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Mercado de produtos halal: produção cresce no Brasil

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Produtos e serviços voltados para o consumo muçulmano cresce constantemente e atende 57 paíse. Frigoríficos investem nesse mercado; saiba mais

O mercado de produtos e serviços halal – permitidos para o consumo dos muçulmanos, segundo os preceitos da religião islâmica – está em constante crescimento. Segundo o The State of Islamic Economy Report 2022, o segmento abarca os 57 países membros da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), além das nações com grandes comunidades muçulmanas, que movimentam cerca de 5,7 trilhões de dólares anuais. 

Segundo dados do Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em 2022 o Brasil exportou para os países árabes 273,21 mil toneladas de carne bovina, gerando uma receita de 1,04 bilhão de dólares. A receita para aves alcançou 3,16 bilhões de dólares.

Diante dessa evolução, os requisitos de halal estão evoluindo nos principais mercados em relação à confiança tanto de compradores quanto de vendedores. “Existe um conceito errado de que, para ter um produto halal, basta que ele seja certificado, mas é preciso envolver toda a cadeia de suprimento, produção e distribuição nesse processo”, afirmou Marco Tieman, CEO da LBB International, durante pinel realizado no Global Halal Brazil Business Forum, em São Paulo.

Leonardo Dall’Orto, vice-presidente de mercado internacional e planejamento da BRF, contou em sua participação no painel que trabalha com o mercado halal há mais de 50 anos. “Quando começamos, o supply chain era só um livro. Hoje podemos dizer que estamos chegando mais próximos aos consumidores finais. Nos últimos dez anos, a BRF passou a operar com distribuição própria no Oriente Médio. Estamos entendendo melhor as necessidades dos consumidores locais.”

Segundo o executivo, a companhia faz remessas de mais de 3.000 contêineres do Brasil para a Oriente Médio, e 60% vão para a sua própria rede de distribuição, de forma integralmente rastreável. “Também temos operações na Turquia, entregando mais de 30.000 toneladas por mês de produtos”, disse Dall’Orto, reiterando que todo esse trabalho utiliza os princípios de logística halal.

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No Brasil, 7 de suas 34 unidades produtivas seguem os preceitos para produção halal e estão habilitadas para exportação a esses mercados. No Oriente Médio, 100% da produção conta com certificação halal. São 5 fábricas e 11 centros de distribuição, além de um Centro de Inovação de Alimentos Halal e escritórios comerciais.

Em agosto de 2023, a BRF anunciou a constituição da joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita. A criação da nova empresa tem como principal objetivo desenvolver a indústria halal na Arábia Saudita por meio de inovação. O acordo prevê a criação de uma sede para Negócios Halal, um Centro de Inovação de Alimentos Halal e um Centro de Excelência.  

A Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, também está neste mercado. A empresa possui a certificação halal desde 2016 para produtos industrializados e desde 2017 na categoria de bovinos. O que possibilita a maior abertura de mercado para a comercialização, permitindo que os produtos Marfrig cheguem a um maior número de países e clientes.

O Brasil é sinônimo de qualidade em produtos halal

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Ainda durante o painel do Global Halal Brazil Business Forum, Mahmood Al Bastaki, diretor geral da World Logistics Passport (WLP), exaltou o sucesso que os produtos halal brasileiros fazem no mundo, não apenas para os consumidores muçulmanos, mas também para os mercados que exigem mais qualidade.

Leonardo Dall’Orto disse que a BRF já faz isso, ao utilizar os procedimentos empregados na produção de itens halal também para vender seus produtos em outros mercados não muçulmanos. “Utilizar os padrões halal em outros países aumenta a qualidade dos produtos e a segurança alimentar.”

De acordo com Al Bastaki, quando um consumidor do mundo árabe compra um produto halal feito no Brasil, tem certeza de que o artigo cumpriu todos os requisitos esperados. “É um selo de alta qualidade”, afirmou diretor geral da WLP.

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Logística

Países localizados em posição geográfica estratégica destacam-se como centros logísticos eficientes para acesso ao mercado islâmico global. E como esses centros podem contribuir para a facilitação do comércio e do investimento?

Al Bastaki explicou que a WLP trabalha com 29 parceiros no Brasil, como portos, operadores de logística, associações como a Fambras e câmaras de comércio. “Nosso objetivo é ajudar o exportador a conseguir benefícios e facilitar suas operações no comércio internacional.”

Segundo Marco Tieman, é preciso alinhar a cadeia de suprimentos em relação aos seus mercados de destino. “Se você estiver exportando do Brasil para o Oriente Médio, por exemplo, será necessário atender aos requisitos do Oriente Médio e, se houver um incidente halal na remessa do produto, precisamos de ferramentas para isolar e investigar o que ocorreu. A tecnologia blockchain pode ajudar a rastrear o problema”, conclui.

 

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