo de equipamento surgiu a partir da ausência de mão de obra qualificada. “O feeling do churrasqueiro não é algo que se aprende nos livros, mas a partir do momento que você consegue programar a temperatura e altura da grelha automaticamente, é possível padronizar os processos de preparo das carnes”, explica ele. A tecnologia conta ainda com um dashboard, com o qual os proprietários dos restaurantes conseguem analisar o desempenho da churrasqueira. “Com esse controle, é possível ter dados precisos do negócio, além de garantir uma economia de aproximadamente 30% de carvão”, promete Scheer. A tecnologia custa a partir de 10 mil reais e é compatível com diversas churrasqueiras. 

A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que tem a expectativa de reunir mais de 45 mil visitantes de todo o Brasil e 1.800 marcas expositoras, traz outra novidade: é híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos digitais durante os 365 dias do ano. Acesse a plataforma clicando aqui.

 

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