Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Seja encontrado na Internet: como divulgar seu negócio

divulgar restaurante na internet.jpg
Saber como divulgar restaurante na internet é muito importante para conquistar novos clientes para o estabelecimento. Veja algumas dicas!

Hoje em dia, saber como divulgar seu restaurante na internet é essencial para ter sucesso com esse tipo de negócio. Isso é relevante não apenas para os estabelecimentos que vendem por delivery, mas também para aqueles que têm como principal fonte de renda, o consumo no salão.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pela empresa Bia Kelsey,  97% das pessoas faz buscas e lê reviews na internet antes de fazer compras ou frequentar estabelecimentos. Logo, estar presente nos ambientes digitais é essencial para ser encontrado pelo público e aumentar as vendas no seu restaurante.

Entendido que é necessário estar presente nos ambientes online, você deve estar se perguntando sobre como fazer uma divulgação de forma eficiente, já que existem muitos canais e meios digitais. Para esclarecer esse questionamento, conversamos com especialistas no assunto. Siga a leitura e veja algumas dicas que eles compartilharam conosco!

1. Saiba quais são as melhores redes sociais para investir

Estar nas redes sociais é muito importante para se relacionar com os públicos e conquistar uma melhor reputação com os clientes. Porém, não basta sair criando perfis em todas as mídias que surgirem. Você precisa descobrir em quais delas o seu público está.

Ana Paula Jacinto, jornalista e especialista em marketing de conteúdo, orienta: “O ideal é que os donos de bares e restaurantes descubram onde seus clientes estão. Não adianta ter perfil no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Pinterest, se não consegue postar conteúdo com frequência e de forma relevante em nenhum deles.  Então, antes de tudo, identifique quais são as redes sociais que os clientes e potenciais clientes utilizam e verifique se vai conseguir se dedicar a todas”.

2. Tenha constância nas publicações

Além de saber em quais mídias os seus clientes estão, também é importante definir um cronograma de conteúdo, com as datas e horários que os posts devem ser feitos. Quem dá essa dica é Luiz Fernando Elias Felipe, administrador do grupo “Amigos ajudam amigos”, criado para ajudar os estabelecimentos de alimentação fora do lar a sair da crise.

O especialista dá a dica: “A melhor estratégia é a constância. No Facebook e no Instagram, faça, no mínimo, uma postagem no feed (de preferência fotos e vídeos) e três stories por dia”.

3. Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, disponibilizada pelo Google, na qual os restaurantes podem criar perfis e preencher informações, como o horário de funcionamento, o endereço, o telefone etc. Além disso, os clientes podem deixar avaliações. Estar nessa rede faz toda a diferença!

Jacinto exemplifica: “Quando o cliente em potencial busca por ‘restaurante em São Paulo’, ‘restaurante perto de mim’, ‘restaurantes italianos na zona oeste’ ou ‘restaurantes veganos no Rio de Janeiro’, se o estabelecimento estiver cadastrado, preenchido todas as informações do Google Meu Negócio e tiver avaliações de clientes, ele vai aparecer nas buscas orgânicas e no mapa da cidade, com grandes chances de ocupar as primeiras posições”.

4. Crie estratégias para os aplicativos de delivery

Para Felipe, os aplicativos de delivery devem ser encarados como plataformas de marketing, que servem para que a sua marca seja conhecida por novas pessoas. Depois que o cliente faz o pedido pelo app, podem ser criadas outras estratégias, para que as vendas sejam sem intermediários, com um preço mais atrativo para o cliente e que seja isento de taxas para o restaurante.

Sobre as estratégias de como divulgar restaurante na internet, o consultor sintetiza: “Para estar entre os primeiros, participe sempre das promoções, ofereça descontos agressivos, tenha produtos impecáveis, mas nunca se esqueça, é um investimento em marketing. Coloque isso na ponta do lápis para identificar o quanto está disposto a investir!”.

5. Invista em mídias próprias

“Investir tudo apenas em redes sociais ou nos apps é arriscado, pois, de uma hora para outra, toda sua base de seguidores/clientes pode desaparecer, seu posicionamento no aplicativo pode cair, pois, você terá construído sua casa no terreno de outra pessoa”. Quem faz essa constatação é Jacinto, ao explicar sobre a importância do investimento em mídia própria.

Para a especialista, estar nas redes sociais e nos aplicativos é crucial, mas antes de tudo, deve-se ter um site próprio, um sistema de relacionamentos com os clientes, uma lista de e-mails para praticar o e-mail marketing e também contatos para conversar por telefone ou WhatsApp.

Esperamos que com essas dicas você consiga divulgar o seu restaurante na internet e potencializar os seus lucros. Comece a colocar tudo em prática hoje mesmo!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar