Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fórum ESG: especialistas destacam o ‘S’ de social

Article-Fórum ESG: especialistas destacam o ‘S’ de social

Fórum ESG especialistas destacam o ‘S’ de social.png
No último dia da Arena de Conteúdo Fispal Tec, o Fórum ESG discutiu os impactos dessas ações e as responsabilidades da indústria.

Ouvir, dialogar, criar projetos, executá-los e se comprometer são premissas da letra 'S' usada em ESG (Environmental, social, and corporate governance). Para falar sobre os impactos dessas ações e as responsabilidades que envolvem esses projetos, o Fórum ESG da Arena de Conteúdos 360º Fispal Tec recebeu nesta quinta-feira, 23, Tiago Timbó, gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade da M. Dias Branco, e a executiva Andrea Mota, sustainability & stakeholders engagement director Latin America, da The Coca-Cola Company, e Regina Teixeira, corporate affairs director da PepsiCo Brasil Alimentos.

Cada palestrante contou um pouco como as empresas que representam estão atuando na área social e sobre a importância do compromisso com essas ações.

Andrea afirmou que ações de caridade e filantrópicas não são descartadas, porém, envolver o negócio nas ações gera muito mais valor. “Buscamos entender a cadeia e ver como podemos colaborar, principalmente usando o próprio negócio para empoderar pessoas, levar água e tantas outras ações”, diz.

Porém, também faz parte de ESG colaborar de forma filantrópica quando uma dor é identificada. É o caso da doação de alimentos feita pela M. Dias Branco, que está alocada na região Nordeste, que apresenta muitas carências. “Antes de implementarmos o ESG na empresa, já realizávamos a doação de alimentos. Mesmo com novas estratégias, essa ação permaneceu, porque estamos diante de um cenário de fome e consideramos essa iniciativa ainda importante, principalmente na região em que estamos. Além de ‘dar o peixe’, ‘ensinamos’ a pescar com cursos de capacitação”, conta Tiago Timbó.

Já Regina Teixeira destacou que o social deve estar no centro de como se faz negócio. “O social deve ser parte da cultura da tomada de decisões no dia a dia. Responsabilidade social não é algo atual, é estratégia”, afirma a executiva.

Custo x fazer o certo

O ESG não é sobre o custo financeiro, é sobre “fazer a coisa certa” e gerar valor para a empresa, para a sociedade e para o planeta. Essa foi uma das conclusões da palestra “O que o ESG realmente impacta na cadeia produtiva”, que reuniu executivas das marcas The Coca-Cola Company e Mars.

Andrea Mota, sustainability & stakeholders engagement director Latin America da The Coca-Cola Company, que também participou deste painel, afirmou que não se faz ESG sem considerar toda a cadeia e o importante é ter uma visão ampla dos impactos da empresa antes da tomada de decisão. “O primeiro passo é mapear os impactos positivos e negativos. Na Coca-Cola, identificamos oito pilares, mas destacamos três prioridades: água, embalagem, carbono. E para que esses pilares sejam atendidos, é preciso envolver fornecedores, parceiros e clientes. ESG não é um departamento à parte. Deve ser intrínseco ao negócio”, afirma a executiva.

Marcela Cerda, communication and sustainability manager da Mars, destacou o papel importante do envolvimento da cadeia na jornada para a sustentabilidade e crescimento do negócio. “Se uma empresa quer continuar crescendo, ela precisa trazer as pessoas da cadeia, como fornecedores e parceiros, para garantir que eles continuem nos fornecendo com a qualidade que queremos. Também é importante trazer o consumidor para a jornada para mostrar o tamanho do nosso comprometimento. Não adianta determinarmos metas próprias. Se damos os desafios, precisamos dar as ferramentas”, diz.

Último dia

Com mais de 350 expositores, a expectativa do evento neste ano é atrair quase 45 mil visitantes, para conhecerem as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.

Ainda dá tempo de participar do evento: o credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível em www.fispaltecnologia.com.br e é exclusivo para profissionais do setor.

 

FT_Credenciamento.png

 

Fispal Tecnologia & TecnoCarne

Data: 21 a 24 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

 

LEIA MAIS

ESG e retomada de negócios marcam o primeiro dia da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022

Fispal Tecnologia e TecnoCarne fecham parceria para ajudar na inclusão de comunidades no mercado de trabalho

Arena Fispal Tec traz temas sobre gestão industrial, embalagens e laticínios

ESG: O que é, como se certificar e quais os benefícios à indústria

Positive Packaging: indústria se mobiliza para tornar a cadeia das embalagens mais sustentável

 

TAG: Tecnologia
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar