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Expansão dos orgânicos: qual a tendência para os próximos anos

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O mercado de orgânicos tem crescido no Brasil devido à maior consciência da população com a saúde. Entender como funcionam os orgânicos é fundamental para aproveitar as oportunidades.

O consumo de alimentos orgânicos cresceu rapidamente nos últimos dois anos. É perceptível o efeito da pandemia na alimentação, que acendeu um alerta relacionado à saúde das pessoas. A pandemia de covid-19 mostrou que, diante de um problema de saúde mundial, era preciso buscar uma alimentação mais saudável e natural e nada melhor do que alimentos orgânicos para proporcionar isso.

Mas o que podemos esperar do futuro? Este mercado vai continuar com sua tendência de crescimento ou vai estagnar?

Para ter uma abordagem completa sobre o tema, a FiSA convidou Sylvia Wachsner, diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) para ministrar uma palestra sobre as principais tendências do mercado de orgânicos, durante o evento digital Warm Up, que aconteceu na plataforma FiSA Xperience.

O que são orgânicos?

Basicamente, os alimentos orgânicos são aqueles que tem sua produção ocorrendo sem nenhum processo químico ou sintético envolvido, ou seja, não utilizam transgênicos, agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou químicos, que são prejudiciais à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Do ponto de vista técnico, os orgânicos são aqueles alimentos obtidos dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, principalmente a economia familiar.

Mas, além disso, Sylvia Wachsner explica que dentro da cadeia produtiva, os orgânicos permitem a rastreabilidade.

“A rastreabilidade significa acompanhar toda a cadeia de produção, desde sua origem no campo (com o sistema de produção sustentável) até a chegada ao varejo e à mesa do consumidor. Isso permite garantir a transparência e credibilidade dos produtos comercializados”, garante a diretora da SNA.

Selo de produto orgânico

Para que sejam realmente orgânicos, os produtos devem receber uma certificação específica. No Brasil, essa certificação é apresentada pelo Selo Brasileiro de Certificação, conhecido como selo SisOrg.

“Produtos com 95% ou mais dos ingredientes orgânicos podem ser certificados como orgânicos em seus rótulos, mas é necessário indicar quais são os ingredientes não orgânicos no mesmo rótulo”, diz Sylvia Wachsner. Já produtos com 70% ou menos de ingredientes orgânicos não podem ser considerados orgânicos.

A diretora da SNA ressalta que é cada dia mais importante que as empresas produzam ingredientes orgânicos para obter o selo e comercializá-los para agroindústrias como orgânicos.

“Essa é uma oportunidade muito grande para o mercado. Devemos contar com muito mais produtores de ingredientes orgânicos para fornecer seus produtos para o mercado”, afirma a especialista.

Dessa forma, para conquistar a certificação, há alguns níveis que devem ser conhecidos:

  • Certificação para produtos por auditoria. Essa certificação mostra, por meio da avaliação de conformidade, se o produtor/empresa obedece aos procedimentos e critérios internacionais e da legislação brasileira.
  • Sistema participativo de garantia. Nele, a responsabilidade é coletiva, de todos os membros, como uma associação ou cooperativa, com grande intercâmbio de informação e fortalecimento de todos.
  • Controle social para venda direta. Intimamente relacionado à agricultura familiar, esse meio de certificação é importante para associações que visam participar e se adequar à programas do governo que adquire alimentos orgânicos, como é o caso da merenda escolar.

Mercado de orgânicos brasileiro movimentou R$6,5 bilhões em 2021

No Brasil, durante a pandemia, o mercado brasileiro de orgânicos apresentou franca ascensão, como mostram os números.

Em 2021, este mercado movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões, um avanço de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis).

A mesma pesquisa mostrou que o número de novos consumidores cresceu 19% em 2019 e 31% em 2021, indicando crescimento mesmo diante da crise financeira mundial. segundo Sylvia Wachsner, a busca pela saúde é o grande motivador deste crescimento.

“Com a pandemia, entendemos e aprendemos a importância da alimentação saudável. Entendemos que o que ingerimos será o combustível da nossa máquina para nos manter com energia e os orgânicos são essenciais para isso”, analisa a especialista.

Mesmo em crescimento, o mercado brasileiro de produtos orgânicos ainda não ocupa nem 1% do mercado mundial. Contudo, ele vem em processo de expansão, principalmente em decorrência das muitas oportunidades dentro do país.

Geração Millenial impulsiona o crescimento de orgânicos

Para os próximos anos, a tendência é que o mercado de orgânicos se mantenha aquecido devido à maior consciência da população com a qualidade do que consome. Mas há outra razão para o crescimento dos orgânicos que merece atenção.

Sylvia Wachsner acredita que outro grande motivador é a geração Millenial (nascidos entre as décadas de 1980 e 1990). “Os millenials são jovens consumidores que pesquisam cada vez mais em redes sociais, leem rótulos de alimentos e principalmente consideram a escolha de alimentos orgânicos como parte fundamental para uma vida saudável e benéfica para o meio ambiente.”

Além disso, idosos, que eram o público mais susceptível para adoecer na pandemia também se tornaram grandes consumidores de orgânicos.

A consequência disso é que vemos cada vez mais alimentos orgânicos no varejo. Eles ganham espaço em prateleiras e gôndolas de supermercados e na mesa do consumidor.

Para finalizar a diretora da SNA, hoje em dia, todos são consumidores de alimentos orgânicos. “Moradores do campo, moradores da cidade, homens, mulheres, sem discrição, consomem orgânicos, em maior ou menor proporção”.

Assim, a tendência é sim de crescimento no consumo de alimentos orgânicos. “Todos buscam mais saúde e têm nos alimentos orgânicos certificados e rastreados o condutor disso. Todos buscam também uma maior conservação do meio ambiente, tornando-o mais sustentável, e os orgânicos permitem tudo isso”, explica Sylvia.

Por fim, a diretora da SNA faz um chamado a produtores e fabricantes de ingredientes. “Continuem a pesquisar e ter contato com produtores de orgânicos. Continuem a produzir ingredientes orgânicos. Precisamos cada vez mais de vocês para criar uma maior diversidade de alimentos orgânicos.”

 

LEIA MAIS

  1. Mercado de orgânicos em alta
  2. Produtos orgânicos: crescimento durante e além da pandemia
  3. Há alguma razão para ser orgânico?
  4. Por que certificar produtos orgânicos?
  5. Sustentabilidade: por que a produção e processamento de produtos orgânicos reúne as melhores condições para se investir?
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