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Sustentabilidade dos estabelecimentos é decisiva na avaliação do público

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Saiba quais os aspectos mais valorizados pelo consumidor para avaliar a sustentabilidade dos estabelecimentos de food service.

A sustentabilidade está em pauta em todos os setores e não é diferente para o food service. Os consumidores, cada vez mais exigentes, prezam por marcas que se preocupam com a responsabilidade socioambiental.

Segundo a pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., existem diversos aspectos valorizados pelo cliente para avaliar a sustentabilidade de um estabelecimento.

Os dados revelam que 51,3% dos respondetes da pesquisa valorizam as embalagens sustentáveis para a entrega, 48,69% se preocupam com o zero desperdício e 43,78% apreciam a compra de ingredientes com origem de pequenos produtores.

Ainda aparecem como pontos relevantes: embalagens dos ingredientes utilizados (37,94%), alimentos orgânicos (34,25%), entregadores com carteira assinada (24,12%) e diversidade dos funcionários (20,74%).

Para entender um pouco mais sobre o tema e apresentar algumas ideias para promover mais sustentabilidade no restaurante, entrevistamos o economista da AGR Consultores, Alex Mondl von Metzen.

Ações de sustentabilidade deve ser uma preocupação de todos

Alex Mondl von Metzen explica que as mudanças climáticas globais – cujos impactos estão, a cada ano, mais evidentes e noticiados pela mídia –, devem ser uma preocupação de todos.

“Como nos últimos anos o ato de consumir, principalmente entre a população jovem, tem se tornado equivalente a se expressar pessoal e politicamente, atentar-se à sustentabilidade do seu produto ganha uma relevância semelhante à própria qualidade do mesmo”, reflete o especialista.

Portanto, é muito importante que as empresas se preocupem em elaborar boas ações de sustentabilidade para se conectar com o seu público. Mais do que isso, essas campanhas são responsáveis por gerar um ótimo envolvimento, que contribui para o crescimento e o bom desenvolvimento da marca.

Como promover mais sustentabilidade no estabelecimento

A pesquisa O Futuro do Food Service citou três ações principais que os restaurantes precisam se preocupar para atender bem o consumidor moderno: as embalagens sustentáveis, o zero desperdício e os ingredientes com origens de pequenos produtores.

Pensando nessas três categorias, Alex Mondl von Metzen cita alguns exemplos de boas práticas que podem ser implementadas:

  • encontre maneiras para reduzir a pegada de carbono no transporte dos alimentos até o restaurante, comprando ingredientes de produtores mais próximos ou cultivando-os nas instalações do próprio estabelecimento;
  • reduzir o uso de energia para fins de iluminação, por meio de configurações arquitetônicas mais apropriadas, com espaços abertos, grandes janelas, paredes de vidro, claraboias e painéis solares;
  • entenda que o zero desperdício não significa apenas que a comida servida no prato será totalmente aproveitada, mas também que os ingredientes são utilizados em sua totalidade, aproveitando partes geralmente descartadas em novas formas criativas para dar sabor, textura ou aparência aos pratos.

Reaproveitar os alimentos no seu cardápio, além de conquistar o público, resulta em economia e menos desperdício. Para isso, use os alimentos de forma integral: as cascas e talos de legumes e verduras rendem sopas, purês, sucos, mistura para arroz ou omelete, e também podem ser utilizados na finalização de pratos. 

Outra maneira de reduzir o desperdício e economizar nas compras é optar por ingredientes menos perecíveis, que garantem praticidade e agilidade na operação, e não são afetados pela alta variação de preços e pela incerteza dos períodos de safras. A organização do estoque do restaurante também é essencial para que os produtos não se percam, mantendo os alimentos comprados há mais tempo na frente dos recém-comprados, que tem validade maior. 

Por fim, pense o cardápio como um todo, optando por receitas que tenham a mesma base ou ingredientes em comum. Desta maneira, na hora das compras, é possível adquirir menos produtos e oferecer diversas opções de pratos aos clientes.

Como divulgar as ações sustentáveis para conquistar a confiança dos clientes

Além de promover as ações de sustentabilidade, é importante divulgá-las ao público. Isso reforça a autoridade da marca, conquista a confiança e a lealdade dos clientes e ainda mostra que o seu restaurante é inovador e tem responsabilidade ambiental.

Alex Mondl von Metzen nos conta algumas ideias para divulgar essas ações:

  • no caso de pratos que contenham ingredientes cultivados internamente e com selos de sustentabilidade, ingredientes orgânicos, uma nota deve ser feita no cardápio destacando essas qualidades;
  • placas podem ser posicionadas para informar aos clientes o destino dado aos alimentos ou ingredientes que não são utilizados nos pratos, como doação para instituições ou reaproveitamento como fertilizantes na produção de futuros ingredientes;
  • promover nas mídias a diferença na pegada de carbono que as medidas sustentáveis promovidas pelo seu restaurante produzem, quando comparadas com a concorrência ainda tradicional.

Além disso, o especialista lembra da importância de alinhar a equipe com essas ações. “Os seus colaboradores são a face do restaurante nas principais interações da empresa com o cliente. Então, eduque a equipe para que ela esteja alinhada com a imagem que o empreendimento pretende passar aos clientes”.

A diversidade dos funcionários também mostra a preocupação social do estabelecimento, assim como regularizar o contrato de trabalho de entregadores que atuem diretamente com o estabelecimento.

Para saber mais sobre os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia, confira a pesquisa O Futuro do Food Service na íntegra. Faça o download gratuito.

 

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