Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ESG e retomada de negócios marcam o primeiro dia da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022

Fispal Tec primeiro dia.jpg
Na abertura da Arena de Conteúdo Fispal Tec, lideranças do setor reforçam que ESG veio para ficar.

A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2022, o maior evento de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens, começou nesta terça-feira (21) em clima de retomada de negócios. O ESG (Environmental, Social and Governance) mostrou sua importância na plenária de abertura da Arena Fispal Tecnologia e a inovação também marcou o primeiro dia do principal encontro do segmento no Brasil.

“O tema principal da Fispal neste ano, tanto na área de congresso, quanto no mote da feira e em toda nossa comunicação, é o ESG. A Informa Markets tem esse olhar sustentável, que traz como meta reduzir a quantidade de iluminação nos eventos, diminuir o uso de material não reciclável, ficar atento às emissões de carbono em relação ao deslocamento dos visitantes até o evento e muito mais. A ideia é em alguns anos termos um evento completamente sustentável”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne.

A expectativa neste ano é atrair quase 45 mil visitantes. O retorno ao formato presencial, com mais de 350 expositores, promete movimentar o mercado. Para se ter uma ideia, o evento tem 10% a mais de empresas comparado à edição de 2019. Os visitantes vão conhecer as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.

Otimismo

“Conseguimos perceber que o público está muito ansioso para se reencontrar”, afirma Marina. “Tivemos um aumento significativo de credenciamento neste ano em relação a 2019. Desta vez, a Fispal Tecnologia ocorre simultaneamente à TecnoCarne, e ainda temos o formato híbrido (presencial e virtual) para atender a todos os públicos. Por tudo isso, nossas expectativas estão bem altas.”

O otimismo com a retomada também podia ser visto entre visitantes. “Estou à procura de tecnologias convergentes com o conceito de Indústria 4.0. Nesse sentido, já encontrei um equipamento que pode funcionar muito bem na nossa fábrica. Também estou atento a oportunidades de inovação em embalagem. A Fispal Tecnologia é uma excelente oportunidade para conversar com fornecedores, além de prospectar novas parcerias. Sempre visitamos o evento e sentimos muito a sua falta nos dois últimos anos. É muito bom presenciar esta retomada”,diz Murilo Andrade, gestor de suprimentos da Tambaú Alimentos, de Custódia (PE).

“A feira é muito boa para nos atualizarmos e vermos tudo o que o setor pode oferecer em um só lugar. Vim para ver o que há de novo e captar novos contatos pensando no futuro da minha empresa”, afirma Maurilio dos Santos, da Salina Diamante Branco, de Natal.

O credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível em www.fispaltecnologia.com.br e é exclusivo para profissionais do setor.

Plenária de abertura da Arena Fispal Tec

“ESG e os impactos na cadeia produtiva” foi o tema da plenária de abertura da Arena de Conteúdos 360º Fispal Tec, espaço dedicado a compartilhar conteúdos e debater tendências e perspectivas de mercado. Lideranças de organizações importantes participam da iniciativa, que tem programação exclusiva com 6 congressos sobre: embalagens, gestão industrial, laticínios, TecnoCarne, ESG e transformação digital.

“Não há como ‘escapar’ do ESG. O consumidor quer saber quem são as empresas por trás das marcas, e quão comprometidas elas estão com essa agenda”, afirmou João Dornellas, Presidente Executivo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos) e mediador do encontro. Os debatedores destacaram, por exemplo, o que falta para o Brasil se tornar definitivamente uma referência em boas práticas ambientais.

João Campos, Presidente da Seara Alimentos, ressaltou a importância de o setor se unir e rumar em prol do objetivo de se tornar carbono neutro. “A nossa empresa foi a primeira no segmento de proteínas, no Brasil, a lançar um compromisso em ser net zero até 2040. Já investimos US$ 1 milhão em projetos nesse sentido”, contou o executivo.

Transparência

“O desafio é estabelecer um relacionamento não apenas mais sustentável com o ambiente, mas também mais transparente e regenerativo”, pontuou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil. Paulo Sousa, Presidente da Cargill, concordou, apontando a necessidade de mitigação do desmatamento. “Esse é um ponto muito crítico do país. Nós, enquanto sociedade, precisamos nos mobilizar para cobrar a resolução desse problema que grita tão alto.”

Por sua vez, Pierre Albert Berenstein, Presidente da Bloomin’ Brands Internacional, destacou a importância de a indústria alimentícia nacional apoiar o combate ao desperdício de comida. Vale lembrar: segundo estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), 17% da produção global de alimentos (930 milhões de toneladas) são perdidos por ano ao longo das cadeias de distribuição. “Todos os elos têm de estar mais unidos e com ações sincronizadas, do produtor de matéria-prima ao consumidor final. Ainda temos poucas iniciativas integradas, que podem fazer o Brasil brilhar”.

As atrações da Arena Fispal TEC continuam nesta quarta-feira (22), a partir das 13h30, com a realização simultânea do Fórum Gestão Industrial, do Fórum Embalagens e do Fórum Laticínios. Na tarde de amanhã (23), será a vez do Fórum Transformação Industrial, do Fórum TecnoCarne e do Fórum ESG. A programação completa pode ser conferida aqui.

Evento ultrapassa paredes do pavilhão e leva público a visitas técnicas em cervejarias

A experiência dos participantes da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne foi elevada a um novo patamar com a oportunidade da realização de visitas técnicas às cervejarias Ravache e Heineken. Elas acontecem nos dias 23 e 24 de junho, respectivamente. É a segunda edição da iniciativa.

Os visitantes que se inscreveram com antecedência terão a chance de aumentar seus conhecimentos sobre o universo cervejeiro indo até as fábricas, onde poderão participar de sessões de degustação, conhecer a história das marcas e ver de perto a tecnologia empregada na fabricação da bebida.

Para Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne, esse tipo de atividade é uma forma de ampliar a experiência de quem participa do evento para que o público tenha acesso ao processo produtivo de perto. “Nas fábricas, eles poderão presenciar o processo de envase, de empacotamento, logística, distribuição. Uma oportunidade muito rica de ver a indústria trabalhando”, afirma.

 

FT_Credenciamento.png

 

Serviço:

Fispal Tecnologia & TecnoCarne

Data: 21 a 24 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar