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Açaí: Tendência de consumo e a fruta como superalimento

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Encontrado em forma de sorvetes, cremes e sucos, o açaí se consolidou no mercado interno e externo; saiba mais sobre os usos dessa fruta amazônica que conquistou o mundo.

O consumo de açaí no Brasil está consolidado. O brasileiro já tornou o alimento como parte integrante da cultura alimentar e social. A popularidade do açaí se deve não apenas ao seu sabor, mas também às suas propriedades nutritivas, sendo uma fonte rica de antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis. 

Para o mercado de vendas, o crescimento significativo no aumento do consumo e importação nos últimos anos, tanto em escala nacional quanto internacional, é otimista. Originário da região amazônica, a polpa conquistou paladares ao redor do mundo também. 

Com o aumento da demanda interna e externa, o mercado de vendas de açaí tem se expandido, com empresas especializadas na produção e comercialização do produto, desde pequenos produtores locais até grandes marcas globais. Além disso, a importação de açaí tornou-se uma prática comum em muitos países onde a fruta não é nativa, impulsionando ainda mais o crescimento desse mercado.

Encontrado em forma de sorvetes, cremes, e sucos, muitas vezes acompanhado de frutas, granola e mel, o açaí permite uma série de combinações, inclusive com suplementos alimentares. 

O consumo da fruta como superalimento está cada vez mais difundido pelos consumidores e há algum tempo vem sendo utilizado como auxiliar em dietas. Com este aumento, combinado ao consumo por praticantes de atividades físicas, o açaí com whey protein, por exemplo, chega para ficar. 

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Superalimentos

Os superalimentos são considerados “comidas poderosas”, ricas em antioxidantes, gordura saudável, fonte de fibras, que ajudam a prevenir doenças, retirar toxinas do organismo e garantir o bem-estar

Esse grupo de alimentos também pode auxiliar no ganho de massa muscular, na beleza da pele, cabelos e unhas e no controle da pressão sanguínea, do colesterol e da diabetes. 

Na Fispal Sorvetes 2024, a fruta marca presença maciça na feira. Durante o evento, é possível encontrar muitas vitrines com seções dedicadas somente ao açaí, tamanha sua popularização.

A versão com whey é uma delas, assim como as versões zero açúcar. Açaí com leitinho, cupuaçu, morango, banana, guaraná, são algumas das preferências, segundo expositores. Que também comentam que o público está mais exigente em relação a procedência e qualidade da fruta.     

Para Plínio Frabetti, diretor da Foodbase, o açaí “não joga sozinho”, mas sim com todas as possibilidades de combinações que ele permite. “O conceito de ‘saudabilidade’ que a fruta traz é cada vez mais forte, e ela hoje em dia não está ligada apenas a praticantes de atividade física, mas a todos que buscam uma boa alimentação”.

O executivo afirma que a polpa hoje é consumida por todas as faixas etárias e pessoas com diversos estilos de vida e classes sociais. 

“A gente costuma dizer que o açaí virou o cafezinho do brasileiro. Do mesmo jeito que o consumidor vai à padaria para aquele ‘pit stop’ do café, hoje o açaí ocupa esse mesmo lugar”, complementa Frabetti.  

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Harmonização e montagem 

açaí no copo.pngNo espaço Gelado Experience, atração que reuniu um ciclo de palestras sobre o “mundo do sorvete” e suas possibilidades, a fruta foi assunto de diversas delas nos quatro dias de feira. 

Com temas como: “Açaí: Caldas, combinações e harmonizações” e “Açaí: monte o copo perfeito”, a Fispal leva ao público maneiras diversas de se consumir e apresentar a polpa. 

Durante as palestras, sugestões de toppings como cookies and cream, calda de cereja amarena, chocolate com avelã, e até açaí com pimenta biquinho, queijo coalho e pasta de amendoim, são opções para inovar, incrementar e agradar paladares

O técnico em sorvete da Duas Rodas e um dos palestrantes, Pedro Figueiredo, ressalta a importância de o comerciante conhecer o gosto dos consumidores com as especificações da região, “é importante saber e observar qual a cobertura mais vendida, prová-la antes de colocar a venda para saber se harmoniza, a preferência das combinações daquele determinado público, e mais. Adequar o produto aos hábitos de consumo locais e à disponibilidade de insumos”. 

O futuro do açaí é próspero, se alinhado aos cuidados com o meio ambiente e o mercado é otimista com o avanço das importações e internacionalização do consumo. Já no mercado interno, o cuidado agora é manter a excelência na produção para aqueles que já foram fisgados pelo sabor da Amazônia. 

 

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