Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Better Stands: ação da Informa Markets visa diminuir impacto ambiental das feiras de negócios

Article-Better Stands: ação da Informa Markets visa diminuir impacto ambiental das feiras de negócios

better stands.png
Empresa organizadora da Fispal reforça o compromisso com a sustentabilidade em projeto de conscientização para que os estandes sejam reutilizados. A meta é que haja resíduo zero dos eventos até 2030.

O setor de eventos, com sua vibrante energia, capacidade de conectar pessoas e desenvolver o mercado, assim como todas as áreas, enfrenta o desafio de ser sustentável. Um problema crucial é a geração excessiva de resíduos.

As feiras de negócios reúnem centenas de expositores e seus estandes, mas o que fazer com todo esse material após o término? A cada ano, toneladas de resíduos são descartados sem serem reaproveitados, representando um desafio ambiental significativo.

Neste cenário, a Informa Markets, organizadora da Fispal Food Service, Fispal Tecnologia, TecnoCarne, Fi South America, e tantos outros eventos, criou o programa Better Stands com o objetivo de conscientizar o setor e mudar da cultura do descarte para a cultura do reaproveitamento.

“O conceito de sustentabilidade é que o estande seja reutilizado. Que partes dele possam ser reutilizadas de eventos anteriores ou aproveitadas em outros eventos no futuro”, afirma Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets LATAM.  

O Better Stands tem 3 níveis:

Better Stands Bronze: Este nível envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até o ano que vem.

Better Stands Prata: Planejada para ser cumprido até o ano de 2027, neste nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, também deverão ser reutilizáveis todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição. 

Better Stands Ouro: Projetado para 2030, o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.

Para participar do programa, as empresas deverão responder a um formulário que será avaliado pelo time da Informa Markets, que também fará avaliações nos dias de montagem e desmontagem.

Ao tornarem seus projetos de estandes sustentáveis, montadoras e expositores serão reconhecidos com os selos Bronze, Prata e Ouro, em seus estandes durante a realização dos eventos. Após o evento, receberão um certificado digital nos seus respectivos níveis de progresso.

Relacionado: Além da teoria: Fispal Tecnologia e TecnoCarne mergulham na cadeia da sustentabilidade com ações concretas 

Benefícios de participar do Better Stands

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos, o principal deles é que a adoção de estruturas reutilizáveis reduzirá drasticamente a geração de resíduos e consequentemente o impacto ambiental dos eventos.

Outra vantagem está na reputação das empresas, que cada vez mais investem em sustentabilidade, seja na sua estratégia de negócios, seja em suas iniciativas. Assim, é importante que esta conduta também reflita em práticas sustentáveis nos seus estandes.

“A sociedade está demandando isso das marcas, que elas sejam mais sustentáveis, então é importante que elas sejam coerentes nas práticas de sustentabilidade, seja na estratégia de negócios, na estratégia do produto, na comunicação, mas também nos eventos.” – Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets LATAM

Como promover o reaproveitamento de materiais dos estandes?

Segundo Araceli, o primeiro passo é a conscientização, tanto do expositor como da montadora, sobre o conceito de Better Stands, que é reduzir a geração de resíduos dos estandes. É preciso que todos entendam o que são os itens de cada etapa, os níveis de progresso e os próximos passos.

Para a VP da Informa Markets, a única solução é que expositor e montadora pensem juntos para desenvolver um projeto de estande que siga esse conceito de reutilização.

“Se o expositor passar um briefing de um estande super mega elaborado, a montadora vai ter que seguir e, consequentemente, não vai conseguir construir um estande priorizando estruturas e materiais reutilizáveis. E, por outro lado, a montadora também tem que ter uma solução construtiva, que atenda ao Better Stands.”

Relacionado: Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2024 estão com credenciamento aberto; confira detalhes sobre a edição

Como aplicar a sustentabilidade na cultura de uma empresa?

A sustentabilidade começa no discurso de uma empresa, mas é importante que esteja nas suas práticas.

A VP de Sustentabilidade da Informa dá algumas dicas de como incorporar a sustentabilidade às práticas de uma empresa:

  • Definir objetivos claros
  • Definir metas reais
  • Ter envolvimento das lideranças
  • Atrelar às metas individuais de colaboradores e lideranças
  • Atrelar aos objetivos corporativos

“Eu gosto mais do termo desenvolvimento sustentável do que sustentabilidade. No desenvolvimento, você vai crescendo, melhorando ao longo do tempo, uma melhoria contínua. Não tem problema nenhum começar pequeno, uma ação de reciclagem, uma ação de voluntariado. Você vai cada vez mais crescendo, aprimorando essas práticas até se tornar a cultura organizacional. As pessoas precisam vivenciar a sustentabilidade, se envolverem, para depois se transformar em cultura. A cultura é ao longo do tempo, não é a curto prazo”, afirma Araceli.  

“No próprio Better Stands seguimos essa lógica de desenvolvimento: começa com bronze e depois prata, depois ouro. Por quê? Para o mercado também se estruturar para os outros níveis, então faz muito sentido essa conexão com os níveis de progresso”, conclui.

Relacionado: Credenciamento aberto: Fispal Food Service e Fispal Sorvetes celebram 40 anos com edição especial

FasterForward

Presente na América Latina há 27 anos com um portfólio repleto de eventos nas mais diversas áreas de alimentação, hospitalidade, saúde, agropecuária, logística, intralogística, indústrias de máquinas e equipamentos, a Informa Markets tem se dedicado a promover a sustentabilidade em seus encontros. 

A sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental na Informa Markets em 2017, e suas iniciativas no Brasil começaram a ser implementadas em 2022. O programa global FasterForward vem com esse objetivo de integrar ações sustentáveis em todas as suas operações, a partir dos pilares: Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier.

  • Faster to Zero: O primeiro pilar do programa reflete o compromisso da Informa Markets de, até 2025, ser uma empresa carbono neutra e reduzir pela metade os resíduos gerados pelos nossos eventos; e, até 2030, neutralizar as emissões de outros gases que poluem a atmosfera.

  • Sustainability Inside: Com o papel de conectar milhares de empresas, setores e clientes, esse pilar busca incorporar conteúdos sobre a sustentabilidade em todos os seus eventos e compromissos.

  • Impact Multiplier: O terceiro pilar visa conectar públicos que a princípio não teriam acesso aos eventos e produtos da Informa para que aproveitem melhor o seu tempo e realizem a troca de conhecimentos. 

Para conhecer outras ações da Informa Markets, clique aqui e leia o relatório completo de sustentabilidade.

 

LEIA MAIS

  1. Sustentabilidade na prática: cases PepsiCo, Kellanova, Mars e Naveia
  2. Executivos da grande indústria debatem a agenda ESG na Arena Fispal Tec
  3. Upcycling: conceitos e cases de reutilização de alimentos e ingredientes na indústria
  4. Geração Z: comportamentos e exigências em relação à indústria de alimentos
  5. Embalagens sustentáveis para carnes: materiais e tecnologias inovadoras
TAG: eventos
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar