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Desafios e oportunidades no setor de pizzarias

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'Quem quer crescer e construir um negócio competitivo deve ter foco na gestão', diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra. Saiba como gerir sua pizzaria!

O mercado brasileiro de pizzarias cresceu quase 500% nos últimos 10 anos, segundo estudo realizado pela Apubra. Estima-se que atualmente tenha mais de 100 mil estabelecimentos em operação no país, sendo que destes 28% se concentram no estado de São Paulo.

Com tantos concorrentes atuando, os desafios para se manter competitivo também aumentaram, no entanto os empresários que seguem buscando atualização e inovações, seja em produto ou serviços, estão conseguindo encontrar caminhos para se diferenciar, conquistar e fidelizar clientes, além de estruturar um negócio saudável e duradouro.

Gestão: o maior desafio

A forma de atuar dentro do negócio é o primeiro passo para o empresário de sucesso. “Muitas pizzarias começam pequena, onde o empresário tem uma atuação muito operacional, mas quem quer crescer e construir um negócio competitivo deve ter foco na gestão e esse é o primeiro desafio a ser vencido”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil.

O desafio de migrar da operação para a gestão pede uma mudança de comportamento do empresário, que deve se dedicar a fatores tais como planejamento, criação de processos e  padrões, estruturação de equipe, treinamentos, comunicação e controles.

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O gestor também deve buscar pela atualização constante. Afinal, ao longo dos anos o mercado passou por diversas mudanças, inclusive na própria pizza. Um grande exemplo é a entrada de novos conceitos de massa, como as de longa fermentação, no estilo napolitano.

Essas mudanças também são resultado do acesso a produtos com mais qualidade, como as farinhas, que evoluíram em sua base, e os ingredientes da cobertura, tais como queijos e azeites.

O importante é não ficar preso a conceitos antigos e nem ter medo de acompanhar as mudanças.

Fazer cursos, investir na capacitação constante dos pizzaiolos, realizar visitas técnicas em outras pizzarias, pesquisar novos conceitos, participar de feiras e eventos do setor, investir na qualidade dos insumos, conhecer e negociar novos fornecedores, realizar parceria com produtores locais, são algumas formas de se manter atualizado, melhorar a qualidade dos produtos e inovar.

Ouça o cliente: O melhor caminho para encontrar oportunidades

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Outro desafio importante é saber ouvir o cliente e atender as expectativas. Afinal, com mais acesso a informação,  eles se tornaram mais conscientes e exigentes. “As redes  sociais mudaram a forma de se relacionar com o cliente, hoje ele tem muito mais acesso a informação e consegue rapidamente fazer comparativos. É importante criar meios de ouvir esse cliente. Entender com anda a sua satisfação com os produtos e serviços, buscando assim as melhorias pertinentes para o público. É importante perceber que o comportamento do consumidor também mudou”, ressalta Cardamoni.

O comportamento do consumidor muda constantemente, entender e saber acompanhar esse movimento é uma excelente forma de aproveitar as oportunidades.

Os veganos são uma grande referência nesse sentido. Apesar do Brasil não ter dados oficiais sobre o tamanho deste mercado, uma pesquisa recente da Euromonitor destacou que o consumo de produtos veganos é cerca de 42% por flexitarianos, 6% por vegetarianos e apenas 4% por veganos. Isso significa que outros consumidores estão aderindo a esse conceito.

Vale destacar que os flexitarianos são pessoas que seguem uma dieta semivegetariana, na qual não comem carne uma ou mais dias por semana. Dado confirmado em pesquisa de 2021 realizada pelo Ipec, que apontou que 46% dos brasileiros já deixavam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Ações como “a segunda-feira sem carne” já foram adotadas por diversas pizzarias, que aproveitam a ocasião para neste dia ofertar pizzas sem proteínas de origem animal.

No entanto, o consumidor não busca apenas novos produtos, mas também a criação de serviços que proporcionem satisfação, comodidade e experiências diferenciadas.

Embalagens interativas, combos personalizados, atendimento no horário do almoço, aplicativos, atendimento digital robotizado, criação de games e atuação no metaverso são algumas referências que já são vistas no mercado de pizzarias.

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Visão ampla do mercado

Por fim, olhar para o mercado e não apenas para o negócio também é uma excelente forma de garimpar oportunidades.

Por exemplo, no estudo da Apubra foi evidenciado que apesar de São Paulo possuir o maior número de pizzarias ativas no Brasil, nos últimos 10 anos os estados que apresentaram maior crescimento acumulado estão no Norte e Nordeste.

Esse movimento pode ser estimulado pelo crescimento no número de migrantes que estão retornando para a Terra Natal, seja para investir ou morar, e pelo turismo.  De qualquer  forma, muitos empresários estão visando a região para expandir seus negócios.  “Vemos um potencial grande nesses estados que começaram a se desenvolver mais recentemente. Especialmente, empresários  que já tem pizzarias consolidados em grandes estados, como São Paulo, e que buscam expandir a marca nacionalmente”, ressalta Cardamoni.

Como vimos, a concorrência no setor de pizzarias aumentou, mas ainda existem muitas formas de se manter competitivo e crescer.  O mais importante é buscar a profissionalização constante e nunca deixar de inovar no negócio.

 

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